terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Prefeito eleito do Crato pede apoio aos vereadores eleitos

O prefeito eleito do Crato, Ronaldo Matos (PMDB), reuniu 18 dos 19 vereadores eleitos, além de lideranças políticas, nesse domingo (09), no Hotel Encosta da Serra, para pedir o apoio dos futuros parlamentares ao seu projeto de governo.

Durante a reunião foi discutida a composição da base aliada do novo prefeito. Ronaldo ressaltou os desafios da sua administração para “colocar o Crato de volta no caminho do desenvolvimento” e a importância da parceria entre os dois poderes.

O prefeito eleito fez ainda um relato das articulações para novos projetos em que já está trabalhando. Entre esses projetos foram mencionados a encosta do Seminário, já esta em fase de licitação, e o programa “Minha Casa, Minha Vida,” onde 2.600 casas devem ser iniciadas no começo de 2013.

O vice-prefeito eleito, Raimundo Bezerra Filho (PPS), sempre presente a todos os momentos do novo governo, ressaltou a importância do espírito público, já que, segundo analisou, o reflexo das urnas, mostra o desejo de mudança e a esperança no novo governo. “Só com seriedade, trabalho e sintonia com a Câmara de Vereadores poderemos avançar,” disse.

Após as explanações de Ronaldo e Raimundo Filho, os vereadores em sua grande maioria se manifestaram pelo apoio ao projeto, assumindo compromisso com a futura administração.

Uma leitura do novo quadro

É importante destacar a ausência do vereador eleito do PT, Amadeu de Freitas. E depois a declaração de apoio da grande maioria dos presentes. O PT mostra realmente que vai para a oposição, mesmo correndo o risco de ficar sozinho. E a declaração de apoio da maioria mostra que, nem Sineval Roque, nem Samuel Araripe, terão influencia sobre as decisões da casa. A final, eles ajudaram a eleger parte desta Câmara que estava no almoço de Ronaldo.

Difícil é entender a mágica que Ronaldo usou; primeiro, para conseguir reunir quase todos os vereadores eleitos e depois convencê-los da viabilidade de seu projeto. Não que esteja desmerecendo o projeto, longe disse. Mas, o normal é que haja mais negociação; mais tencionamentos; ou seja, mais idas e vindas. E pelo visto, a coisa já saiu do almoço bem definida.

Essa conduta dos vereadores pode ser explicada de dois ângulos. Primeiro, eles entendem que o momento do Crato merece uma união maior em torno de um projeto para que o município dê o salto tão esperado rumo ao desenvolvimento. Segundo, é a velha máxima da política do pragmatismo e todo mundo já está bem acomodado. Qual das duas é a verdadeira? Só o futuro nos dirá!

Agora é inegável que o Crato, pelo menos nas articulações, está um passo a frente dos outros municípios do Cariri. Fazia tempo que não víamos isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário