quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Morte de Eduardo Campos causa comoção no Ceará e no Brasil

A tragédia que provocou a morte do candidato à Presidência da República Eduardo Campos (PSB) e de mais seis pessoas, em acidente aéreo nessa quarta-feira (13), na cidade de Santos, deixou o país abalado.

No meio político, a comoção também foi generalizada. Correligionários, aliados e adversários políticos de Campos, lamentam a partida prematura do pernambucano e lançam notas de pesar. 

Veja abaixo a repercussão no Ceará e no Brasil:

CAMILO SANTANA

"Estamos profundamente tristes com essa tragédia. Eduardo Campos foi um grande governador e era um dos principais nomes da política brasileira. Hoje é um dia de muita tristeza para todo o Brasil. Vamos orar por ele e por sua família".

EUNÍCIO OLIVEIRA 
"Com profundo pesar e indescritível comoção recebi a notícia do trágico acidente que tomou a vida do meu fraternal amigo Eduardo Campos e fez outras vítimas. A dor pela perda dessas vidas é imensa. A dimensão da falta que fará ao Brasil o desaparecimento de um dos seus mais valorosos filhos é incalculável. Tive o privilégio de uma longa proximidade com Eduardo. Convivemos como deputados, fomos juntos líderes, fomos juntos ministros e, sobretudo, compartilhamos com nossas famílias a intimidade de amigos. Eu, Monica e meus filhos estamos profundamente tristes e chocados com esta tragédia".

INÁCIO ARRUDA
"O Brasil perde um grande político. Minha solidariedade à família de Eduardo e das demais vítimas, Pedro Valadares Neto, Marcelo Lira, Alexandre Gomes da Silva, Carlos Percol e os pilotos Geraldo da Cunha e Marcos Martins. Solidariedade também aos pernambucanos e aos que com ele conviveram e batalharam por um Brasil mais justo, solidário, socialista".

TASSO JEREISSATI
"Lamento profundamente a perda de meu amigo pessoal e grande brasileiro, Eduardo Campos. Compartilhávamos dos mesmos sonhos de mudar o Brasil e estivemos juntos em muitas lutas. Sempre terei comigo a imagem de um amigo leal, um jovem líder que muito teria a dar ao país e um político amado por sua gente".

MAURO BENEVIDES FILHO
"Lamento profundamente a perda prematura de um dos maiores políticos que o Brasil já teve. Eduardo Campos foi um exemplo de democrata para a minha geração, pois representava a competência e a habilidade política.Tinha uma relação pessoal com ele e nutria por Eduardo uma admiração ímpar como gestor, politico e ser  humano. Deixo meus sentimentos à sua esposa, filhos e aos familiares de todas as vitimas desse trágico acidente".

JOSÉ GUIMARÃES
"Recebo com imensa tristeza a notícia de uma tragédia que chocou todos os brasileiros, a morte de Eduardo Campos e seus assessores. Como deputado federal e vice-presidente nacional do PT, expresso os meus sentimentos de dor, que se associam a todos brasileiros que choram a morte de uma jovem liderança política e de um republicano. Ao lado do PT, Eduardo nos ajudou a escrever uma importante página da democracia brasileira. Neste momento de dor, expresso minha mais profunda solidariedade à esposa de Eduardo Campos, à sua família, aos seus correligionários e amigos".

ZEZINHO ALBUQUERQUE
"Com profunda tristeza, recebemos, nesta quarta-feira (13 de agosto), a notícia da tragédia que vitimou o ex-ministro, ex-governador de Pernambuco e presidenciável Eduardo Campos. Fomos correligionários entre 2005 e 2013. Reconheço sua trajetória vitoriosa na vida pública. Eduardo Campos deixa um rico legado para os pernambucanos, nordestinos e brasileiros. Em nome do Poder Legislativo estadual, registramos aqui grande pesar e nos solidarizamos aos correligionários, amigos e familiares de Eduardo Campos".

REPERCUSSÃO NACIONAL 

PSB NACIONAL

“Perdemos Eduardo Campos quando mais o Brasil precisava de seu patriotismo, seu desprendimento, seu destemor e sua competência. Não é só Pernambuco e sua gente que perdem seu líder; não é só o PSB que perde seu líder. É o Brasil que perde um jovem e promissor estadista”.
(nota divulgada por Roberto Amaral, primeiro-vice-presidente do PSB)

MARINA SILVA
"Essa é, sem sobra de dúvidas, uma tragédia que nos impõe luto e profunda tristeza. Durante esses dez meses de convivência, aprendi a admirá-lo, a confiar em suas atitudes e ideais de vida. A imagem que quero guardar dele foi da nossa despedida de ontem cheio de alegria, cheio de esperança".
(candidata à vice-presidência na chapa de Eduardo Campos)

DILMA ROUSSEFF
“Perdemos hoje um grande brasileiro, Eduardo Campos. Perdemos um grande companheiro. Sempre tivemos claro que nossas eventuais divergências políticas seriam menores que o respeito mútuo característico de nossa convivência. Nesse momento de dor profunda, meus sentimentos estão com Renata, companheira de toda uma vida, e com os seus amados filhos. Estou tristíssima”.

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
“O país perde um homem público de rara e extraordinária qualidade. Tive a alegria de contar com sua inteligência e dedicação nos anos em que foi nosso ministro da Ciência e Tecnologia. Ao longo de toda sua vida, Eduardo lutou para tornar o Brasil um país mais justo e digno”.

FERNANDO HENRIQUE CARDOSO 
"Diante dos fatos que arrancaram a vida de Eduardo Campos, de alguns de seus colaboradores e dos pilotos, minha primeira reação é simplesmente emocional: que tragédia. Volto-me para os familiares: não há palavras que amenizem as perdas. Ainda assim, expresso minhas condolências, meus sentimentos de tristeza e de pesar. Quanto ao Eduardo, por quem sempre manifestei respeito, a perda maior é do País. No momento em que nós precisamos de líderes jovens e competentes, perdemos um dos melhores. Sua carreira nacional apenas se iniciava. Fosse ou não eleito, seria um líder para a renovação política que tanto necessitamos. É uma perda irreparável."

(Com informações do site Ceará News7).

Nenhum comentário:

Postar um comentário