domingo, 30 de setembro de 2012
Juazeiro: Raimundão confirma presença, mas falta ao debate
O deputado federal e candidato a prefeito Raimundo Macedo (PMDB), apesar de confirmar presença no debate entre os candidatos a prefeito de Juazeiro do Norte, acabou não comparecendo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-Juazeiro). O debate promovido pelo Programa Super Tempo, Rádio Tempo FM, e CDL, foi realizado na sexta-feira (28), a partir das 21h15.
A ausência de Raimundão chamou atenção, pela confirmação da presença no dia anterior, quando seu representante assinou as regras. O deputado chegou a passar de frente ao local do debate, mas, inexplicavelmente, não parou. A organização do debate explicou que chegou a mudar o horário do debate, previsto inicialmente para as 20h00, em atenção ao pedido de Raimundão. O debate teve, ainda, um atraso de 15 minutos, também, a pedido da sua assessoria e em concordância com os outros candidatos.
Durante o debate, os candidatos Manoel Santana (PT) e Demontieux Fernandes (PSOL), mostraram suas propostas, responderam sobre temas escolhidos pela produção e a questionamentos de ouvintes e jornalistas e radialistas presentes, além de fazerem questionamentos entre si. Ao mesmo tempo os candidatos, lembraram a ausência de Raimundão como uma afronta e desrespeito ao eleitor de Juazeiro.
Para Demontieux, ver uma cadeira destinada a Raimundão vazia, não é surpresa. “Durante os quarto anos de sua administração a frente da prefeitura de Juazeiro, ele nunca sentou na cadeira de prefeito. Quem respondia era seu chefe de gabinete que, vale salientar, conhece tanto ele que hoje está do outro lado,” disse o candidato do PSOL.
Para Manoel Santana, o fato de Raimundão não ter ido ao debate mostra que ele não proposta para Juazeiro. “Raimundão não tem o que apresentar, porque não tem projeto para governar Juazeiro. Ele deixou, também, vazia a cadeira de deputado federal para fazer campanha antecipada e esse é o recurso de quem não representa uma alternativa para Juazeiro,” disse o candidato do PT.
O debate foi transmitido pela Rádio Tempo FM, Blog do Crato, Blog de Juazeiro e acompanhado por centenas de pessoas nas proximidades, através de um telão que transmitiu tudo ao vivo.
sábado, 29 de setembro de 2012
Conflito interno dificulta indicação do substituto de Iteildo em Antonina
Iteildo recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas, há um temor pelo resultado e já existe forte pressão para ele renuncie. Segundo informações, Iteildo tenta impor um clima de normalidade a campanha e, ainda, acredita na reversão da decisão. O que não absorvido por sua base que já se articular nos bastidores, onde três nomes buscam a indicação.
Iteildo já foi prefeito do município por dois mandatos e está com suas contas de governo e gestão desaprovadas pelo Tribunal de Contas de Municípios (TCM), o que, motivou o indeferimento do seu registro pelo pleno do TRE. Na votação no TRE Iteildo perdeu por sete votos a zero e, mesmo tendo recorrido da decisão, através de embargos, o recurso foi novamente reprovado por sete votos a zero. O indeferimento do registro de sua candidatura foi baseado na Lei da Ficha Limpa.
Problema pela frente
É importante ressaltar Iteildo foi barrado pela Lei da Ficha Limpa. E essa lei nasceu no ceio da sociedade e busca qualificar e selecionar todos os que se dispõem a transitar pela vida pública. Ela visa dar mais transparência a gestão e resguardar o patrimônio público. Só por isso, Iteildo já deveria ter renunciado.
A tese de Iteildo não tem ganhado corpo porque seus aliados se baseiam no entendimento de que dentre todos os candidatos que tiveram seus registros cassados no cariri, somente ele permanece na disputa. Os demais já apresentaram substitutos e obtiveram registro para a coligação.
O candidato natural, caso Iteildo desista da candidatura e decida não correr o risco de ver o TSE manter o julgamento do TRE, é o atual candidato a vice, Erom Matos (PPS). Erom foi candidato na eleição indireta realizada este ano e acredita que seu nome mantém a base de oposição unida.
O detalhe é que o empresário Orlando Rufino declarou ter um acordo de cavalheiro com Iteildo, onde, caso Iteildo não fosse candidato, o indicaria como seu substituto. Nesse caso Erom permaneceria na vice. A tese é rechaçada por Erom que afirma ter o mesmo acordo com Iteildo. E que numa nova composição poderia aceitar Orlando Rufino como seu candidato a vice.
Mas, existe ainda outra complicação. O PMDB, liderado no município pelo advogado e empresário Joaquim Arrais, não aceita estar fora da chapa majoritária. Joaquim, além de pertencer a uma família tradicional do município, já foi candidato a prefeito, tendo perdido a eleição com uma margem pequena de votos. Ele já declarou não aceitar esse novo acordo da base sem que antes seja ouvido e coloca seu nome como opção para suceder Iteildo na eleição.
Certo mesmo é que a eleição em Antonina do Norte, pelos últimos acontecimentos, terá um final de semana movimentado, onde a oposição deve definir os caminhos a serem seguidos. Caso Iteido decida não enfrentar um julgamento no TSE e renuncie, três já são os postulantes para vaga. E, vale lembrar ainda, que nenhum dos pré-candidatos a vaga de Iteildo Roque, aceitam o nome de sua esposa Claudia Roque para a chapa majoritária.
No mais é só lembrar que, caso a oposição decida seguir com o nome de Iteildo e seu registro for indeferido também no TSE, sua votação será anulada.
A MALDIÇÃO DOS SEM COLIGAÇÃO
Na cidade de Fortaleza dos dez candidatos, apenas quatro representam coligações; seis representam chapas puras. Coincidência ou não, são justamente os quatro primeiros colocados nas pesquisas. E o fracasso não se dá por falta de nomes de peso. Estão ficando para trás nomes como Inácio Arruda e Marcos Cals. Por outro lado nomes como Elmano de Freitas e Roberto Cláudio estão nas cabeças. Ou seja, a campanha de Fortaleza é a demonstração de que, na política, não se chega a lugar nenhum sozinho.
DE OLHO EM 2014
É grande a especulação, nos bastidores, sobre quem serão os candidatos a deputados (estadual e federal) apoiados pelos potenciais prefeitos no Cariri. É claro que ainda é muito cedo, mas já tem gente gastando em campanhas pela região em troca de apoio no futuro. Tá só começando!
CONTAS INDISPONÍVEIS
Mesmo com ampla divulgação da Justiça Eleitoral de que as parciais das prestações de contas dos candidatos estariam acessíveis à população, até agora somente a primeira parcial está disponível no site do TSE. Quem procura saber o quando cada candidato gastou no segundo mês de campanha, não consegue a informação.
sexta-feira, 28 de setembro de 2012
Rádio Tempo FM promove hoje debate os candidatos a prefeito de Juazeiro do Norte
A Rádio Tempo FM, com coordenação conjunta do Jornal Super Tempo, promove na noite de hoje (28), o debate com os candidatos a prefeito de Juazeiro do Norte.
O debate acontecerá no Auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL - Juazeiro), no horário das 21h00 às 23h00, com transmissão ao vivo da Rádio Tempo FM e Blog do Crato, através da Rádio Chapada do Araripe (internet), ficando facultada a transmissão pelos veículos de comunicação da Região Metropolitana do Cariri.
Durante o debate será obedecida uma sistemática com 4 (quatro) blocos, onde os candidatos farão uma breve exposição das propostas, responderão perguntas de ouvintes e comunicadores, farão perguntas aos adversários e finalização sua participação.
O debate é organizado pela produção do Super Tempo e CDL, com coordenação dos radialistas Lucion Oliveira e Luis Paulo Arrais. A mediação será do jornalista Madson Vagner.
Agenda dos candidatos para 28 de setembro
Crato
Sineval Roque (PSB)
Pela manhã o candidato do PSB participa de debate realizado na Rádio Educadora. À tarde faz carreata pelas ruas do Crato, saindo da Petrobras. À noite, faz visitas ao Bairro Seminário, próximas a Grendene.
Marcos Cunha (PT)
Pela manhã, a partir das 8h00, o candidato do PT fez panfletagem no distrito de Santa Fé. À tarde (13h30), faz panfletagem na Serra Verde. Às 16h00, faz visita ao Sítio São José. À noite (19h00), faz reunião no Sítio São José.
Juazeiro do Norte
Manoel Santana (PT)
Pela manhã, a partir das 8h30, o candidato do PT fez visitas no Bairro Franciscanos. À tarde (17h00), faz caminhada no Bairro Franciscanos, com concentração na Avenida Carlos Cruz com Rua São Bento, e comício na Avenida Airton Sena com Rua do Limoeiro. À noite (19h00), faz reunião na Rua Leão XIII, 1148, Bairro Franciscanos. Às 20h30, faz reunião na Rua Engenheiro José Batista, Bairro Triângulo.
Raimundo Macedo (PMDB)
Pela manhã, a partir das 8h00, o candidato do PMDB tomou café com correligionários. À tarde (15h00), faz reunião na José Antonio de Araujo, 118, Bairro Tiradentes. Às 16h00, faz reunião na Travessa São Damião, 41, Bairro Santa Tereza. Às 17h00, faz reunião na Rua Sebastião Cavalcante, 325, Bairro Timbaúba. À noite (18h00), faz caminhada no Bairro Tiradentes.
Demontieux Fernandes (PSOL)
Pela manhã, a partir das 8h00, o candidato do PSOL fez panfletagem no Bairro Santa Tereza. À tarde 17h00, faz panfletagem no Bairro Vila Nova. À noite 21h00, participa de debate da Rádio Tempo FM no auditório do CDL.
Os outros candidatos não enviaram agenda para divulgação. (As agendas podem ser enviadas para o e-mail: madson.vagner@gmail.com)
quinta-feira, 27 de setembro de 2012
Curso de Direto da URCA promove debate no Crato
A Universidade Regional do Cariri (URCA), através do Curso de Direito da Instituição, realizou ontem, quarta-feira, a partir das 19 horas, debate entre os candidatos a prefeito do Crato. O evento, realizado no anfiteatro do curso, contou com a presença e participação dos alunos do curso, da sociedade civil, professores e militantes partidários.
Durante o debate, os candidatos responderam a perguntas voltadas a saúde, educação, geração de emprego e renda, cultura, entre outros. Os blocos foram divididos em momentos de apresentação de propostas, resposta de perguntas dos alunos e perguntas entre os candidatos, além de considerações finais.
Cerca de 200 pessoas entre alunos, convidados, imprensa e assessores, assistiram a apresentação de propostas e questionamentos dos candidatos Marcos Cunha (PT), Sineval Roque (PSB) e Cícero França (PV). O candidato do PMDB, Ronaldo Matos, justificou a ausência.
Analisando problemas
Os candidatos passaram a maior parte do debate fazendo criticas, analises e apresentando propostas sobre a atual situação do Crato. Foram muitas as discussões sobre os mais diversificados temas, mas alguns chamaram mais a atenção.
O candidato do PSB, Sineval Roque, por exemplo, colocou a falta de esgoto sanitário é um dos maiores problemas do Crato. Segundo Roque, hoje, o Crato conta com apenas 10% de rede de esgoto. Para ele, isso demonstra que o Crato ficou esquecido nos últimos tempos. Roque criticou ainda o abandono das estradas no governo Samuel Araripe. E disse que o pouco feito teve motivação eleitoral. O candidato disse, ainda, que o Crato precisa de um plano piloto que contemple toda a sua infraestrutura.
O candidato do PV, Cícero França, falou sobre a geração de emprego e renda, dizendo que o maior foco das suas ações serão voltadas para a valorização e a elevação da alto-estima dos cidadãos do Crato. Disse que como prefeito vai atrás da função básica do município, a de fazer um protocolo de intenções e trazer uma carteira de projetos para que o município possa atrair investimentos com uma política de incentivos. Entre os exemplos, das suas ações como prefeito, Dr. Cícero disse que utilizará a praça em frente a prefeitura para montar salas de orientação profissional para os pequenos empreendedores e incentivará a criação de cooperativas.
O candidato do PT, Marcos Cunha, destacou que sua proposta de governo deseja recuperar a identidade turística do município. Para Marcos Cunha, o único grande evento reconhecido como encontro turístico é a Exposição Agropecuária do Crato. Ele frisou que o Crato tem todas as condições culturais e ambientais para se tornar um grande receptivo turístico da região. Para que isso se torne realidade, o candidato do PT, disse ser importante criação de um plano turístico local, com a execução de um calendário que possa contemplar eventos como festivos natalinos, carnavalescos, páscoa, festa da padroeira, resgatar o Chama (evento de música), mostra de cinema e vídeo, feira de livros e festejos esporádicos da cidade.
Na verdade, falta um pouco de propostas inovadoras. Algo que seja diferente do que estamos vendo em outros municípios. Aquelas que, em alguns tem dado certo e, em outros, tem dado errado. As propostas são tímidas e pouco claras com relação a sua aplicabilidade. É claro que o tempo destinado as respostas durante um debate não é suficiente para detalhar as propostas, por isso, esperamos que no plano de governo elas estejam mais bem delineadas.
ABANDONO TUCANO
Parece que o abandono das lideranças tucanas nas campanhas dos candidatos do partido, não acontece apenas no interior. Na capital, Tasso não tem passado nem perto da campanha de Marcos Cals. Para os tucanos da capital, Tasso preferiu jogar nos interesses de seus negócios e os largou na fogueira. A coisa piorou quando o ex-senador preferiu almoçar com Luizianne e jantar com Cid Gomes a prestigiá-los em campanha.
SURTO DE PESQUISAS
Comenta-se por todos os lados do Cariri a divulgação de muitas pesquisas para os últimos dias de campanha. Já têm candidatos com dor de cabeça só de pensar nessa possibilidade. O medo é que haja manipulação dos dados e o resultado prejudiquem outros candidatos. Vamos esperar para ver!
TCE MONTARÁ AÇÃO PREVENTIVA
Os conselheiros e técnicos do Tribunal de Contas do Estado (TCE) estarão reunidos, segunda-feira (30), para uma estratégia de cortar “pela raiz”, o uso eleitoreiro de transportes escolares por políticos no interior e na capital. A ideia é evitar a manipulação dos eleitores conduzidos pelos veículos até as sessões de votação.
PESQUISA DATAFOLHA/O POVO PARA FORTALEZA
O candidato do PT à Prefeitura de Fortaleza, Elmano de Freitas, assume, pela primeira vez, a liderança das intenções de votos em Fortaleza. Isso é o diz a Datafolha/Jornal O POVO, realizada no dia terça-feira (25) e divulgada hoje. Segundo os números apresentados, Elmano está com 24%, seguido de Roberto Cláudio (PSB) com 19%, Moroni Torgan (DEM) com 18% e Heitor Férrer (PDT) com 13%. A pesquisa ouviu 1.143 eleitores e foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número CE 00079/2012.
quarta-feira, 26 de setembro de 2012
PESQUISA EM MISSÃO VELHA APONTA WASHINGTON NA FRENTE
O Jornal “O Regional”, divulgou ontem (25) pesquisa para prefeito de Missão Velha, onde o candidato do PSB, Washington Fechine, lidera com 48,18% das intenções de votos. O candidato do PT, Tardiny Pinheiro aparece em segundo com 36,08%. O candidato do PSC, Vicente Ricarte, não alcançou 1% das citações. A pesquisa foi realizada pelo Instituto Alternativa Dados Estatísticas. O instituto ouviu, no dia 21 de setembro, 300 eleitores, com margem de erros de 5% para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no TRE com o número CE 00073/2012.
Prefeito de Mauriti sofre atentado a bala
O prefeito do município de Mauriti, Isaac Júnior (PT), sofreu na noite de ontem, terça-feira (25), por volta das 19h30, um atentado a bala quando se deslocava do distrito de São Miguel em direção ao Sítio Novo, distrito de Palestina. O carro em que ele viajava, uma Hilux preta, foi alvo de quatro disparos de arma de fogo.
Nenhum dos tiros atingiu o automóvel, mas deixou o prefeito e mais três ocupantes assustados com o ocorrido. Estavam no carro, o vereador Sérgio Tavares e mais o sogro e um cunhado do prefeito.
Viaturas da Polícia Militar (PM), sob o comando do subtenente Marcos, com o apoio da Força Tática de Apoio (FTA) de Brejo Santo, foram acionadas ao local, mas os atiradores já haviam tomado rumo ignorado. As polícias Militar e Civil estão apurando as causas e autores materiais, mas preferem manter as investigações em sigilo.
O prefeito Júnior participava de atividades políticas do seu candidato a prefeito, Evanildo Simão (PT), por isso, a coordenação da campanha não descarta motivação política. Segundo informou, Isaac Júnior não tem inimigos, nem se envolveu em qualquer polêmica nos últimos meses.
O prefeito Isaac Júnior foi ouvido, hoje pela manhã, pelo delegado da Polícia Civil de Mauriti, Julio Cezar Agrale Lobo.
Reforço policial
Tudo indica que o pleito eleitoral deste ano será um dos mais conturbados dos últimos tempos. Esse já é o segundo atentado a bala, de que se tem notícia, nos últimos oito dias. Na quarta-feira passada, dia 19, a prefeita de Orós, Maria de Fátima Maciel Bezerra, teve sua casa alvejada por disparos de arma de fogo.
Fora esses atentados, existem várias denúncias de intimidação, como em Nova Olinda; agressões, como em Tarrafas; além de crimes eleitorais como em Juazeiro e Crato. E esses estão sendo, segundo o coordenador do Centro de Apoio Operacional Eleitoral (Caopel), promotor público Raimundo Neto, os mais denunciados.
O promotor anunciou a antecipação de reforço policial para 30 municípios, em consequência do clima de intranquilidade, envolvendo o acirramento de grupos políticos rivais. Em Trairi e Cariús, já foi expedido mandado de busca e apreensão e houve prisões por compra de votos.
O comando da segurança pública estadual anunciou que os municípios onde houver mais tensões e denúncias de crimes eleitorais, receberão mais efetivos de policiais militares, civis e federais, não descartando, inclusive, a presença da Força Nacional de Segurança.
Mas, a questão é a seguinte: como será feita essa seleção? É notório que não há efetivo para todos os municípios e nesse período, por menor que seja, sempre há acirramentos nos últimos dias que antecedem a eleição.
Resta o apelo ao bom-senso dos candidatos e coordenadores no controle de suas militâncias e ativistas políticos para que tenhamos um pleito sem maiores problemas. Agora sobre os casos de Orós e Mauriti, é preciso uma investigação célere para encontrar e punir os culpados. A sociedade não pode ficar sem respostas. A final, ambos os casos podem ser considerados tentativas de homicídio. E política não é isso!
Agenda dos candidatos para 26 de setembro
Crato
Sineval Roque (PSB)
Pela manhã, a partir das 8h30, o candidato do PSB fez visitas no Bairro São Miguel. À tarde (12h00), participa de entrevista na Rádio Educadora. Às 16h00 faz caminhada no Bairro Muriti.
Marcos Cunha (PT)
Pela manhã, a partir das 8h00, o candidato do PT fez panfletagem no Belmonte. À tarde (13h30), faz panfletagem no Conjunto Dr. Antenor, Bairro Vila Alta. Às 16h00, faz panfletagem na Rua André Cartaxo, próximo ao SESC.
Ronaldo Matos (PMDB)
O candidato do PMDB teve sua agenda de campanha cancelada. A coordenação avisa que o candidato sofreu um acidente domestico e que já está sendo acompanhado por médicos. As atividades de campanha devem transcorrer normalmente a partir de amanhã.
Juazeiro do Norte
Demontieux Fernandes (PSOL)
Pela manhã e tarde, o candidato do PSOL faz panfletagem ao longo da Rua Rui Barbosa (não foram indicados horários).
Manoel Santana (PT)
Pela manhã, a partir das 8h30, o candidato do PT fez visitas no Bairro Pio XII. À tarde (17h30) faz caminhada no Bairro Pio XII, com concentração na Rua Frei Ibiapina com Avenida Carlos Cruz, e comício na Rua Coronel Nery, 629. À noite (19h30), faz reunião na Rua Professora Maria Pedrina, 178, Bairro Salesiano. Às 20h30, faz reunião na Rua das Flores, 2303, Bairro João Cabral.
Raimundo Macedo (PMDB)
Pela manhã o candidato do PMDB não teve agenda de campanha. À tarde (16h00), faz reunião na Rua Ana Maria Duarte, 90, Parque Frei Damião. Às 17h00, faz reunião na Rua Pedro Cruz Sampaio, 975, Bairro Juvêncio Santana. À noite (18h00), faz caminhada na Betolândia. Às 21h00, faz reunião na Rua Theodomiro Rocha, 1138, Bairro Timbaúbas.
Os outros candidatos não enviaram agenda para divulgação. (As agendas podem ser enviadas para o e-mail: madson.vagner@gmail.com).
Prefeito e ex-prefeito de Jucás acusados de desviar R$ 256 mil de convenio estadual
O prefeito de Jucás, José Helânio de Oliveira, e o ex-prefeito Gabriel de Mesquita Facundo, são acusados de desviar R$ 256 mil, referentes a convênio firmado entre o município e a Superintendência de Obras Hidráulicas (SOHIDRA), órgão do Governo do Estado.
A suspeita de irregularidade no convênio foi levantada pela própria SOHIDRA, que realizou uma Tomada de Contas Especial, motivada pela falta de prestação de contas dos repasses do convênio, junto ao órgão.
O convênio, firmado em 2006, é referente a execução de obras para o Sistema de Abastecimento de Água na comunidade Mel no valor total de R$ 511 mil e, mesmo com a liberação da metade do recurso, nenhuma prestação de contas foi feita.
A EMA Construções, empresa responsável pela execução da obra, teve o contrato foi reincidido unilateralmente pelo Município. E quebras dos sigilos bancários, apontaram que os gestores usaram a empresa Sousa Martins, para receber a quantia de R$ 150 mil. Segundo as investigações a empresa é fantasma.
O Tribunal de Contas do Estado (TCE), durante sessão da 1ª Câmara, se manifestou e determinou que o ex-prefeito de Jucás, Gabriel de Mesquita Facundo, devolva ao município o montante de R$ 752.689,06.
Esquema pesado
A coisa já tomou proporções maiores. Essa mesma empresa Sousa Martins foi investigada na “Operação Gárgula” da Polícia Federal. Essa uma investigação maior. E o que causa estranheza é o fato dessa empresa não ter concorrido ao processo licitatório. Mas, isso é coisa que deve ser colocado na conclusão das investigações da PF.
O Tribunal de Contas do Estado (TCE) já fez sua parte e condenou o ex-prefeito Gabriel ao pagamento de multa no valor de R$ 752 mil reais. Quanto ao atual prefeito José Helânio, ainda neste ano, já foi afastado por medida cautelar, expedida pelo juiz Herick Bezerra Tavares, por atrasos de repasse de pagamento dos vereadores do município. Na época, o juiz aceitou denúncia do promotor de justiça Alexandre Paschoal, do Ministério Público do Estado.
Ou seja, estamos diante de um verdadeiro mar de lamas na administração de Jucás. Dinheiro público saindo pelo ralo, por meio de empresas fantasmas. Isso não é conduta para gestores públicos. O ex-prefeito já foi condenado a pagar multa, mas atual prefeito era secretário de Obras do Município na época e, portanto, gestor direto do recurso. E não é certo que ele fique sem punição.
Agora imagine que o prefeito Helânio, foi afastado por atraso no repasse da Câmara, que, vale salientar, ele precisa ter uma boa relação; agora imagine com quem ele não precisa ter boa relação, o que ele não é capaz de fazer.
Esse processo não pode acabar como está. É preciso aprofundar as investigações para todos os recursos recebidos pela prefeitura nas duas gestões.
terça-feira, 25 de setembro de 2012
Polícia Federal intensifica investigação sobre compra de votos em Crato e Juazeiro
Acionada pelo Ministério público, a Polícia Federal têm investigado várias denuncias de compra de votos nos municípios do Cariri, com maior intensidade em Crato e Juazeiro do Norte. As denuncias, geralmente, feitas pela população chegam através da Ouvidoria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e Procuradoria Regional Eleitoral. As denuncias são compiladas pelas zonas eleitorais que, ainda, não sabem informar um número preciso.
No Juazeiro, são investigados casos de candidatos a vereador que estariam comprando votos a R$ 50,00 e copiando originais de títulos como garantia de cumprimento do acordo de compra.
Em Crato, na manhã de ontem, segunda-feira, a Polícia Federal investigou no Posto de Saúde da “Grota”, denuncias de que estariam sendo distribuídos remédios junto com material de campanha de candidatos a vereador. Foram convidados para dar esclarecimentos funcionários e militantes dos candidatos, além do material que apreendido.
Para o promotor eleitoral, Carlos Felix, a atitude de denunciar, por parte da população é muito positiva. Mas, é preciso tomar cuidado com as denuncias falsas. “Às vezes as denuncias vêm com o objetivo de desviar o foco de outra investigação. A ideia de quem faz a denúncia falsa é levar a polícia para bem longe de onde realmente acontece o crime eleitoral,” disse Carlos Felix.
A Polícia Federal e o Ministério Público garantem que as investigações vão continuar a todo vapor até o dia da eleição.
Coibir é preciso
É preciso que as autoridades continuem fazendo o seu papel de coibir essas práticas que degradam a nossa sociedade. Mas, em conversa com o promotor Carlos Felix, o ele destacou algo que é, realmente, pertinente. Felix confidenciou ser contra o voto obrigatório e que a responsabilidade de coibir essa prática não pode ser apenas da justiça e sim de toda a sociedade. Para ele, é preciso que ensinemos nossos filhos a serem cidadãos.
Na verdade, o ideal é que a população tivesse a consciência de que voto não é obrigação, é conquista; e que voto não preço, tem consequência. Tudo depende do voto. Quando escolhemos um mau político sentiremos, como consequência, a falta de benefícios básicos como saúde e educação de qualidade. E depois não resolve denunciar a falta de médicos nos hospitais e escolas sem professores e/ou merenda. Os políticos eleitos com a compra de votos não podem gastar com essas coisas, porque precisam pagar as contas milionárias das campanhas.
A justiça tem feito sua parte e, nós da imprensa somos testemunha. Mas, o contingente é pouco, o que, a deixa sem perna para acompanhar todos os casos. E aí, concordo com Dr. Felix quando ele diz que a sociedade também é responsável. É preciso que aquele mais esclarecido, ao ver práticas de compra de votos, vá até o eleitor vendido e o conscientize, a final, todos nós sofreremos a consequência desse voto comprado.
Essas atitudes podem, até, não mudar essa realidade cruel, mas, com certeza, será o início de uma era na política brasileira. É preciso ir a luta por uma democracia forte e sem vícios. O caminho é longo, mas precisamos começar.
Vox Populi: Elmano e Roberto Cláudio assumem a ponta em Fortaleza
Divulgada ontem pela TV Jangadeiro, a segunda pesquisa Vox Populi para prefeito de fortaleza mostra um avanço de Elmano de Freitas (PT) e Roberto Cláudio (PSB) e a queda de Moroni Torgan (DEM). Segundo o Vox Populi, se as eleições fossem hoje, Elmano e Roberto, estariam empatados com 20% das intenções de votos. Moroni recebeu 17% das intenções.
Na sequencia a pesquisa aponta Heitor Férrer com 9%, Renato Roseno com 6%, Inácio com 4%, Marcos Cals com 3%, Francisco Gonzaga com 1%; enquanto André Ramos e Valdeci não pontuaram. Brancos e nulos somaram 4%, não souberam responder 16%.
A pesquisa ouviu ainda o eleitor sobre a rejeição dos candidatos. Moroni continua liderando com 29%, seguido de Elmano com 14%, Inácio e Roberto Cláudio com 9%, Marcos Cals e Gonzaga com 3%, Heitor Férrer com 2%, André Ramos, Renato Roseno e Valdeci com 1%. Os que responderam que poderiam votar em qualquer um candidato somaram 8%.
A pesquisa foi realizada entre 19 e 21 de setembro e ouviu 1.500 mil eleitores, com margem de erro de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos. A consulta foi contratada pela TV Bandeirantes e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará com o número CE-00067/2012.
Fôlego para reta final
Se compararmos o processo eleitoral a uma maratona podemos dizer que tem faltado fôlego para alguns, enquanto outros têm esbanjado energia nessa reta final. Elmano e Roberto Cláudio, já assumem a ponta deixando Moroni, potencialmente fora do segundo turno. Se compararmos a última pesquisa Vox Populi, Elmano cresceu 7% e Roberto 8%, enquanto Moroni 9%, passando de primeiro para terceiro lugar.
Quem se manteve com a mesma pontuação foi Heitor Férrer com seus 9% e Renato Roseno que saiu de 7% para 6%. Fora da disputa vão ficando Inácio (4%) e Marcos Cals, com (3%). Fim melancólico para quem acreditava brigar pela ponta. E, apesar da boa colocação de Heitor Férrer, a disputa pelo segundo turno deve ficar mesmo entre Elmano, Roberto Cláudio e Moroni.
Mas, a partir de agora, aqueles que não estão se qualificando para a disputa do segundo turno, devem priorizar uma boa colocação para negociarem melhor seus apoios no segundo turno. Para onde vão e o quanto vale os derrotados? Essa será a pergunta após a eleição do primeiro turno. E, vale salientar, na política vale quem tem voto. Potencialmente, Heitor Férrer deve ter grande valorização. Ele mostrou estabilidade durante a campanha, ondulando muito pouco nas pesquisas e estando sempre entre os quatro. Isso sem falar, entre os três primeiros, aquele que não seguir adiante.
Agora, certo mesmo, desse pleito de Fortaleza é que, as chamadas máquinas públicas, têm feito a diferença, munindo seus candidatos de um fôlego além do normal. Eles saíram das últimas colocações para as primeiras. A subida foi surpreendente, mas a partir de agora, não será nenhuma surpresa ver os dois disputando o segundo turno palmo a palmo.
Agenda dos candidatos para 25 de setembro
Crato
Ronaldo Matos (PMDB)
Pela manhã, a partir das 8h00, o candidato do PMDB fez reunião com a equipe de produção da campanha. Às 9h00, fez visitas no distrito de Santa Fé. À tarde (17h00), faz caminhada no Bairro São José. À noite reúne-se com coordenação da campanha.
Marcos Cunha (PT)
Pela manhã, a partir das 8h00, o candidato do PT fez panfletagem Avenida Padre Cícero, altura das Ruas Francisco de Brito e Campos Sales. À tarde (13h30) faz panfletagem no Seminário, altura da Praça do Cruzeiro e Sport. Às 15h30, faz panfletagem na Comunidade Nossa Senhora da Conceição, com concentração no Comitê do Muriti. Às 16h00, faz caminhada no Sossêgo e Caixa D´Água, com saída do comitê central.
Juazeiro do Norte
Raimundo Macedo (PMDB)
Pela manhã, a partir das 7h00, o candidato do PMDB fez visitas na cidade. Às 9h00, fez visitas no Centro Comercial. Às tarde (12h00), almoça em residência de apoiador, Rua Santa Clara. Às 16h00, faz reunião na Rua Samuel Barbosa, 76, Bairro Antônio Vieira. Às 17h00, participa do aniversário do Padre José Alves, no Parque Ecológico. Às 17h30, faz reunião na Rua Maria Pereira Lima, 30, Parque São Geraldo. À noite (18h00), faz caminhada no Bairro Novo Juazeiro. Às 21h00, faz reunião na residência de uma candidata a vereadora.
Demontieux Fernandes (PSOL)
Pela manhã o candidato do PSOL fez panfletagem na Rua Monsenhor Esmeraldo. À tarde faz panfletagem no Bairro Triângulo. (Não foram informados horários)
Manoel Santana (PT)
Pela manhã, a partir das 8h30, o candidato do PT fez visitas no Bairro do Socorro, altura do Memorial Padre Cícero. À tarde (17h30), faz caminhada no Bairro Socorro, pela Avenida Leandro Bezerra e comício na Rua Santa Cecília, na pracinha atrás da Igreja do Socorro. À noite (19h30), faz reunião na Rua São Benedito, 2092, Bairro São Miguel, próximo ao Colégio Ágape. Às 20h30, faz reunião na Rua Renan Felipo Carvalho, 171, Baixa da Raposa, vizinho a creche, Bairro Frei Damião.
Os outros candidatos não enviaram agenda para divulgação. (As agendas podem ser enviadas para o e-mail: madson.vagner@gmail.com).
segunda-feira, 24 de setembro de 2012
Mesmo indeferido, Iteildo resiste em Antonina
O ex-prefeito e candidato para as eleições de outubro próximo, Iteildo Roque (PR), mesmo com candidatura impugnada, resiste a indicar um substituto para a chapa que tem como candidato a vice Eron Matos (PP).
Iteildo teve seu registro de candidatura negado em primeiro grau. O pedido, feito pelo promotor eleitoral da 18ª Zona Eleitoral, foi baseado na desaprovação das contas de gestão, pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), da época em foi prefeito.
A decisão do relator, juiz João Luis Nogueira Matias, foi acompanhada pelo juiz Manoel Castelo Branco Camurça, que ressalvou que a responsabilidade pelas contas de gestão é da Câmara Legislativa Municipal, mas que, a decisão de indeferimento será mantida até a manifestação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A decisão repercute diretamente na chapa majoritária e corre no TSE desde o dia 1° de setembro, com atualização no último dia 22.
Risco desnecessário
O detalhe é que o ex-prefeito Iteildo Roque é irmão do deputado estadual e candidato a prefeito do Crato, Sineval Roque que, vale salientar, apoia o atual prefeito Antonio Filho. Ou seja, a família Roque não anda muito unida na política de Antonina do Norte.
Agora, no resumo dessa opera o que fica é o fato de Iteildo estar colocando em risco o curso natural da chapa na disputa. O processo está no TSE e, se nos basearmos pelas últimas decisões do Tribunal Superior Eleitoral, veremos que a Corte tem acompanhado as decisões de primeira instancia.
Além disso, a teimosia de Iteildo acaba gerando dois problemas para a chapa. O primeiro é o prazo de substituição que deve acabar, é bom lembrar, no fim desta semana. E esse problema acaba acarretando outro que, é o pouco tempo para dar publicidade ao novo nome. Ou seja, quanto mais o tempo passa, mais delicado fica a situação da chapa para a disputa.
Iteildo pode reverter a situação no TSE, mas, também, pode ter sua impugnação confirmada. E isso, misturado ao pouco tempo que resta, pode deixar a disputa nas mãos do atual prefeito e candidato a reeleição Antônio Filho.
Iteildo, só não pode reclamar de exemplos dados por políticos mais experientes que passam pelo mesmo problema e já resolveram a situação. Veja-se: Titico em Potengi, que deve colocar a mulher Alizandra Gomes; Perboyre em Saboeiro, que colocou a filha Natália e, ainda, Evanderto em Assaré que já trocou o vice. Eles não quiseram dar sopa para o azar e já substituíram os nomes com problemas, na maioria dos casos, por pessoas bem próximas. É ver e aprender!
É claro que, os problemas não acabarão com a decisão de sair da cabeça da chapa. Na impossibilidade de concorrer, Iteido enfrentará outro problema. Sua base que, hoje, está unida em torno do seu nome, não aceita que o nome da sua esposa, Claudia Roque. Por outro lado, o atual candidato a vice-prefeito, Eron Matos, acredita ser o nome natural para a substituição.
E para complicar ainda mais, o PMDB, que disputou as últimas eleições com Joaquim Arrais, também, quer a indicação. Ou seja, caso não seja candidato, Iteildo poderá ver sua base dividida. Agora é melhor enfrentar as questões internas, que continuar com o desconforto de dar continuidade a sua postulação, com a previsão dos resultados desanimadores produzidos no TSE.
Parlamentares reforçam campanhas municipais no Cariri
Durante toda a última semana foram muitos os parlamentares das mais diversas esferas que vieram a Região do Cariri para fortalecer candidaturas a prefeitos. Crato, Juazeiro, Missão Velha e Mauriti, foram palco de grandes atividades para recepcionar as lideranças.
Ainda no sábado (16), os deputados estaduais Camilo Santana (PT) e Wellington Landim (PSB), e mais o deputado federal José Guimarães (PT), estiveram no comício do petista Evanildo Simão, que reuniu mais 14 mil pessoas em Mauriti. Antes, Camilo e Guimarães estiveram em Missão Velha, Crato e Juazeiro para prestigiar eventos de campanha dos candidatos do PT.
Na quinta-feira (20), foi a vez do vice-governador Domingos Filho (PMDB), subir no palanque do atual prefeito e candidato a reeleição Washington Fechine, em Missão Velha, onde reafirmou o apoio do governador Cid Gomes a candidatura do PSB no município.
Ainda recente, também, tivemos a vinda do deputado federal Roberto Freire (PPS), liderança nacional, para reunião de fortalecimento da campanha do candidato do PMDB no Crato, Ronaldo Matos.
A expectativa é que, até os últimos dias de campanha, a região receba um grande número de parlamentares nas campanhas municipais.
sexta-feira, 21 de setembro de 2012
Ativistas políticos de Barbalha são agredidos enquanto distribuíam panfletos
Ativistas da coligação “A Barbalha é do povo”, que tem a frente o candidato do PPS, Argemiro Sampaio, foram agredidos na terça-feira (18), por volta das 23h30, enquanto distribuíam panfletos, assinado pela coligação, no Bairro do Rosário.
Os jovens foram abordados por quatro homens em um Fiat Uno de cor preta, enquanto distribuíam o material. Os homens estavam armados, segundo integrantes da coligação, com pistola “ponto quarenta” e usavam capuz para cobrir o rosto. Os ativistas foram ameaçados, um deles sofreu coronhada e, ainda, tiveram os pneus de carros e motos furados.
Segundo, o próprio candidato do PPS, a causa foi o conteúdo do panfleto que trás informações sobre a evolução patrimonial do atual prefeito e candidato a reeleição Zé Leite (PT). O panfleto expõe a declaração de renda do prefeito e faz vários questionamentos como, “porque o prefeito não tem imóveis em Barbalha?”A coligação disse ter registrado Boletim de Ocorrência (B.O.) na manhã de hoje e pediu investigação ao caso.
O prefeito Zé Leite foi procurado, via telefone, para falar sobre o assunto, mas não foi encontrado. O presidente do PT de Barbalha, Antônio Elder, disse que, na verdade, a oposição tenta criar um “factoide” para prejudicar a campanha do PT.
Elder destacou ainda que todas as contas de Zé Leite foram aprovadas e ele recebeu prêmio como um dos melhores prefeitos do Ceará, com relação a responsabilidade fiscal, entregue pela Controladoria Geral da União (CGU). “Essas informações estão no site do TSE e TRE, nunca tivemos a intenção de escondê-los. Zé Leite tem bens porque trabalha como qualquer outro brasileiro”, disse.
Em relação a agressão, Elder disse que a oposição terá que provar a autoria e que o partido já está tomando providencias para se defender. Ele garantiu que a atitude não partiu da campanha nem do Partido dos Trabalhadores.
Tudo errado
Nessas alturas da campanha, tudo que a população de Barbalha não merece é isso. Agressão de qualquer natureza é reprovável. Ainda mais motivado por um processo eleitoral que deveria ser um espaço para o debate e apresentação de projetos.
Casos como esses, tem que ser encarado com extrema seriedade pelas autoridades policiais para que não paire qualquer dúvida sobre a autoria e punição aos culpados. Não podemos deixar que a população acredite em qualquer possibilidade de impunidade.
Quanto a autoria do atentado, somente uma investigação pode identificar. Então baseado no bom censo é melhor deixar que a investigação siga seu curso normal, para termos uma conclusão pautada na verdade. É melhor ter muita calma nessa hora!
Prefeita de Orós sofre atentado à bala
Na madrugada desta quarta-feira (19), a residência da prefeita de Orós, Maria de Fátima Maciel Bezerra, foi alvejada por disparos de arma de fogo. De acordo com a Polícia Militar, por volta das 2h30, homens armados dispararam de dentro de dois veículos, contra a fachada da casa da prefeita.
A gestora estava dormindo durante o atentado e um dos tiros atingiu o carro da prefeita. Segundo a delegada de Orós, Mary Rodrigues Maciel, nenhum dos suspeitos foi preso até agora, embora alguns nomes já tenham sido levantados, mas as investigações devem se manter em sigilo. A delegada está ouvindo testemunhas.
Muito cuidado
O mais importante no episódio é que ninguém se feriu. Mas, pelo modo como foi feito, parece apenas um aviso. O autor não queria ferir. Mas, a questão que intriga a população é o que teria motivado.
A prefeita Mary Rodrigues não é candidata e apoia o candidato do PP, José Eugenio, que concorre com outros dois candidatos, Major Barbosa (PTC) e Simão Pedro (PSB). Até agora, não está descartada nenhuma hipótese para o acontecido. Agora vamos esperar as investigações e suas conclusões. Mas, na verdade, é lamentável atitudes como essa.
PSB de Fortaleza tem a 3ª campanha mais cara do Brasil
Levantamento realizado pelo Jornal O Globo revelou que o candidato à Prefeitura de Fortaleza pelo PSB, Roberto Cláudio, tem a terceira campanha eleitoral mais cara do Brasil. De acordo com as informações levantadas pelo jornal, o candidato apoiado pelo governador Cid Gomes já gastou, oficialmente, R$ 4,67 milhões.
O primeiro lugar do ranking ficou para o candidato petista à Prefeitura paulistana e ex-ministro da Educação, Fernando Haddad, que já investiu R$ 16,6 milhões em sua campanha eleitoral. Em segundo lugar, vem o candidato tucano e adversário direito de Haddad, o ex-presidente da República José Serra, que já gastou R$ 8,1 milhões.
Todas essas informações referem-se ao período compreendido entre os dias 6 de julho e 6 de setembro.
Nada de surpresa
Não existe surpresa, quando se entende campanha eleitoral como espaço de jogadas publicitárias e projeções milaborantes. Tem candidato que, quando prefeito, nunca despachou, mas aparece na propaganda eleitoral como grande executivo gerindo pessoas. Tudo não passa de plano publicitário.
O problema é que para montar essas “mentiras”, as agencias estão cobrando cada vez mais caro. Para se ter uma ideia, em Juazeiro, circulou rumores de teria sido sondado um publicitário que seria contratado por algo em torno de R$ 5 milhões. Então onde está a surpresa?
Mas, outro problema é mostrar de onde vêm os recursos. Na maioria das vezes, eles vêm de empresas, o que, coloca em dúvida a legalidade de sua participação na possível administração do beneficiado.
Certo mesmo é que temos que refletir mais sobre isso, afinal não podemos gastar tão caro para melhorar a imagem de políticos, enquanto, tantos não têm sequer para o básico.
quarta-feira, 19 de setembro de 2012
Agenda dos candidatos para 19 de setembro
Crato
Ronaldo Matos (PMDB)
Pela manhã, a partir das 9h00, o candidato do PMDB fez visitas, junto com candidatos a vereador da coligação “Agora é a vez do povo”, nas Vilas Pedrosa e Gregório. À tarde (16h00) faz caminhada no Parque Granjeiro.
Marcos Cunha (PT)
Pela manhã, a partir das 8h00, o candidato do PT fez reunião no Assentamento 10 de Abril e Correntinho. Às 9h00, fez reunião na Palmeirinha dos Brito e Malhada. À tarde (14h00), participa de reunião com os Defensores Públicos, na Casa de Mediação. Às 16h00, faz caminhada no Conjunto Nossa Senhora da Penha, com concentração na Grendene.
Juazeiro do Norte
Raimundo Macedo (PMDB)
Pela manhã o candidato do PMDB fez ao CCER no Bairro Franciscano. Às 8h00, faz reunião em Auto Escola na Rua São Paulo. Às 9h00, faz reunião numa fabrica de alumínio na Betolândia. Às 10h00, faz reunião na Rua das Flores, 1368, Bairro João Cabral. Às 11h00, faz reunião numa escola particular na Rua Joaquim da Rocha, 1544. À tarde (12h00), faz reunião no Colégio Liceu. Às 14h00, faz reunião no Hotel Verdes Vales. Às 15h00, faz reunião na Rua Josa Dias, 1563, no antigo Sítio Touro, Bairro Tiradentes. Às 16h00, faz reunião com membros da comunidade evangélica “Deus Presente”, Rua José Marrocos, 235, Centro. Às 17h00, faz reunião na Rua Raimundo João Gonçalves, 128, Bairro Frei Damião. À noite (18h00), faz caminhada no Limoeiro. Às 21h00, faz reunião na Travessa Raimunda Holanda Bezerra, 53, Bairro Triângulo.
Demontieux Fernandes (PSOL)
Pela manhã, a partir das 9h00, o candidato do PSOL fez panfletagem na Rua do Limoeiro. À tarde (14h00), concede entrevista ao programa Marleide Duarte, na TV Verde Vale. À noite (19h00), faz reunião na casa de apoiadora na Rua São Bento.
Manoel Santana (PT)
Pela manhã, a partir das 8h30, o candidato do PT fez Visitas no Bairro Novo Juazeiro. À tarde (17h30) faz caminhada no Bairro Novo Juazeiro, com concentração na Rua Paulo Magalhaes com Avenida Antônio Sales, e comício na Rua Escritor Humberto de Campos com Rua São Judas Tadeu. Às 20h30, faz reunião na Rua Maria Aurora, Bairro Triângulo.
Os outros candidatos não enviaram agenda para divulgação. (As agendas podem ser enviadas para o e-mail: madson.vagner@gmail.com).
TRE confirma decisão de primeira instancia e impugna registro de Titico em Potengi
A Corte do Tribunal Regional Eleitoral decidiu por unanimidade e em consonância com o parecer ministerial, manter a sentença de primeiro grau que indeferiu o registro de candidatura de Francisco Luiz Rodrigues Mendes de Souza (PTB), conhecido como Titico, ao cargo de Prefeito do Município de Potengi, nas eleições de 2012, pela coligação: “O povo no poder”.
A decisão aconteceu no dia 14 de setembro e, para ela, foram seguidos os termos do voto da Relatora, Juíza Mônica Fontgalland Rodrigues de Lima, da 68ª Zona Eleitoral, que pediu o indeferimento baseado na Lei da Ficha Limpa. A decisão já está com recurso.
Os rumores
Apesar de haver, noticias de encaminhamento de recurso ao Tribunal Superior Eleitoral, há rumores, no município, de que Titico já estaria discutindo a substituição. Normalmente o TSE tem acompanhado as decisões dos tribunais regionais.
O nome mais cotado seria o da esposa de Titico, Antonia Alizandra Gomes dos Santos. A questão é que a substituta pode esbarrar no mesmo problema. Alizandra possui, segundo informações, duas notas de improbidade da época em que foi gestora do Fundo Municipal de Saúde de Campos Sales. Os processos estão no TCM com números 13.589/06 e 12.819/07.
O outro problema é que fora a sua esposa, dizem que Titico não confiaria em outra pessoa. É a velha história da liderança que não forma liderança e pode acabar ficando “a ver navios”.
União contra a compra de votos
Com o apoio de entidades “Não Governamentais” e das Pastorais Diocesanas, o Ministério Público intensifica campanha de combate à venda do voto. Segundo o promotor Alexandre Aragão, a finalidade desta fase de campanha é levar à sociedade conhecimentos necessários para o efetivo exercício social de fiscalização e motivar os cidadãos, mostrando que eles podem cooperar para o controle social. A campanha faz parte do programa “O Promotor e a Comunidade pela Moralidade”.
Já a coordenação estadual do movimento, chamado: “O que você tem a ver com a corrupção?” distribuiu e encaminhou cartazes a serem reproduzidos pelos promotores de Justiça eleitoral. Nos cartazes vem estampada a frase: “Esta família não vende voto! Lei 9.840 – Voto não tem preço, tem consequências”.
Boa iniciativa
Aí, uma boa iniciativa envolvendo a sociedade. Seria bom que outros órgãos, não só da justiça, inclusive entidades como CDL, Lions, Escolas particulares e públicas, empresas e outros. Dentro desse projeto, em Crateús, o promotor José Arteiro Goiano, conseguiu fazer parcerias com todas as 13 paróquias da Diocese.
Nesta campanha voltada para as eleições 2012, já foram distribuídos dois mil cartazes à população. E no município de Tamboril, foi realizado um seminário de combate à corrupção eleitoral, ontem dia 18, às 19h. Fica a dica para os municípios do Cariri.
Comprovada fragilidade no sistema da urna eletrônica
O programa que faz o registro dos votos nas urnas eletrônicas passou por uma atualização. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu modificar um algoritmo do programa depois que um grupo da Universidade de Brasília (UnB), em teste proposto pelo Tribunal, provou ser possível decodificar o horário exato em que cada voto é realizado.
A versão atualizada do programa será usada em outubro, nas eleições municipais. Como acontece em todas as eleições, os estados passarão por votação paralela, para comprovar que as urnas são confiáveis.
Na votação paralela, são sorteadas duas urnas por estado. Elas são vigiadas constantemente, e cada voto computado nas urnas eletrônicas é depositado, também, em uma urna para cédulas de papel. Ao final do dia, o boletim impresso da urna eletrônica é comparado com os votos de papel.
Segundo o TSE, caso alguma irregularidade aconteça durante a votação paralela, será aberta uma apuração e as eleições serão investigadas.
Voltando atrás
O difícil é convencer a população de que o sistema é realmente seguro. Há anos desde que o sistema de eleição eletrônica foi implantado no Brasil, que se houve falar que ele é extremamente seguro, mas nessas eleições já é a segunda vez que temos notícias de que o sistema pode falhar; pode não ser tão seguro. Não dá para se falar a vida inteira que é segura e depois voltar dizendo que não é bem assim. Agora é comprovar para os eleitores que podemos confiar no sistema.
terça-feira, 18 de setembro de 2012
Investigação de desvio de verba no JuaForró de 2008 vem a tona
O processo de investigação sobre possíveis desvios de verba do JuaForró, edição de 2008, que corria em segredo de justiça, acabou vazando e se tornando pública nos meios de comunicação e redes sociais. O processo, que tramita na 16ª Vara Federal, diz respeito a Ação Penal, respaldada em investigações da Polícia Federal e do Ministério Público Federal, na chamada "Operação Quadrilha".
As investigações baseiam-se em notícias de irregularidades sobre a utilização de recursos públicos federais repassados ao município de Juazeiro do Norte, pela União, no valor de R$ 900.000,00 (novecentos mil reais). O recurso, oriundo do Ministério do Turismo, para o Juaforró2008, além de não ter sido aplicado no evento, foi, segundo a investigação, desviado.
O processo diz se tratar de uma organização criminosa voltada para a prática de fraudes em licitação, malversação e desvio de recursos públicos. O Ministério Público considera que as provas, constadas nos autos, demonstram que a organização criminosa estava inserida em todos os setores da Administração Municipal de Juazeiro do Norte, referente à gestão do então prefeito Raimundo Antônio de Macedo, inclusive com ramificações em outras prefeituras municipais da região.
O Ministério Público Federal requereu autorização judicial para interceptação e quebra de sigilo telefônico; quebra de sigilo bancário e fiscal e demais documentos apreendidos. A ideia e utilizá-los em ação civil de improbidade administrativa, além de encaminhar cópias ao Tribunal de Contas da União (TCU), Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Ministério Público Estadual, Ministério Público Eleitoral e ao Procurador-Geral da República, para analisar e apurar os fatos criminosos contra Raimundo Antônio de Macedo.
A denuncia foi recebida no dia 2 de maio de 2012, e instaurado Inquérito Civil Público, visando a realização das diligências complementares cabíveis, a fim de efetivamente compartilhar as provas da Ação Penal com os órgãos mencionados. São réus ainda, no processo, José Mauro Gonçalves de Macedo, João Rodrigues Valério, Francisco Renato de Sousa Dantas, Fédor Dostoievsky Viana, Antônio Arnaud Lopes, Herbert Neri Vasconcelos de Oliveira, Gabriel Rubens Plácido Almeida, João Matias Rodrigues e Paulo André Santa de Melo.
Agenda dos candidatos para 18 de setembro
Crato
Ronaldo Matos (PMDB)
Pela manhã, a partir das 8h00, o candidato do PMDB fez reunião com equipe de produção da campanha. À tarde (12h00), almoça com lideranças do bairro Granjeiro. Às 16h00, faz caminhada na Vila São Francisco.
Sineval Roque (PSB)
No dia de hoje o candidato do PSB não terá agenda de campanha. Passa o dia em Fortaleza na Assembleia Legislativa, presidindo a Comissão de Fiscalização e Controle.
Marcos Cunha (PT)
Pela manhã, a partir das 8h00, o candidato do PT fez panfletagem pelo Bairro Muriti. Às 10h00, fez panfletagem pelo centro do Crato. À tarde (14h00), faz caminhada no Bairro Pinto Madeira. Às 16h00, faz caminhada e bandeiraço no Mutirão. À noite (18h00), faz caminhada e panfletagem no Bairro Alto da Penha.
Juazeiro do Norte
Raimundo Macedo (PMDB)
Pela manhã, a partir das 8h00, o candidato do PMDB fez movimentos nas ruas dos bairros Vila Nova e Pedrinhas. À tarde (15h00), faz reunião com Solange Cruz na Pousada Costa Verde, na Rua São Pedro, 01 B. Às 16h00, visita a fábrica de calçados Via Show, na Avenida Humberto Bezerra. Às 17h00, participa de reunião no Comitê de Fran Pereira. À noite (18h00), faz reunião na Rua João Marcelino, 390, Bairro Pio XII. Às 19h00, faz reunião com Rita Monteiro, na Rua Vereador Robério de Sá Barreto, 15, Bairro São José. Às 20h00, faz reunião na Faculdade Leão Sampaio, Campus Lagoa Seca. ÀS 20h30, faz reunião na Associação dos Pequenos Agricultores, na Vila Pedrinhas.
Demontieux Fernandes (PSOL)
Pela manhã, a partir das 9h00, o candidato do PSOL fez panfletagem na Rua São Benedito. À tarde (17h00), faz panfletagem na Vila 3 Marias.
Manoel Santana (PT)
Pela manhã, a partir das 8h30, o candidato do PT fez visitas no Bairro Socorro. À tarde (17h30) faz caminhada no Bairro do Socorro, com concentração na Avenida Leandro Bezerra, e comício na Rua Santa Cecília com Rua Alencar Peixoto. À noite (20h30), faz reunião no Bairro São Miguel, Rua Tenente Rodolfo, 77. Às 21h00, faz reunião no Bairro Timbaubas, Avenida Humberto Bezerra, 179.
Os outros candidatos não enviaram agenda para divulgação. (As agendas podem ser enviadas para o e-mail: madson.vagner@gmail.com).
segunda-feira, 17 de setembro de 2012
PARA REFLETIR: VÍTIMA OU CÚMPLICE?
Vejamos essa jovem militante com cartaz durante movimento anti-corrupção. Se concordamos, ou não; não importa. O que importa é que a mensagem nos traga uma reflexão sobre o voto. Vale a pena pensar!
Agenda dos candidatos para 17 de setembro
Crato
Ronaldo Matos (PMDB)
Pela manhã o candidato do PMDB não teve agenda de campanha. À tarde (15h00), faz reunião de avaliação da campanha. À noite (18h30), faz reunião na Associação de Moradores de Cachoeira dos Golçalves.
Marcos Cunha (PT)
Pela manhã, a partir das 7h00, o candidato do PT fez caminhada pela Feira do Crato. À tarde (14h00), faz panfletagem pelo Centro. Às 16h00, faz reunião de avaliação da campanha. À noite (18h00), faz caminhada, panfletagem e bandeiraço no Bairro da Vila Alta.
Juazeiro do Norte
Raimundo Macedo (PMDB)
Pela manhã o candidato do PMDB fez preparação para entrevista. À tarde (16h30), faz reunião na Rua Coronel Neri, 344, Bairro Pio XII. ÀS 17h30, faz reunião na Rua Radialista Coelho Alves, 370, Bairro Tiradentes. À noite (18h30), faz reunião na Rua José Bezerra da Silva, 38, Bairro Triângulo. ÀS 19h30, faz reunião na Rua Maria Ana Pereira, 1018, Bairro São José. ÀS 20h30, faz reunião na Rua Ivani Feitosa, 176, Bairro Tiradentes, em frente ao Colégio Castro Alves.
Demontieux Fernandes (PSOL)
Pela manhã, a partir das 9h00, o candidato do PSOL fez panfletagem na Avenida Castelo Branco, com inicio ao lado da Rádio Tempo FM. À tarde (17h00), faz caminhada e panfletagem no bairro Jardim Gonzaga, com concentração na
praça da igreja.
Manoel Santana (PT)
Pela manhã, a partir das 8h30, o candidato do PT fez visitas no Bairro José Geraldo da Cruz. À tarde (17h30), faz caminhada no Bairro José Geraldo da Cruz, com concentração na Avenida Paraná (Próximo à Caixa Econômica Federal), e comício na Rua Ana Roberta com Rua Comerciante Cecé Coelho.
Os outros candidatos não enviaram agenda para divulgação. (As agendas podem ser enviadas para o e-mail: madson.vagner@gmail.com).
Irmã de candidato é agredida por adversário em Tarrafas
A irmã do candidato a prefeito de Tarrafas, Neto Alcântara (PT), registrou Boletim de Ocorrência (B.O.), no dia 10 de setembro, onde denunciou agressões sofridas por homem conhecido por Edecio, filho do vice-prefeito de Tarrafas Alceu Rodrigues de Sousa (PSB), conhecido por Neto de Chiquinho.
Maria Aucioneide de Alcantara, foi agredida por ter seguido, fotografado e filmado uma caminhoneta D20, provavelmente agregada a prefeitura para fazer transporte escolar, que estaria fazendo distribuição de material de construção para eleitores. A agressão aconteceu no Sítio Oitis.
Além do registro do Boletim de Ocorrência, Maria Aucioneide, acionou a 18ª Zona Eleitoral, através de um Termo Circunstancia de Ocorrência, por crime eleitoral.
Crime duplo
Primeiro dizer que é lamentável fatos como esse. Agora, juridicamente, a coisa passa a ser encarada como dois crimes, o de agressão e compra de votos com distribuição de material de construção. Claro se for comprovada a acusação Aucineide, a pessoa agredida.
Segundo Aucioneide, ao perceber que estava sendo seguido, o condutor (Edecio) parou e desceu do carro, indo ao encontro dela com uma barra de ferro. O agressor tomou a câmera, mas não conseguiu apagar as fotos já contidas no equipamento. Aucioneide disse que, após tentar apagar as fotos, sem sucesso, e jogar a câmera no chão, Edecio ameaçou voltar caso as fotos fossem publicadas.
Agora, não podemos deixar de destacar que a irmã do candidato do PT se arriscou muito. Ninguém deve fazer isso. Caso tenha alguma desconfiança, fotografe ou filme, mas saia do local. Permanecer é arriscar a própria vida.
Mas, como em outros municípios, o clima em Tarrafas, está cada vez mais acirrado com a proximidade da eleição e, é bom que as autoridades tenham mais atenção para que não tenhamos tragédias anunciadas. No caso de Tarrafas é importante que a justiça atue com extrema dureza para dar o exemplo. A acusação é de carro de transporte escolar carregando material de construção para eleitores, ou seja, a máquina da prefeitura a serviço da campanha do prefeito ou do, agora candidato a vereador, Neto de Chiquinho.
Certo mesmo é que a denuncia na está na justiça eleitoral e esperamos que a justiça seja célere para evitarmos problemas futuros. O povo de Tarrafas não merece isso.
Candidatos a prefeito de Juazeiro acompanham procissão de Nossa Senhora das Dores
Os candidatos a prefeito de Juazeiro do Norte, Manoel Santana (PT) e Raimundo Macedo (PMDB), acompanharam, junto aos milhares de devotos locais e romeiros, a procissão de Nossa Senhora das Dores, padroeira do município, pelas ruas do Centro e bairros vizinhos.
O candidato do PMDB, Raimundo Macedo, aproveitou o momento para fazer contatos com a população ainda na concentração. Já o candidato do PT, Manoel Santana, preferiu esperar a saída da procissão em frente a uma residência próxima a matriz. Os dois candidatos falaram a nossa reportagem sobre a importância das Romarias para a economia local e que deve ser melhorado para os próximos anos.
Para Raimundo Macedo, além dos recursos, a romaria tem como finalidade empregar as pessoas. “A romaria é, na verdade, uma indústria de emprego e renda. Não é só o dinheiro que o romeiro deixa aqui, mas também o aquecimento da economia com os empregos gerados nessa época,” disse.
Sobre o futuro, Raimundo Macedo, destacou que a romaria tem que ser bem cuidada. “Existem pessoas revoltadas, porque são multadas nessa época. Se for eleito vou fazer um decreto que, no período da romaria, as multas serão apenas educativas,” concluiu.
Para Manoel Santana, a romaria é o momento em que todo o comercio, tanto ambulante, quanto fixo aquece suas vendas e isso faz girar recursos no município. Sobre as ações de melhoramento para o futuro, Santana disse que as romarias serão transformadas em eventos cada vez mais fortes. “Vamos dar mais visibilidade no nordeste e no Brasil. Para isso, intensificaremos a divulgação em todos os eventos que incluem Juazeiro no roteiro do turismo religioso nacional e internacional,” disse.
Santana destacou ainda, que a construção do teleférico será um atrativo a mais para fortalecer as romarias de Juazeiro. “Além disso, a transmissão da Missa do dia 20 para todo o nordeste deve incentivar pequenas romarias a cada mês na cidade,” disse.
Os dois candidatos caminharam acompanhados de políticos, militantes e simpatizantes. Raimundo Macedo foi acompanhado pelo vice, Luiz Ivan e pelo deputado federal Arnon Bezerra (PTB). Manoel Santana caminhou na companhia do vice, Atson Salviano e dos deputados José Guimarães (PT), Manoel Salviano (PSD) e Camilo Santana (PT). O candidato do PSOL, Demontieux Fernandes não foi visto e sua assessoria não soube dizer se o candidato compareceria ou não a procissão.
sábado, 15 de setembro de 2012
Debate no Crato termina antes do previsto
O terceiro debate realizado nesta sexta-feira (14), a partir das 15h00, com os candidatos a prefeito do Crato, no Palácio do Comercio foi encerrado antes do previsto. Planejado para quatro blocos, o debate foi encerrado ainda durante o segundo bloco devido a insistente manifestação das militâncias partidárias durante a fala dos candidatos.
Antes do encerramento foi feita uma suspensão para tentar acalmar os ânimos e fazer com que os coordenadores se comprometessem a “segurar” os militantes que lotavam o auditório. A tentativa causou grande confusão e acabou não surtindo efeito. Foi geral a opinião de que todo o desconforto foi gerado após a liberação, pela coordenação, da entrada livre ao interior do auditório. Cada candidato teve acesso a 17 credenciais, o que, acabou não sendo exigido na entrada.
Após o encerramento prematuro do debate, os candidatos fizeram avaliações sobre o acontecido. O petista Marcos Cunha destacou a metodologia diferente, mas lamentou a atitude das pessoas presentes. Ele disse ainda que em todo debate existe a critica e que isso é legitimo e democrático, mas nunca pode ser de forma agressiva e pessoal. “A responsabilidade do candidato é muito grande e num espaço como aquele, poderia ter acontecido uma tragédia, o que, felizmente não aconteceu,” disse.
O candidato do PSB, Sineval Roque, exemplificou os dois primeiros debates como sendo um espaço que teve as regras respeitadas pelas coordenações e candidatos. “Nós cumprimos as regras e trouxemos apenas 17 pessoas, mas se soubéssemos que o critério não seria obdecido, teríamos trazido nossa militância,” disse.
Para Cícero França, candidato do PV, o grande número de militantes presentes acabou fugindo ao controle dos candidatos. “As manifestações mais agressivas, infelizmente, impossibilitou que o mediador continuasse,” disse.
O candidato do PMDB, Ronaldo Matos, não falou sobre o encerramento prematuro e pediu desculpas ao povo do Crato por não ter comparecido, por motivo de força maior, aos primeiros debates. Ronaldo avaliou o debate como positivo, pela discussão do meio ambiente. “O Crato tem que mudar essa face na preservação do meio ambiente. Temos que acabar com o lixão a céu aberto e criar cooperativas para gerar renda,” disse.
O debate foi coordenado pelo radialista e ambientalista Ed Alencar, mediado pelo radialista e advogado Lucion Oliveira e antecedido por minipalestras dos técnicos William Brito, Nivaldo Soares e Iarley Brito, que ao final de suas falas deixaram questionamentos aos candidatos.
sexta-feira, 14 de setembro de 2012
Agenda dos candidatos para 14 de setembro
Crato
Ronaldo Matos (PMDB)
Pela manhã, às 8h00, o candidato do PMDB fez visitas e reunião com lideranças no Sítio Luanda. À tarde (12h00), almoça com moradores do Bairro Granjeiro. Às 14h30, participa de debate na Associação Comercial e Industrial do Crato. À noite (19h00) faz comício no Bairro Pinto Madeira.
Cícero França (PV)
Nos períodos da manhã e tarde o candidato do PV não tem agenda de campanha. À noite, com concentração às 16h00, faz comício no Bairro do Seminário.
Sineval Roque (PSB)
Pela manhã, 9h00, o candidato do PSB participa de debate no Colégio Externato 5 de Julho. À tarde (15h30), participa de debate na Associação Comercial do Crato.
Marcos Cunha (PT)
Pela manhã, a partir das 9h00, o candidato do PT participou de debate no Externato 5 de Julho. À tarde (15h00), participa de debate no Palácio do Comercio. À noite (18h00), faz caminhada e panfletagem no Seminário.
Juazeiro do Norte
Raimundo Macedo (PMDB)
Nos períodos da manhã e tarde, o candidato do PMDB não teve agenda de campanha. À noite (19h00), participa de ato religioso (renovação) na rua Miguel Pedro Brito, 102, Bairro Pio XII. Às 20h00, faz reunião com os Pastores da OMEC no Hotel Verdes Vales.
Demontieux Fernandes (PSOL)
Pela manhã, a partir das 9h00, o candidato do PSOL fez panfletagem no Bairro Salesiano. À tarde (17h00), faz panfletagem na Vila São Francisco. À noite (19h30), participa de entrevista com pastores da OMEC no Hotel Verdes Vales.
Manoel Santana (PT)
Pela manhã, a partir das 9h00, o candidato do PT fez visitas no Bairro Pedrinhas. À noite (21h00), participa de debate com pastores da OMEC, no Hotel Verdes Vales.
Os outros candidatos não enviaram agenda para divulgação. (As agendas podem ser enviadas para o e-mail: madson.vagner@gmail.com).
EM ARARIPE CANDIDATO IMPUGNADO FAZ CARREATA
Parece inusitado, mas é verdade. O candidato a vereador Cícero de Deus (PSD), atual presidente da Câmara e principal aliado do prefeito e candidato a reeleição Dr. Germano (PSD), realizou carreata para reafirmar sua candidatura. O problema é que ele está impugnado pela Justiça Eleitoral. O pedido de impugnação foi feito pelo Ministério Público por rejeição das contas, recebendo condenação unanime pela Corte. O relator do processo foi o juiz Raimundo Nonato Silva Santos, da 68ª Zona Eleitoral. Vá entender esses candidatos!
ADESÃO AO PREFEITO SANTANA
Quem anunciou adesão à reeleição do prefeito Manoel Santana, foi o ex candidato a prefeito do Juazeiro, Alcymar Monteiro (PDT). A notícia foi dada pelo prefeito Manoel Santana. Alcymar desistiu da candidatura, segundo ele, por falta de apoio partidário e político local. O ex-candidato passou um tempo fora da cidade e retornou soltando o verbo contra seu partido. E agora, mesmo tendo gravado para Raimundão, Alcymar anuncia apoio a Santana. Parece que voltou para revolucionar suas posições.
RECLAMAÇÃO DE COMPRA DE VOTOS EM JUAZEIRO
É impressionante a quantidade de reclamações, nos bastidores, sobre candidatos que estão fazendo compra de votos. As denuncias são de que, tem candidato oferecendo R$ 100,00 para colar cartaz na residência e mais R$ 50,00 por voto existente na casa. A situação deve se agravar com a proximidade do dia 7 de outubro. Tem gente ameaçando filmar e exibir em praça pública a atitude dos candidatos infratores. É bom a justiça fiscalizar para inibir a prática e evitar maiores problemas de conflitos.
CRATO INVESTINDO EM DEBATES
A eleição do Crato parece ter agora mais uma arma, os debates. Só hoje são dois na cidade. O Externato 5 de Julho e o Palácio do Comercio são os palcos da boa iniciativa. Ouvir os candidatos e suas propostas deve ser o principal diferencial na hora da escolha do futuro prefeito. É só ter cuidado com a isenção dos promotores e o resto deve ficar por conta da população decidir quem venceu e quem perdeu os debates.
Pesquisa IBOPE: Raimundão lidera, mas Santana e Demontieux crescem
O Ibope/Sistema Verdes Mares realizou mais uma pesquisa de opinião para a prefeitura de Juazeiro do Norte. O candidato do PMDB, Raimundo Macedo, continua na liderança com 55% das intenções de votos. O candidato à reeleição pelo PT, Manoel Santana, aparece com 26% das intenções, seguido por Demontieux Fernandes (PSOL) com 9%.
A pesquisa ouviu ainda os eleitores sobre a rejeição aos candidatos. Manoel Santana tem 51% de rejeição, enquanto Raimundo Macedo tem 27% e Demontieux tem 22% de rejeição. Entre os entrevistados, 9% votariam em qualquer um dos candidatos e 4% não souberam ou não quiseram responder.
A pesquisa foi divulgada na noite de ontem, quinta-feira (13), e mostrou ainda que 3% dos entrevistados votariam em branco ou anulariam o voto, e outros 8% não souberam ou não quiseram responder. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e ouviu, nos dias 10 e 11, 504 eleitores com margem de erro de quatro pontos para mais ou para menos.
Um cai, dois sobem
Na verdade, o resultado da pesquisa aponta que o candidato do PMDB, Raimundão, cai 9%, enquanto Manoel Santana sobre 10% e Demontieux Fernandes sobe 2%. A primeira pesquisa do Ibope para Juazeiro, divulgada no dia 13 de setembro, mostrou que Raimundão tinha 63% das intenções de votos, Santana 16% e Demontieux 7%. Entre as duas pesquisas o que não se alterou foi os 8% dos que não souberam responder e os 3% dos que votariam em branco ou anulariam o voto.
O problema para Santana e Demontieux é que a queda de Raimundão e os seus avanços, não foram suficiente para que eles se aproximassem. A diferença na primeira pesquisa, entre Raimundão e Santana, segundo colocado, era de 47%. Agora essa diferença está em 29%. Ou seja, a diferença caiu, mas ainda é muito grande.
O candidato do PSOL, que na primeira pesquisa apareceu com 7%, o que causou grande expectativa, não conseguiu repetir o mesmo desempenho nessa última pesquisa. Ele subiu apenas 2%, se mantendo dentro da margem de erro. O resultado o coloca, teoricamente, fora da disputa.
As polêmicas ficaram por conta dos bastidores, onde vários resultados foram anunciados, antecipando-se aos números oficiais. Mas, a verdade é que ninguém acertou e, a partir de agora, novas especulações devem surgir até divulgação da próxima pesquisa.
Certo mesmo, é que a campanha do prefeito Manoel Santana terá o grande desafio de diminuir mais ainda a diferença e apostar tudo nos últimos dias. Agora é esperar a próxima pesquisa.
quinta-feira, 13 de setembro de 2012
FALTA NO POTE, MAS TEM NA PISCINA
Em Nova Olinda, enquanto tem gente sem água, até para beber e cozinhar, o único carro pipa do município está muito ocupado enchendo a piscina de um dos secretários do governo do prefeito Afonso Sampaio. A denúncia foi feita ontem pelo candidato da oposição Gerlânio Sampaio, durante reunião no sítio Pedra Branca. Se a denuncia estiver correta, parece que o prefeito Afonso perdeu a noção das prioridades do povo.
MARQUINELIO FORA OUTRA VEZ
NOVO MINISTRO NO STF
O senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) fez a leitura da mensagem encaminhada ao Senado, pela presidente Dilma Rousseff. Ela indica o ministro do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), Teori Zavascki, para ocupar vaga no Supremo Tribunal Federal. Durante a leitura, Eunício ainda informou que a sabatina do indicado deverá ocorrer em breve.
Agenda dos candidatos para 13 de setembro
Crato
Ronaldo Matos (PMDB)
Pela manhã, às 8h00, o candidato do PMDB fez reunião com equipe de produção da campanha. À tarde (12h00), faz visita e almoça no Baixio. Às 16h00, faz reunião equipe da campanha. À noite (19h00), faz visita ao Rotary Clube do Crato. Às 20h00, participa do “Motivação CGM”.
Sineval Roque (PSB)
Pela manhã o candidato do PSB não teve agenda de campanha. À tarde (16h30), faz caminhada na Rua do Cruzeiro, Bairro Pinto Madeira, com concentração próxima a igreja de São Francisco.
Marcos Cunha (PT)
Pela manhã, a partir das 8h00, o candidato do PT fez panfletagem na Vila Torta, Seminário. Às 10h00, panfletagem no Bairro Pinto Madeira. À tarde (16h00), faz caminhada no Seminário. À noite (19h00), reunião na Vila Torta.
Juazeiro do Norte
Raimundo Macedo (PMDB)
Pela manhã (7h00), o candidato do PMDB tomou café da manhã na Rua Maria dos Santos Rodrigues, 525, Bairro Betolândia. À tarde (15h00), faz reunião na Ms Jóias. Às 16h00, faz reunião política na Rua Francisco Galvão Pereira, 160, Bairro Vila Nova. Às 17h00, faz reunião acompanhado do vereador Nivaldo. À noite (18h00), faz reunião política na Vila São Gonçalo.
Demontieux Fernandes (PSOL)
Pela manhã, a partir das 8h00, o candidato do PSOL fez panfletagem na Rua da Matriz. À tarde (17h00), faz reunião (Esquina do Trabalhador), na Praça da Bíblia, Bairro Romeirão.
Manoel Santana (PT)
Pela manhã, a partir das 8h30, o candidato do PT fez visitas no Bairro Triângulo. À tarde (15h00), faz reunião com Diretores do Centro de Atendimento Toxicológico, na Avenida Leão Sampaio, 1392, Lagoa Seca. Às 17h30, faz caminhada no Bairro Triângulo, com concentração na Rua Clotilde Mota com Rua Engenheiro José Batista, e comício na Rua Valdemira Ribeiro Lima, 518 A. À noite (19h00), faz reunião no Bairro Pio XII, Rua Antônio Dias, nº 56.
Os outros candidatos não enviaram agenda para divulgação. (As agendas podem ser enviadas para o e-mail: madson.vagner@gmail.com).