quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Prefeita Luizianne diz que vai cuidar da carreira acadêmica


A prefeita de Fortaleza Luizianne Lins (PT) disse hoje, quarta-feira (19), ao “Bom Dia Ceará”, da TV Verdes Mares, que ao deixar o cargo deve se dedicar a carreira acadêmica. Segundo ela, viveu os melhores dias da sua juventude lutando pelos direitos do povo de Fortaleza. Para a prefeita, agora, chegou a vez de melhorar seu currículo com cursos de pós-graduação, mestrado e, até, doutorado.

A administração

Sobre a administração a prefeita reconheceu que faltou mais divulgação das realizações da sua administração. Ela exemplificou que só escolas foram mais de 80 unidades. “Sempre achei que fazer festa para toda inauguração era vaidade, mas reconheço que deveria ter divulgado mais,” disse.

Luizianne disse que o próximo prefeito vai pegar uma prefeitura saneada e com recursos que ultrapassam R$ 1 bilhão em projetos já agendados. “Quando assumi peguei uma dívida que, em valores de hoje, ultrapassaria a marca de R$ 600 milhões em restos a pagar,” disse.

A saída e a festa do Réveillon

Sobre a saída, Luizianne disse que deixa o poder de cabeça erguida e com o sentimento do dever cumprido. “Estou saindo como entrei. Meus bens não aumentaram e minha estrutura financeira pessoal é a mesma e, isso, me faz dormir tranquila,” finalizou.

Já sobre a realização da festa do Réveillon, Luizianne disse que não se sente com legitimidade para realizá-la. “A festa começa em 2012 e termina em 2013 quando não serei mais prefeita. Isso me deixa sem legitimidade,” esclareceu.

A prefeita disse que o outro motivo é que sempre foi muito cobrada pela festa e sempre se defendeu como prefeita, mas agora não poderá se defender das perseguições como gestora. Apesar de tudo isso, Luizianne disse que ainda vai dar a resposta sobre a realização, ou não, da festa.

O que se pode esperar das declarações

Primeiro, que Luizianne pretende deixar a política. É claro, que ainda estamos na “ressaca” da disputa e Luizianne está decepcionada com o resultado. E, vale salientar, pra quem vem de uma derrota, após oito anos a frente de um poder executivo da importância da prefeitura de Fortaleza é natural o sentimento de abandonar a política. Mas, não esqueçamos de Tasso Jereissati quando no calor da derrota para o senado, disse que iria se dedicar aos netos. Resultado: em 2012, o ex-senador, já colocou a possibilidade de voltar a disputar outro cargo em 2014.

Segundo, que Luizianne chega a colocar parte da culpa da sua derrota na comunicação. Bem, o gestor que não priorizar a comunicação está fadado ao fracasso. Não é uma questão de vaidade ou não; é uma questão de manter a população informada sobre as ações de governo. Claro que, quando essa comunicação é mal planejada e, consequentemente, mal executada o resultado é o mesmo que não fazer.

Já sobre a administração, é impressionante como todo gestor deixa dinheiro em caixa e o seguinte sempre recebe a prefeitura com dívidas. Não falo apenas do caso de Fortaleza, mas isso passou uma prática nos discursos de quem deixa e de quem assume cargos executivos. Talvez se tivéssemos mais transparência financeira pudéssemos ratificar ou não essas afirmações.

Mas, resumindo as palavras de Luizianne, ela está deixando a política e, aparentemente, o caminho livre para a manutenção da aliança entre PT e PSB no Ceará. Afinal, ela era a grande opositora dessa junção. Ela só não deixou claro se assumirá cargo de indicação no governo Dilma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário