quinta-feira, 18 de outubro de 2012
Datafolha aponta liderança de Elmano no segundo turno em Fortaleza
Pesquisa do Jornal O Povo/Datafolha, divulgada hoje (18), aponta liderança do candidato do PT, Elmano de Freitas, com 42% das intenções de votos para o segundo turno em Fortaleza. Roberto Cláudio, candidato do PSB, aparece com 37% das intenções. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Mesmo assim, o instituto considera que os candidatos estão tecnicamente empatados.
A pesquisa é a primeira deste segundo turno e foi realizada nos dias 16 e 17, terça e quarta-feira, respectivamente. O percentual de votos em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos é de 11%. Os que ainda se declaram indecisos são 9%.
A pesquisa ouviu ainda os eleitores de Fortaleza com relação à rejeição aos candidatos. Elmano de Freitas e rejeitado por 38% dos eleitores e Roberto Cláudio por 41%. O Datafolha ouviu 1.281 eleitores.
A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TER-CE) com o número CE-00180/2012.
O eleitor de Fortaleza surpreende outra vez
O resultado é surpreendente, já que, em todas as simulações para o segundo turno, realizadas na reta final do primeiro turno, Roberto Cláudio sempre esteve em vantagem sobre Elmano. E o candidato do PT só levava vantagem sobre o, então candidato do DEM, Moroni Torgan.
Vale destacar, também, que a pesquisa foi feita, após os cinco primeiros dias do horário eleitoral gratuito de rádio e televisão. E aí, pode estar a explicação para a vantagem de Elmano nesse início de segundo turno. Agora o que não pode ser desprezada é a análise de que o resultado começa a definir o embate. Faltam apenas 10 dias para eleição e, portanto, pouco tempo para qualquer reação.
Outro fator interessante é que o Datafolha, mesmo dando vantagem de cinco pontos percentuais e considerando uma margem de erros de três pontos percentuais, coloca a disputa como empate técnico. Ou seja, considera apenas o erro, no caso de Elmano, para baixo e, no caso de Roberto Cláudio, para cima. Estranho! Tecnicamente, considerando margem de erro de três pontos, e vantagem de cinco pontos para qualquer candidato, jamais me arriscaria a analisar como empate.
Agora o que não dá para negar é a disposição, quase histórica do eleitor de Fortaleza, de surpreender em eleições municipais. A própria Luizianne é exemplo disso, quando em 2003, iniciou a disputa com 3% e, contra tudo e contra todos, ganhou a eleição. Nesse momento da eleição, Roberto Cláudio, conseguiu agregar o apoio de todos os candidatos do primeiro turno e, mesmo assim, perderia a disputa se a eleição fosse hoje.
Na verdade, o candidato petista está só e, justamente isso, parece estar fazendo a diferença a seu favor. Realmente a política eleitoral na capital é surpreendente!
Nenhum comentário:
Postar um comentário