quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Propaganda eleitoral: Candidatos de Juazeiro iniciam fase de acusações


Os candidatos a prefeito de Juazeiro do Norte, Manoel Santana (PT), Raimundo Macedo (PMDB) e Demontieux Fernandes (PSOL) têm, nos últimos dias, usado parte dos seus horários de propaganda eleitoral para fazer acusações contra adversários.

No programa do candidato do PMDB, Raimundo Macedo, foi criado um quadro denominado Raimundão Urgente, onde um apresentador critica sistematicamente a atual gestão do prefeito Manoel Santana, acusando-a de ser responsável pelo fechamento do Hospital Santo Inácio.

No programa do candidato PT, Manoel Santana, é destacado o quadro de encerramento do programa, onde é denunciado o recebimento de dinheiro público pelo ex-prefeito, Raimundo Macedo, para construção de quatro creches sem, sequer, a obra ter sido iniciada.

Já o programa do candidato do PSOL, Demontieux Fernandes, mesmo com pouca fala, a música veiculada acusa tanto o ex-prefeito, Raimundo Macedo, quando o atual, Manoel Santana, de não terem feito nada pela cidade.

O horário eleitoral teve inicio no dia 21 de agosto e será encerrado no dia 4 de outubro, três dias antes da eleição.

Mudando a tática

Parece que os candidatos de Juazeiro, que até agora estavam direcionando seus espaços de propaganda para a apresentação de proposta, andaram mudando a tática. E aí, não importa quem está na frente ou atrás, o ritmo das acusações é o mesmo. Não quero entrar no mérito das acusações, mas já existem denuncias sérias, passiveis da atenção do Ministério Público.

Quanto a mudança de rumo, por enquanto é aceitável. Os dois candidatos que polarizam a disputa, Manoel Santana e Raimundo Macedo, destinam cerca de 30% dos seus horários para disparar, um contra o outro. E, até agora, tem sido dado mais ênfase a apresentação de propostas. O problema é se essa lógica se inverter, passando a ter a maior parte do tempo, as denuncias e acusações.

Agora, fazendo uma análise dos programas, é importante que os candidatos deixem mais claras as propostas. O que estamos vendo é a veiculação de propostas sem nenhuma consistência. Não se diz como, onde, quanto será gasto e nem a origem dos recursos. Esse tipo de proposta nos parece o resultado de peças publicitárias sem compromisso com a verdade e as reais necessidades da população.

Estamos entrando na fase final da campanha e, consequentemente, da propaganda eleitoral. E o que esperamos é que os candidatos apontem os defeitos um dos outros, mas que digam de forma consistente e embasada suas propostas para resolver os problemas do município.

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