quinta-feira, 6 de março de 2014

Câmara de Juazeiro: Cláudio Luz vai acionar judiciário para barrar Comissão Processante

Baseado, segundo ele, em falhas no andamento do processo que pode culminar com a instalação de uma Comissão Processante, o vereador Cláudio Luz (PT) garante que acionará o Poder Judiciário para barrar o andamento do processo feito pela Câmara. O vereador avalia a denúncia e o processo, como uma armação para cassar o seu mandato pelo fato de estar investigando e denunciando fraudes na administração de Juazeiro do Norte.

O vereador Cláudio Luz observa que qualquer processo administrativo tem que seguir o que diz a lei. “No meu entendimento há uma grande confusão nos procedimentos. Os atos administrativos adotados pela Câmara não estão de acordo com legislação brasileira e por isso vou acionar o judiciário,” observou Cláudio.

Na sessão de terça-feira (25), o vereador apontou novamente falhas na condução do processo pela presidência da Câmara. Segundo Cláudio, o presidente Capitão Vieira Neto (PTN), baseado na resolução 335/2003, que criou o Código de Ética da Câmara, verificou que deveria ouvir o denunciado. Cláudio diz que mais uma vez não foram cumpridos os tramites.

Para o vereador os ritos, contidos no decreto 201/67, sobre procedimentos de cassação de vereadores e prefeitos, não está sendo cumprido. “Eu fui notificado para ser ouvido no dia 25 de fevereiro, às 10 horas. Compareci e não fui ouvido. O presidente solicitou que eu fizesse uma defesa por escrito. Fiz e protocolei. Mas, o fato reforça a nulidade do atual procedimento encaminhado pala Câmara,” ressaltou Cláudio.

Sobre os tramites do processo, o presidente Capitão Vieira, disse que o vereador pode ter seu posicionamento, mas que, a presidência está seguindo o que diz o Código de Ética da Casa. “Seria mais fácil descumprirmos a lei e colocarmos direto para a votação, como já foi feito em outras ocasiões. Mas, sou legalista e vou seguir todos os ritos previstos no Código de Ética,” observou Capitão Vieira.

Sobre o depoimento, previsto para o dia 25 de fevereiro, o presidente Capitão Vieira, disse não haver nenhum problema na defesa ser feita por escrito. Segundo ele, dessa maneira, evita um constrangimento ao parlamentar. “A defesa foi apresentada. Agora vamos cumprir o prazo de sete dias para levar à apreciação da Câmara,” disse Capitão Vieira.

A defesa deve ser apreciada pelo plenário da Câmara na sessão dessa quinta-feira (06), quando será avaliada pelos demais vereadores. Caso o entendimento seja pela investigação, será criado uma Comissão Processante com três membros (presidente, relator e secretário) para apurar se houve a quebra do decoro parlamentar. O processo pode culminar com a cassação do mandato.

O mesmo tramite está sendo adotado para o ex-presidente da Câmara afastado, vereador Antônio de Lunga (PSC). Ele enfrenta novo pedido de Comissão Processante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário