A TV Jangadeiro, afiliada da Rede Bandeirantes de Televisão, divulgou ontem (29) a primeira pesquisa contrata junto ao Instituto Vox Populi, sobre as intenções de votos para as eleições majoritárias de Fortaleza.
A pesquisa aponta a liderança do candidato do DEM, Moroni Torgan, com 26% das intenções de voto; seguido de Elmano Freitas (PT), com 13%; Roberto Claudio (PSB), com 12%; Inácio Arruda (PC do B) e Heitor Férrer (PDT), com 9%; Renato Roseno (PSOL), com 7%; e Marcos Cals (PSDB), com 3%. O candidato do PPL, André Ramos, aparece com 1%, enquanto Valdeci (PRTB) e Francisco Gonzaga (PSTU) não pontuaram. A pesquisa aponta, ainda, 5% dos votos como branco ou nulo, e 15% não souberam ou não quiseram opinar.
O Vox Populi ouviu ainda, os eleitores quanto ao grau de rejeição aos candidatos. Nesse quesito, Moroni lidera com 28%. Em seguida aparecem Elmano com 12%, Inácio com 11%, Roberto Cláudio com 5%, Renato Roseno com 5%, Marcos Cals com 3%, André e Gonzaga com 2%.
A pesquisa ouviu 1.000 eleitores, entre os dias 25 e 27, com uma margem de erro de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos e está registrada no TSE, com o número CE-00019/2012.
O efeito rádio e TV
Esta é a primeira pesquisa após o início da propaganda eleitoral gratuita em Fortaleza. O que se percebe é uma queda brusca de Moroni Torgan e uma subida vertiginosa de Elmano e Roberto Cláudio. Em ambos os casos a força das maquinas podem estar como diferencial. Luizianne, Lula, Ciro e Cid entraram na campanha e acionaram as máquinas a favor dos seus candidatos.
Daqui para frente, essa deve ser a tônica. Elmano e Roberto Cláudio disputando palmo a palmo, a ida ao segundo turno. Isso, se os dois, não ultrapassarem Moroni, o que não seria nenhuma surpresa. E nessa reta final, qualquer detalhe pode fazer a diferença, inclusive o índice de rejeição, onde Elmano tem 12% e Roberto Cláudio tem 5%.
A grande decepção dessa primeira fase da propaganda é o candidato do PDT, Heitor Férrer, que se mostrava com grande potencial, mas acabou se estabilizando dentro da margem de erro e caindo do terceiro para o quinto lugar. Outro com potencial é o candidato do PSOL Renato Roseno, mas a pouca estrutura de campanha deve decretar sua saída da disputa pelo segundo turno. Roseno aparece sempre entre 6% e 9%, sem apresentar subida.
Quem deve estar saindo da disputa, também, são os candidatos do PSDB, Marcos Cals, com 3%, e André Ramos, do PPL, com 1%. Além de Valdeci, do PRTB, e Francisco Gonzaga, do PSTU, que não pontuaram. Daqui para a frente devem apenas cumprir tabela.
Ainda teremos pouco mais de trinta dias de campanha e já deu para perceber a força que a propaganda eleitoral exerce sobre o eleitorado. E o que deve prevalecer a partir de agora é a melhor produção e a participação sistemática de cabos eleitorais como Lula, Dilma, Luizianne, Ciro, Cid e outros. Daqui para frente, Moroni que se cuide, pois se o ritmo continuar, sua liderança estará ameaçada.
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