Integrante da comitiva de prefeitos da Região Metropolitana do Cariri que viajaram aos Estados Unidos, no último fim de semana de maio, o prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macedo (PMDB), acabou sendo detido na alfândega de Atlanta, Estados Unidos, com US$ 10 mil não declarados.
O prefeito Raimundão foi detido na alfândega pelo Federal Bureau of Investigation, a Polícia Federal dos Estados Unidos e, segundo informações, foi solto cerca de duas horas depois graças a intervenção do secretário das Cidades do Estado do Ceará, Camilo Santana.
O destino da comitiva era Washington, capital dos Estados Unidos, para participar de um Seminário Internacional sobre Gestão de Resíduos Sólidos. O evento, realizado pelo Banco Mundial, foi voltado para o projeto do Aterro Consorciado do Cariri, o primeiro do Nordeste.
A situação, vexatória, para toda a comitiva brasileira, deve ser pior para o Raimundão. Mesmo sendo liberado para seguir viajem, o prefeito juazeirense teve contra si a abertura de processo onde terá que explicar a origem do dinheiro encontrado em seu poder. Caso seja julgada procedente a acusação de sonegação de imposto, Raimundão pode perder o visto e ser proibido de entrar nos Estados Unidos.
No Brasil, Raimundão pode ser investigado por suposto crime de evasão de divisas. Caso seja instaurado processo investigativo, o prefeito deve ser investigado pelo
Ministério Público Federal. Sobre o assunto, o prefeito Raimundo não divulgou nenhuma nota explicando o fato e não foi encontrado para comentar por estar em viajem a Europa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário