sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Ceará: Candidatos ao governo podem se encontrar no Cariri

O candidato petista ao governo do Estado, Camilo Santana, deve cumprir agenda de campanha na região do Cariri nesta sexta-feira (29). O candidato faz caminhas e carreatas nos municípios de Aurora, Barro, Farias Brito e Várzea Alegre.

Já o candidato do PMDB, Eunício Oliveira, cumpre agenda no município de Várzea Alegre, no Cariri, e mais Acopiara e Quixelô, na vizinha região Centro Sul. O detalhe é que os dois candidatos cumprem agenda em Varzea Alegre. Vamos aguardar o que acontece.

População de Juazeiro do Norte foi a que mais cresceu no Cariri

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nessa quinta-feira (28), as novas estimativas populacionais. No Cariri, o município de Juazeiro do Norte, foi o que mais cresceu. A terra do Padre Cícero saiu de cerca de 249 mil habitantes, em 2010, para 263 mil em 2014. Um crescimento de 13,7 mil habitantes nos últimos quatro anos.

Entre os municípios que menos cresceram se destaca Santana do Cariri, com um acréscimo de apenas 287 pessoas. Já os municípios de Farias Brito e Porteiras, tiveram crescimento negativo, ou seja, perderam moradores. Segundo o IBGE, os municípios tiveram um decréscimo de 70 pessoas.

Coluna Chapada - Jornal do Cariri - 26 de agosto de 2014

MP de olho nos fantasmas

O Ministério Público do Estado do Ceará, em Juazeiro do Norte, está concluindo uma investigação sobre empresas fantasmas na região do Cariri. A denúncia é que essas empresas de fachada são criadas apenas para faturar propina em licitações. Elas não têm sedes nem funcionários. Existem apenas por um CNPJ e uma pessoa que viaja a região atrapalhando processos licitatórios. Além das empresas fantasmas que, vale salientar, servem ainda para negociar notas frias, o Ministério Público investiga empresas que têm em seu contrato social vários serviços. Algumas vão de promotoras de festas a construtoras, passando por administração e contratação de mão de obra. A desconfiança é que elas servem de apoio a prefeitos corruptos. A investigação é necessária, vamos aguardar os resultados.

Vandevelder com prestigio em alta

Quem está com o prestígio em alta com Cid Gomes é o prefeito de Farias Brito, Vandevelder Freitas. Ele foi convocado para uma conversa com o governador que o responsabilizou para unificar sua força política com a do PT local. Tudo em prol da candidatura do, também, petista Camilo Santana. Vandevelder conseguiu! A relação era difícil em consequência de rivalidades criadas em várias disputas municipais. Vandevelder e o grupo petista devem subir no mesmo palanque. Petistas e socialistas se uniram em Farias Brito em nome dos projetos estadual e nacional. Agora a dúvida é se a aliança tem possibilidade de permanecer para a eleição municipal. Os petistas mais radicais garantem que não. Já o grupo do prefeito não vê objeção na continuação. É esperar para ver!

Jardim sem nepotismo

Apesar da prefeita de Jardim, Analeda Luz, não ter recebido qualquer recomendação ou notificação da Justiça sobre as denúncias de nepotismo, ela garante que se antecipou e autorizou a revisão de todas as nomeações. Foram revistos cargos comissionados e contratos para que se adéquem a Lei que trata do nepotismo. A prefeita ressalta que não há, portanto, nada que se falar sobre prática de nepotismo na sua administração. O detalhe é que Analeda usou como base para as exonerações, um Decreto do STF e não a nova lei aprovada na Câmara. Segundo a prefeita, os cargos de secretários são considerados como agentes políticos e não se enquadram na Lei Federal. Resta saber como se comportará a Câmara diante da decisão. Mas, na verdade, a atitude já pode ser considerada um avanço!

Vira-vira em Assaré

Quem se surpreendeu, na última semana em Assaré, foram os correligionários do prefeito Samuel Freire. Os petistas da terra do Patativa viram o ex-prefeito Oliveira Filho declarar apoio a Eunício. O problema é que Oliveira já havia conversado e prometido o apoio a Camilo, graças a articulação de Samuel. Agora, com a virada de Oliveira, os dois aliados devem ficar de lados opostos em todas as candidaturas. A chapa de Oliveira bate de frente com a de Samuel. Exemplo disso são as candidaturas a deputado estadual. Samuel insiste com Sineval Roque, enquanto Oliveira vai com Anderson Palácio. Há quem diga que esse é o confronto para mostrar força. Será o raio-x para saber quem tem mais votos no município. A divisão pode deixar seqüelas para as eleições municipais.

Tudo junto em Altaneira

Em Altaneira, diferente de Assaré, até os opostos devem se atrair nos próximos dias. É grande a expectativa para o anúncio do prefeito Delvamberto Soares sobre o apoio a candidatura do peemedebista Eunício Oliveira. Delvamberto ainda está fechado com a candidatura de Camilo Santana, mas, segundo informações seguras, ele espera apenas o resultado da próxima pesquisa para fazer o anúncio. A mudança de Delvamaberto deve acontecer também na proporcional. O prefeito vai trocar Sineval Roque por Daniel Oliveira na disputa estadual. O problema é que o ex-prefeito Antônio Dorival, que já estava com Eunício, não está gostando nada. A unificação deve virar uma dor de cabeça para a coordenação de Eunício. Afinal, é preciso decidir quem coordena a campanha do peemedebista em Altaneira. Vamos esperar!

A disputa em Altaneira

Mas, quem pensa que em Altaneira não terá disputa está redondamente enganado. O confronto entre o prefeito Delvamberto e o ex-prefeito Dorival deve acontecer nas disputas proporcionais. Dorival já reuniu por duas vezes suas lideranças para anunciar seus candidatos. Ele vai com o tucano Raimundo Gomes de Matos, para federal, e Júlio Cesar Filho, do PTN, para estadual. Já Delvamberto, além de Daniel Oliveira, vai de Genecias Noronha, para federal. O detalhe é que Júlio Cesar Filho e Raimundo Gomes de Matos, juntos, não tiraram 10 votos em Altaneira nas últimas eleições. Ou seja, além de brigar contra a “máquina”, Dorival terá que fazer milagre para dar votos aos seus candidatos que até agora passaram despercebidos na cidade. Parece que, pelo menos, nesse instante Delvamberto leva vantagem.

Enquanto isso...

... Em Campos Sales, o prefeito Moésio Loiola resolveu atender aos reclames da vereadora Ivete Fortaleza. A ex-parlamentar foi literalmente abandonada pelo prefeito depois que teve o mandato suspenso pelo TSE. Ivete foi nomeada secretária de Agricultura do Município. Pelo menos, por enquanto, a crise diminuiu e Ivete está feliz.

... De olho no movimentado e potencializado mercado do turismo religioso do Cariri, o vereador Juracildo Fernandes sugeriu à Câmara de Santana do Cariri a construção de uma Praça do Romeiro em frente ao Memorial a Benigna Cardoso. Apesar da Câmara não poder sugerir gastos a prefeitura, a prefeita Danieli Machado gostou da ideia.

... Ainda em Santana do Cariri, um acidente envolvendo um carro que transportava estudantes deve movimentar a Câmara. O Transporte Escolar era feito por uma D-20 que atropelou e matou uma criança de 4 anos. O tema deve girar na qualidade do transporte escolar e na falta de qualificação dos motoristas terceirizados. Promete!

... Nessa semana quem alertou os funcionários municipais de Baixio sobre seus direitos foi o vereador Sérgio Maurílio. Ele usou a tribuna para falar sobre uma Lei de 2009 que garante a todos os servidores efetivos do município um reajuste de 1% por cada ano de serviço prestado. O alerta é bem vindo!

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Ibope divulga pesquisa sobre disputa presidencial

O Ibope divulgou, nessa terça-feira (26), mais uma pesquisa sobre a disputa para a presidência da República. O nível de confiança da pesquisa é de 95%, com uma margem de erro de dois pontos para mais ou para menos.

Dilma Rousseff (PT) lidera com 34%, seguida por Marina Silva (PSB) que aparece com 28%. Em seguida vêm Aécio Neves (PSDB) com 19%, Luciana Genro (Psol) com 1% e Pastor Everaldo com 1%. Os outros candidatos, Eduardo Jorge (PV), Eymael (PSDC), Levy Fidélix (PRTB), Mauro Iási (PCB), Rui Costa Pimenta (PCO) e Zé Maria (PSTU), não pontuaram. Brancos e nulos somaram 7% e não souberam 8%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 23 e 25 de agosto, com 2.506 entrevistados em 175 municípios. A pesquisa está registrada no TSE sob o protocolo nº BR-00428/2014 e foi divulgada no site Globo.com.

Esta é a primeira pesquisa para presidente realizada pelo Ibope com a inclusão do nome de Marina Silva no lugar de Eduardo Campos, falecido no último dia 13 de agosto em um acidente aéreo.

Agenda dos candidatos ao governo do Ceará para quarta 27 de agosto

Ailton Lopes (Psol)
5h – Panfletagem e conversa com os trabalhadores da Grendene calçados (Crato)
8h – Reunião com apoiadores (Jardim)
11h – Panfletagem e conversa com os estudantes do Colégio Amélia Xavier (Juazeiro)
15h – Roda de Conversa com juventude na Praça Siqueira Campos (Crato)
18h – Panfletagem e conversa com os estudantes da URCA (Crato)
19h – Roda de Conversa na comunidade Rabo da Gata (Crato)

Camilo Santana (PT)
9h – Reuniões Internas
19h30h – Encontro com Trade Turístico no Hotel Romanos (Fortaleza)
20h – Diálogos na Tenda – “Para avançar na saúde” (Comitê Central)

Eliane Novais (PSB)
6h30 – Panfletagem na Companhia Siderúrgica do Pecém (Fortaleza)
18h – Gravação para programa de TV

Eunício Oliveira (PMDB)
Não divulgada até a publicação desta matéria

(Com informações das assessorias).

Governo do Estado inaugura Samu no Crato e Ciops em Juazeiro

Foi inaugurado nessa terça-feira (26), no município do Crato, mais uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A unidade cratense do Samu, contará com duas ambulâncias, sendo uma equipada com UTI; além de uma equipe com sete deles médicos, sete enfermeiras e 10 técnicos de enfermagem.

Estiveram presentes a inauguração, o governador Cid Gomes (Pros), e o secretário de Saúde do Estado, Ciro Gomes. Representaram o prefeito do Crato, Ronaldo Mattos (PMDB), a primeira-dama, Gilvania Mattos, e a Secretária de Saúde, Aline Franca.

A instalação do Samu é uma parceria entre a administração cratense e os governos estadual e federal. Além do Crato, mais 11 municípios passam a contar com uma base do Samu, equipada com uma ambulância. Ainda, no Cariri, as regionais de Brejo Santo e Campos Sales também passarão a contar com o serviço.

O governador do Estado, Cid Gomes, destacou a importância da nova unidade no atendimento à população, com profissionais treinados e qualificados. Já a secretária Aline Franca, ressaltou o fortalecimento da rede de atendimento de urgência e emergência, reduzindo o tempo de resposta para os atendimentos.

Em Juazeiro do Norte

O governador Cid Gomes, inaugurou a nova Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops). O serviço, que já atendia toda região do Cariri, recebeu uma estrutura mais moderna e melhor equipada.

A nova Ciops contará com um efetivo de 38 servidores, entre tele-atendentes, operadores, monitores e coordenadores, sob a organização da Secretaria da Segurança Pública e Defesa da Social do Ceará.

O Ciops atenderá através do número 190, integrando o atendimento emergencial das Polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal; Corpo de Bombeiros, Perícia Forense, Defesa Civil e SAMU.

Ciro confirma agenda para o Cariri

Quem confirmou agenda no Cariri para esta semana foi o ex-ministro Ciro Gomes, atual secretário de Saúde do Estado. A informação é que várias lideranças da região já estão sendo contatadas para a conversa.

Principal articulador da campanha do petista Camilo Santana, candidato do governador Cid Gomes, seu irmão, Ciro deve reunir prefeitos, vereadores e lideranças no Crato Tênis Clube na próxima quinta-feira (28), a partir das 18 horas.

Segundo informações, a ordem é organizar a campanha em toda a região, traçar novas estratégias, garantir o apoio que já existente e convencer novos. Ou seja, o articulador vem para alavancar a campanha do petista Camilo.

Arnon abraça campanha de Anderson Palácio

O deputado federal e candidato a reeleição Arnon Bezerra (PTB) assumiu na última semana a parceria com o jovem candidato a deputado estadual Anderson Palácio (PSDC). Segundo a coordenação da campanha de Anderson a parceria foi fechada ainda no dia 8 deste, em reunião no Comitê Central, no Novo Juazeiro. A ideia é que os candidatos marchem juntos nas cidades de Juazeiro do Norte e Crato.

O candidato Anderson Palácio conversou, por telefone, e disse da sua alegria de estar ao lado do deputado Arnon nessa campanha. Para Anderson esta é a oportunidade de fazer uma parceria forte em prol do Cariri. “O Cariri é bem representado na Câmara Federal, mas, na Assembleia ainda deixa a desejar. O apoio do deputado Arnon é importante para que possamos ter êxito na pretensão de poder representar bem o Cariri,” disse Anderson.

O deputado Arnon Bezerra, ressaltou a juventude e as boas ideias contidas no discurso de Anderson. Para ele, o Cariri precisa de sangue novo na Assembleia e o nome de Anderson tem uma boa aceitação da população. “É uma proposta nova. E isso, coaduna com o nosso pensamento de buscar sempre o novo. Falo de ideias, e nisso nossa campanha se parecem em muito,” disse Arnon.

Vereador petista nos braços de Eunício

Em uma reunião realizada na última semana no Hotel Verdes Vales, em Juazeiro do norte, o vereador barbalhense e petista, Ernandes Garcia, declarou apoio ao candidato peemedebista ao governo do Estado, Eunício Oliveira. A reunião foi comandada pelo principal articulador de Eunício, o vice-prefeito de Fortaleza Gaudêncio Lucena.

Na linha de frente da conversa o vereador Rildo Teles (PSL), um dos principais articuladores de Eunício em Barbalha. Ernandes prometeu subir no palanque e se pronunciar favorável ao peemedebista.

Os envolvidos na articulação não confirmam, mas a virada pode ter sido motivada pela falta de diálogo com o prefeito Zé Leite (PT). A mudança do petista é avaliada como um preço alto a ser pago pela campanha do petista Camilo Santana.

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Agenda dos candidatos ao governo do Ceará para esta terça 26 de agosto

Ailton Lopes (Psol)

8h30 – Panfletagem e conversa com a população na Rua São Pedro, em Juazeiro
12h30 – Entrevista na Radio Pe. Cícero 104,9 FM
14h30 – Visita à Casa São Francisco  em Barbalha e panfletagem no centro
17h – Esquina dos Trabalhadores na Praça da Estação, em Juazeiro do Norte
18h – Panfletagem e conversa com os estudantes da Faculdade Leão Sampaio (Campus Lagoa Seca – Juazeiro do Norte)
21h – Panfletagem e conversa com os estudantes da UFCA de Juazeiro

Camilo Santana (PT)

8h30 – Encontro com o Reitor Jackson Sampaio e Diretoria da Uece
10h – Reuniões Internas
20h30 – Diálogos na Tenda –Comitê Central

Eliane Novais (PSB)

7h – Panfletagem na entrada dos alunos da Estácio FIC
9h – Sessão plenária na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará
14h – Visita ao Lar da Criança Domingos Sávio, Vila União
19h – Inauguração do comitê e lançamento da candidatura a Deputado Federal de Almir Sousa, na Serrinha

Eunício Oliveira (PMDB)

Grava programa eleitoral

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Aécio minimiza subida de Marina

O candidato tucano Aécio Neves, durante caminhada no Rio de Janeiro, nessa segunda-feira (25), falou que o desempenho de Marina Silva nas pesquisas é fruto de “onda” e deve passar em breve. Aécio avalia que voltará ao segundo lugar nas pesquisas em cerca de 15 a 20 dias.

Enquanto Aécio minimiza o desempenho de Marina, outras lideranças do PSDB atacam a candidata do PSB. O vice de Aécio, o tucano Aluysio Nunes, deu declarações dizendo que a candidata “é uma incógnita”, “um improviso”. A nova pesquisa Ibope sobre a corrida presidencial deve ser divulgada nesta terça-feira (26).

Pernambuco: Lula recepciona Dilma em Petrolina para gravar programa

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva surpreendeu as lideranças pernambucanas, na última semana, ao se adiantar à candidata Dilma Rousseff (PT) na cidade de Petrolina. Lula desembarcou 15 minutos antes de Dilma no Aeroporto Senador Nilo Coelho e se juntou as autoridades locais na recepção à petista que concorre a reeleição ao Planalto.

Dilma desembarcou às 10h00 e, junto ao o ex-presidente Lula, antes de embarcarem para o município de Cabrobó, fez questão de ir ao hall de entrada do aeroporto cumprimentar o público que os aguardava.

Dilma cumpriu agenda nos municípios de Cabrobó e Fleresta, em Pernambuco, e Paulo Afonso, na Bahia. A candidata visitou obras do Projeto de Integração do São Francisco e gravou para o programa eleitoral gratuito. Em Cabrobó, Dilma vistoriou o Eixo Norte das obras de integração.

No município de Floresta Dilma e Lula, almoçaram e tiraram fotos com operários das obras e gravaram para a propaganda eleitoral na primeira estação de bombeamento do Eixo Norte do São Francisco. No município, os petistas visitaram, ainda, o Eixo Leste das obras.

Dilma e Lula encerraram a agenda no Nordeste com uma visita a uma comunidade rural do município baiano de Paulo Afonso. Por volta das 18h00, os dois petistas embarcaram para Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Agenda dos candidatos ao governo do Ceará para esta segunda 25 de agosto

Ailton Lopes (Psol)
Reuniões internas.

Camilo Santana (PT)
8h – Encontro com empresários.
À tarde – Reuniões internas.

Eliane Novais (PSB)
7h – Panfletagem na entrada dos alunos da FA7.
14h – Entrevista na Rádio Assunção AM 620.

Eunício Oliveira (PMDB)
Não informada.

(Com informações das assessorias).

Agenda dos candidatos a presidência nesta segunda 25 de agosto

Luciana Genro (PSOL)
Poto Alegre (14h30) - Almoço com o professor da USP Vladimir Safatle e com o candidato a governador do RS, Roberto Robaina.

Marina Silva (PSB)
São Paulo (14h00) – Bienal do Livro

Mauro Iasi (PCB)
Rio de Janeiro (10h00) - Apresentação de programa de CT&I na  Academia Brasileira de Ciências. 
(16h00) -Twitter Can com internautas, na sede nacional do PCB.
(19h00) - Debate a Esquerda nas Eleições Gerais, na Faculdade de Serviço Social.

Pastor Everaldo (PSC)

Rio de Janeiro (14h00) – Reunião da coordenação de campanha.

Aécio Neves (PSDB)
Rio de Janeiro (10h30) - Caminhada na Rua da Alfândega. Antes, concede entrevista à Rádio da Saara.

Eduardo Jorge (PV)
São Paulo - Grava programas de TV e rádio e se reúne com a equipe de coordenação da campanha

Rui Costa Pimenta (PCO), Zé Maria (PSTU), Dilma Rousseff (PT), Eymael (PSDC) e Levy Fidelix (PRTB), não divulgaram agenda.

Nicole oficializa apoio a Camilo

A empresária Nicole Barbosa confirmou, nesta segunda-feira (25), sua adesão à campanha do petista Camilo Santana. Nicole foi anunciada, durante toda a pré-campanha, como a pré-candidata do PSB ao Governo do Estado. Nos últimos dias seu nome foi trocado pelo da deputada estadual Eliane Novais.

Durante encontro com candidato petista, na manhã de hoje, em sua casa, Nicole disse que Camilo é o melhor caminho para o Ceará. Para ela, Camilo está comprometido com o estado e o que melhor representa o povo.

Apesar de declarar apoio ao candidato petista no Ceará, a empresária avisa que não votará em Dilma Rousseff. Sua candidata à presidência da República é Mariana Silva, que concorrerá pelo PSB.

(Com informações do site Ceará News 7).

Padre Reginaldo Manzotti abre festa da padroeira do Crato

Uma multidão de fiéis, devotos de Nossa Senhora da Penha, acompanhou a abertura da festa em homenagem a padroeira da cidade do Crato, na sexta-feira, 22 de agosto. O evento começou com uma carreata pelas principais ruas e bairros do município. Chegando à Praça da Sé, os devotos foram recebidos pelo Padre Reginaldo Manzotti, que abriu os festejos.

O padre Cantou algumas de suas músicas e exortou os fiéis a serem mais ativos em suas comunidades paroquiais. A festa de Nossa senhora da Penha vai até o dia 1º de setembro.

Já no sábado, a partir da 19h30 o Padre Reginaldo participou do show “Evangelizar é Preciso Cariri”, na Praça dos Romeiros, em Juazeiro do Norte. O show, que acontece pela segunda vez no Cariri, reuniu milhares de pessoas.

domingo, 24 de agosto de 2014

Câmara de Juazeiro aprova orçamento impositivo para vereadores

A Câmara de Juazeiro do Norte aprovou nessa quinta-feira (21), em votação de segundo turno, durante sessão ordinária, emenda a Lei Orgânica do Município, instituindo o Orçamento Impositivo para os vereadores. O projeto de autoria da mesa Diretora da Casa, proposta pelo presidente, vereador capitão Vieira Neto (PTN), prevê um percentual de 1,2% do orçamento anual do município, hoje, cerca de R$ 200 mil para a indicação de cada parlamentar.

O presidente Capitão Vieira, destacou que o vereador não terá poder de executar. Segundo explicou os parlamentares poderão indicar onde os valores deverão ser aplicados, mas quem fará a obra é o município. “Dessa forma os vereadores participarão efetivamente da alocação dos recursos do município. Com isso, saímos do campo apenas do requerimento, onde ficamos pedindo e nem sempre somos atendidos,” disse Vieira.

Capitão Vieira observou ainda que a medida deve diminuir a tensão entre oposição e situação, deixando mais justa a divisão dos benefícios vindos do Executivo. A proposta, aprovada por unanimidade, se assemelha a outras emendas já aprovadas em Assembleias Legislativas e na Câmara dos Deputados, em Brasília.

A matéria segue para sansão do prefeito Raimundo Macedo e deve ser colocada em prática a partir de janeiro de 2015.

Presidência volta a ser questionada

A vereadora Auricélia Bezerra (PSL) voltou a questionar o presidente Capitão Vieira com relação ao aluguel de máquinas copiadoras. Segundo a vereadora o valor praticado é muito elevado para a qualidade do equipamento. Capitão Vieira rebateu dizendo que já recebeu o contrato de outras gestões e que não é contratado máquina e sim o serviço completo.

 A vereadora questionou ainda o fato da Casa contar com cinco profissionais de digitação em seu quadro e contratar uma empresa para fazer digitalização de documentos. “Não sei como se tem tanta gente a disposição e se paga R$ 4 mil a uma empresa para fazer um serviço semelhante,” disse Auricélia.

O presidente Capitão Vieira, disse que os funcionários são concursados e estão trabalhando. Disse ainda que se a vereadora tem alguma denúncia de funcionário que não trabalha que ela fundamente para que se abra um procedimento administrativo. Com relação  a sequência de questionamentos da vereadora, Capitão Vieira destacou que eles tem o objetivo de desestabilizar a gestão da Câmara por se tratar de um período pré-eleitoral para escolha da mesa.

Pronunciamento

O presidente da Associação das Pessoas com Deficiência Visual, Veríssimo Santos, usou a tribuna da Câmara para falar sobre a situação das pessoas com deficiência em Juazeiro do Norte. Veríssimo criticou a mobilidade urbana e a falta de interesse dos poderes constituídos (Executivo e Legislativo) em questões relacionadas as pessoas com deficiência.

Veríssimo Santos reivindicou, por exemplo, a instalação de semáforos sonoros e rampas de acesso a cadeirantes entre outros. Ele usou o exemplo da própria Câmara, onde cadeirantes não têm acesso ao primeiro andar do prédio.

O presidente da Associação dos Deficientes Visuais ressaltou que todos os dias nascem pessoas com deficiência e que isso deve ser levado em conta. Ele criticou ainda o comercio local pela colocação de mercadorias nas calçadas, o que, dificulta o transito de pessoas e a irresponsabilidade dos motoqueiros.

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Agenda dos candidatos ao Governo do Ceará para terça 20 de agosto

Ailton Lopes (PSOL)

(Fortaleza)
13h00 – Entrevista para telejornal
17h00 – Panfletagem na entrada da Faculdade FIC

Camilo Santana (PT)


(Fortaleza)
08h00 – Reuniões internas
18h30 – Entrevista para telejornal
19h30 – Diálogos na Tenda - Comitê Central

ELiane Novais (PSB)


(Fortaleza)
09h00 – Sessão plenária na Assembleia Legislativa
12h00 – Entrevista para programa de rádio
14h00 – Entrevista para telejornal
16h00 – Gravação para programa de TV

Eunício Oliveira (PMDB)


09h00 – Caminhada em Canindé
16h00 – Caminhada em São Benedito
19h00 – Caminhada em Croatá

(Com informações das assessorias de Imprensa)

Câmara de Juazeiro deve aprovar empréstimo de R$ 50 milhões

Mesmo sem saber ao certo como será aplicado o empréstimo de mais de R$ 50 milhões pretendido pelo prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macedo (PMDB), os vereadores da Câmara Municipal devem aprovar o Projeto de Lei que autoriza o valor. A avaliação é do vereador Cláudio Luz (PT) que acredita na atuação da maioria do prefeito na hora da votação.

O projeto foi protocolado na Câmara no último dia 6 de agosto, apresentado no plenário no dia 7 e enviado a Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização em 12 de agosto. A Lei Orgânica e o Regimento Interno dizem que os projetos devem ter tramite de, no mínimo, cinco dias, mas no caso do empréstimo, ainda não se sabe quando será apreciada pelo plenário da Casa. O vereador Cláudio Luz, presidente da Comissão, lembra que ainda não houve a reunião da comissão e por isso o projeto não poderá ser apresentado na sessão desta terça-feira (19).

Cláudio Luz pretende fazer uma audiência pública para ouvir a população sobre o empréstimo. Além disso, o vereador sugere um estudo minucioso antes de contratar o valor. Ele teme prejuízo à administração financeira do município e requer mais cautela. O vereador observa que, caso o projeto venha a plenário antes das reuniões da Comissão, ele vai contestar a legalidade da votação.

Mas essa não é a única polêmica que envolve o projeto do Executivo Juazeirense. No documento original enviado a Câmara, a previsão de que o recurso seria investido na “modernização da administração tributária e da gestão dos setores sociais básicos”, não convenceu a bancada de oposição. O próprio líder do prefeito, vereador Sargento Nivaldo (DEM), disse precisar aprofundar algumas informações sobre a aplicação do recurso.

Na quarta-feira (14), a Secretária de Gestão do município, Zarele Catonho Almeida, falou sobre o destino do empréstimo a ser feito junto ao Bando Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Ela reafirmou o desejo de modernizar a administração tributária para melhorar o sistema de arrecadação e, consequentemente, a arrecadação.

O detalhe é que Zarele previu que para a modernização serão necessários R$ 32 milhões, não os R$ milhões previstos no projeto. Sobre o restante do recurso, a secretária disse que o valor pode ser investido na administração financeiro-patrimonial, ambiental; além de pode melhorar as sedes da educação e da saúde.

Com a continuação da polêmica, o prefeito concedeu entrevista no dia 17, sexta-feira, dizendo que o projeto amarra até R$ 52 milhões, o que, segundo ele, não obriga a administração contrair todo o valor em empréstimo. “Esse projeto é apenas uma previsão. E nessa previsão está especificada a divisão dos valores para obras, para carros, treinamento de pessoal. Está tudo detalhado no projeto,” disse Raimundo Macedo, ressaltando que compete aos órgãos de fiscalização acompanhar a aplicação dos recursos.

Dois dias antes, a prefeitura enviou ofício à Câmara fazendo um adendo a mensagem. No documento o prefeito Raimundo Macedo ressalta a necessidade de aprimorar os serviços prestados e destaca que o dinheiro deve servir também para a reforma de prédios e melhoria das instalações com a aquisição de mobiliário, máquinas, equipamentos, veículos e serviços de tecnologia da informação.

O ofício veio acompanhado de planilha contendo a distribuição dos gastos. O detalhe é que a planilha veio com o timbre da prefeitura e do BNDES. Outro detalhe é que o prefeito falou em R$ 52 milhões quando o projeto prevê o valor de R$ 50.682.000,00. A bancada de oposição promete pedir esclarecimentos sobre a diferença e a planilha com o timbre a instituição financeira.

Eduardo Campos: Cariri chora a morte do filho mais ilustre

A região do Cariri chorou na última semana a morte do seu filho mais ilustre nos últimos anos. O acidente aéreo que vitimou o presidenciável e ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), no último dia 13, causou comoção e uma série de manifestações de Prefeituras e Câmaras da região do Cariri.

Comércio e entidades ficaram bandeiras a meio mastro. Prefeituras e Câmaras decretaram luto, divulgaram notas de pesar e, em alguns casos, suspenderam os trabalhos até o sepultamento. No Crato, o prefeito Ronaldo Mattos (PMDB), divulgou nota de pesar e decretou luto oficial de três dias. Eduardo Campos era cidadão cratense; título concedido pela Câmara municipal em novembro de 2011.

No mesmo ritmo, os prefeitos de Juazeiro do Norte, Raimundo Macedo (PMDB), e Barbalha Zé Leite, também, divulgaram nota de pesar onde lamentaram o acontecido. Eduardo Campos se tornou cidadão juazeirense e Barbalhense em maio deste ano. Em Araripe, o prefeito em exercício, também, decretou luto oficial.

Os candidatos caririenses ao Governo do Estado, divulgaram notas de pesar e suspenderam a campanha até o sepultamento do presidenciável. Em nota Camilo Santana (PT) disse estar profundamente triste com a tragédia. “Eduardo Campos foi um grande governador e era um dos principais nomes da política brasileira. É um momento triste para todo o Brasil, disse Camilo.

O candidato Eunício Oliveira (PMDB) chamou Eduardo Campos de amigo fraternal e disse que a dor pela perda é imensa. “Tive o privilégio de uma longa proximidade com Eduardo. Convivemos como deputados, fomos juntos líderes, fomos juntos ministros e, sobretudo, compartilhamos com nossas famílias a intimidade de amigos. A dimensão da falta que ele fará ao Brasil é incalculável" disse em nota Eunício Oliveira.

Raízes com o Cariri

Eduardo Campos era neto de um caririense, o ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes, nascido em Araripe. “Vir ao Cariri, para mim, sempre foi motivo de grande alegria. É sempre um momento para reencontrar minha família e amigos” repetia Eduardo Campos em entrevistas.

Sempre que podia o político visitava a tia avó, dona Almina Arraes, irmã do avô Miguel Arraes, que ainda hoje reside na cidade do Crato. A trágica morte do sobrinho/neto deixou dona Almina Arraes, de 90 anos, sem palavras e em estado de choque. Segundo familiares, dona Almina chorou muito e demorou a acreditar no acontecido.

Em nome da família falou o primo de Eduardo Campos, Valdemar Arraes Farias Filho. Segundo Valdemar, o momento é muito difícil pela circunstância como tudo aconteceu. “A família ainda está muito abalada pela forma repentina como tudo aconteceu. Ninguém esperava perdê-lo assim,” disse Valdemar Arraes.

A maior parte dos familiares viajou a capital pernambucana, Recife, para acompanhar o velório e sepultamento no domingo (17). Em consequência da avançada idade, dona Almina Arraes, acompanhou tudo do Crato. Até a sexta-feira (15), a família ainda não sabia sobre fazer ou não missa de sétimo dia no Crato.

Os últimos passos no Cariri

Nos últimos 60 dias, Eduardo Campos esteve na região por três vezes. No dia 31 de maio, o presidenciável participou da Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio, no município de Barbalha. Percorrer as ruas no cortejo do pau e antes participou da missa em Ação de Graças ao santo. O presidenciável cumpriu ainda agenda de visita a terra natal do avô, Miguel Arraes, no município de Araripe, e a tia avó no Crato.

No dia 18 de julho, acompanhado pela candidata a vice-presidenta, Marina Silva, o presidenciável desembarcou no Cariri para uma agenda que incluiu uma agenda de caminhada na tradicional Exposição Agropecuária do Crato, a ExpoCrato. Campos foi recepcionado pela candidatas ao governo do Estado, Eliane Novais, e ao Senado, Geovana Cartaxo, ambas do PSB-CE.

A última visita do presidenciável ao Cariri cearense aconteceu no dia 2 de agosto, quando veio participar no aniversário de 90 anos de dona Almina. Na ocasião, Eduardo Campos evitou falar com a imprensa por se tratar de agenda familiar. Campos desembarcou às 19h20min do dia 2, participou da festa de aniversário e embarcou por volta das 01h00min de volta a Pernambuco, onde residia.

Coluna Chapada - Jornal do Cariri - 19 de agosto

Hospital precário em Campos Sales

A denúncia é de um usuário que precisou do serviço e se deparou com a triste realidade. Inconformado, ele recorreu à internet para postar as imagens do Hospital Municipal Mario Pinoti, em Campos Sales. Nas fotos fica visível o abandono da infraestrutura do hospital. As imagens mostram reboco e azulejos caindo, infiltrações nas paredes, moveis enferrujados e banheiros quebrados; além da denúncia de falta de medicamentos e condições de trabalho para os profissionais. Segundo o internauta, havia três hospitais na cidade; mas, agora a população tem apenas um e, vale salientar, em estado de agonia. Com a incapacidade de atendimento os pacientes da cidade acabam lotando os hospitais de Crato, Juazeiro e Barbalha. A denúncia é grave e merece atenção do judiciário.

Fogões, vaquejada e polêmica

A administração do prefeito Evanildo Simão, em Mauriti, foi até o Sítio Guiqui para distribuir mais um lote de fogões ecológicos doados em parceria com o Governo do Estado. Os fogões, ainda, bem utilizados na zona rural, potencializam a queima da lenha e diminuem a emissão de fumaça. Perfeito para o homem do campo, certo? Nada disso! Não satisfeita com a distribuição em época de eleição, a oposição acabou chiando pelos quatro cantos da cidade. A discussão ganhou corpo quando os defensores do prefeito questionaram a realização da Vaquejada pelo grupo do opositor Marcio Martins. Na verdade, o processo de campanhas eleitorais não pode paralisar eventos e distribuição de benefícios para população. Cabe as autoridades competentes fiscalizar e punir os excessos.

Alunos da UFCA em perigo

Deixou pais e comunidade acadêmica em pânico o trote dos alunos de Engenharia Civil da Universidade Federal do Cariri, a UFCA. Imagens que rodaram a rede mundial de computadores mostraram uma “pik up Estrada” com a caçamba e um reboque cheio de estudantes (calouros) melados com algo parecido com tinta. Até aí, tudo bem. O problema é que outros estudantes acabaram presenciando o motorista dando “cavalo de pau” com o carro e o reboque cheio de estudantes. Segundo relatos, por pouco não aconteceu algo muito grave. A atitude revoltou a comunidade escolar que pede providencias a direção do curso e a reitoria da Universidade. Depois de tudo, a discussão foi parar nas redes sociais e houve uma série de acusações e defesas. Na verdade, a atitude foi reprovável e merece uma atitude exemplar da direção da UFCA.

Oposição tirando vantagem

Quem comemorou a divisão política na administração de Brejo Santo, foi a oposição ao prefeito Guilherme Landim (Pros). Com a divisão de membros do governo e familiares do prefeito, os opositores do governo estão aproveitando para se engajar na campanha e tirar proveito. Vários membros do governo partiram para o apoio ao senador Eunício Oliveira (PMDB), enquanto que o prefeito e o pai, deputado estadual Wellington Landim, permanecem com o petista Camilo Santana. O detalhe é que os membros a oposição, também estão dos dois lados; mas, vale salientar, não vêm problema nisso. Querem mesmo é tirar vantagem. Nos bastidores, o prefeito e o pai deputado, ao ouvirem falar da esperteza, apenas, questionam: E tem oposição em Brejo Santo? Ou seja, primeiro a oposição tem que provar que existe.

Saúde de Jardim na mira do TCM

O Tribunal de Contas dos Municípios, depois de receber denúncia dos vereadores de oposição a administração da prefeita Analeda Luz, começou a tomar as providencias. O foco da denúncia que acabou entrando na mira do TCM é a situação dos PSFs. Recentemente, o Tribunal requereu da administração a relação das equipes do Programa Saúde da Família e Postos de Saúde, com os respectivos nomes, funções exercidas, carga horária e relatórios de visitas. O TCM quer, ainda, o livro de ponto das equipes, relatórios de controle interno, documentos licitatórios para locação de imóveis e muito mais. A prefeitura tem 30 dias para apresentar a documentação. A fiscalização é abrangente e deve preocupar a prefeita. Já a oposição comemora e promete alarde. Vamos esperar!

Contas aprovadas em Aurora

Quem não quis dar sopa para o azar foi o prefeito de Aurora, Adailton Macedo. Ele aproveitou a maioria na Câmara Municipal para aprovar suas contas de governo do exercício de 2010. A sessão realizada na semana passada, contou com a presença do prefeito que defendeu a aprovação. Quatro ausências dos vereadores da oposição fizeram boicote à votação, mas não conseguiram atrapalhar a votação que foi unanime. A ideia era deixar a sessão sem quórum. O presidente da Casa, vereador Chico Henrique, colocou as contas do aliado e mais três projetos em regime de urgência. Ou seja, não deu tempo, sequer, da oposição se manifestar na cidade. Na verdade, Adailton e Chico Henrique querem mesmo é evitar problemas no futuro. Nunca se sabe até quando dura a maioria.

Enquanto isso no Cariri...

... Em Caririaçu o prefeito João Marcos decretou luto oficial de três dias pela morte de seis pessoas, naturais do município, em acidente no Estado de Minas Gerais. Com o luto, foram adiadas as festividades do Dia do Município. Correta a atitude em atenção a dor dos familiares.

... Ainda em Caririaçu, o prefeito João Marcos assinou, na última semana, o termo de posse do novo secretário de Administração. Assume a pasta o engenheiro civil José Pilar Pereira, conhecido por Edilberto. Segundo informações da assessoria o novo secretário tem pós-graduação em administração. É esperar os resultados!

... Quem festeja o sucesso do seu evento festivo é a prefeitura de Milagres. O FestMilagres, foi encerrado na última semana e segundo a assessoria arrecadou uma grande quantidade de alimentos doados. Quem ainda questiona a data do evento, durante uma campanha eleitoral, é a oposição. A discussão deve seguir!

... Estão acontecendo os Fóruns comunitários do selo Unicef por todo o Cariri. Partiram na frente os municípios de Crato, Missão Velha, Caririaçu, Mauriti e Milagres. Os outros devem estar se articulando para breve. O evento acontece através de parceria entre o Conselho Tutelar, os articuladores do Selo nas cidades e as prefeituras. Vale a discussão!

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Pesquisa: Eunício lidera com 47% e Camilo é o segundo com 19%


O senador Eunício Oliveira (PMDB) lidera a primeira rodada da pesquisa O POVO/Datafolha com 47% das intenções de voto na disputa pelo Governo do Ceará na consulta estimulada. Em segundo lugar, aparece Camilo Santana (PT), candidato do governador Cid Gomes (Pros), com19%.

No mesmo levantamento, Eliane Novais (PSB) está com 7% e Ailton Lopes (Psol) com 4%. Com este resultado, se a eleição fosse hoje, Eunício seria eleito governador do Ceará no 1º turno. O levantamento revela ainda que 13% dos eleitores estão indecisos e 10% não pretendem votar em nenhum dos candidatos.

A primeira rodada da pesquisa O POVO/Datafolha foi realizada em parceria com o jornal Folha de S. Paulo e ouviu 1.108 eleitores em 41 municípios do Ceará entre a última segunda-feira (11) e ontem. A pesquisa tem margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com os números CE-00013/2014 e BR-00356/2014. 

REJEIÇÃO

Além de liderar as intenções de voto, o candidato do PMDB também aparece com a menor taxa de rejeição, com 16%. Neste tipo de pesquisa, os eleitores são questionados sobre qual candidato não receberia seu voto de jeito nenhum. Camilo tem a maior taxa, com 30%. Ele é seguido por Eliane Novais, com 28%, e Ailton Lopes, com 26%.

(Com informações do Jornal O Povo).