quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Juazeiro-CE: Alunos de faculdades particulares retomam direito de usar ônibus pagos pela prefeitura

Após denúncia feita nos meios de comunicação, nas mídias sociais e na Câmara Municipal, os estudantes Samuel Carvalho e Rose Rodrigues, conseguiram que a prefeitura de Juazeiro voltasse atrás na decisão de excluir, do transporte destinado aos estudantes do ensino superior, os alunos de faculdades particulares.

A decisão para a exclusão partiu da Secretaria de Educação e foi cumprida por motoristas, chegando ao ponto da aluna ser expulsa do transporte, onde estavam apenas quatro alunos da Universidade Regional do Cariri (URCA).

“O transporte é pago com dinheiro público e, além do mais, não estão superlotados e nossa presença não muda a rota pré-determinada. Sempre pegamos esse transporte. Não sei o porquê da decisão,” disse a aluna de Serviço Social da Faculdade Leão Sampaio, Rose Rodrigues, durante sessão da Câmara na última terça-feira (20).

Durante a sessão da Câmara o vereador líder do prefeito, Sargento Nivaldo (DEM), se comprometeu em intermediar o caso. Na manhã dessa quarta-feira (21), o vereador, acompanhado dos universitários, foram recebidos pela secretária de Educação, Célia Viana que levou o caso ao prefeito. Mesmo estando em Brasília, Raimundo Macedo (PMDB) liberou o acesso para todos os universitários do município.

Segundo a assessoria de imprensa, o transporte escolar de universitários é permitido apenas aos alunos cadastrados junto à Secretaria de Educação (SEDUC) e que estudem em universidades públicas. Os alunos alegam que são oriundos da escola pública e fazem o ensino superior com bolsas e financiamentos públicos.

O transporte de alunos do ensino superior não pode ser pago com verba federal. A prefeitura contrata empresa particular com verba própria. Atualmente, o serviço é feito pela empresa Regad, contratada via licitação, ainda na gestão passada e o contrato renovado na atual administração.

Segundo o chefe de transportes da Seduc, João da Clotran, atualmente o município dispõe de 68 rotas; sendo 16 para o transporte de universitários de Juazeiro do Norte para a Urca. A decisão deve beneficiar todos os estudantes na mesma condição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário