segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Antonina faz protesto contra CAGECE

A prefeitura de Antonina do Norte realizou Audiência Pública no auditório da Secretaria de Saúde, na quinta-feira (12), para discutir o problema da água fornecida pela Companhia de Águas e Esgotos do Estado do Ceará (CAGECE) aos usuários do município.

Estiveram presentes à reunião, além de um grande número de populares, o prefeito Antônio Filho (PDT), secretários municipais, vereadores e o Gerente Regional da CAGECE, na Bacia do Jaguaribe, Sergio Almeida. Os usuários reclamaram da qualidade da água. Nas palavras de um dos presentes, a CAGECE não dispõe de água encanada, sim de lama encanada.

Os moradores avaliam que o abastecimento é inadequado. Para eles, Antonina enfrenta, além de sérios problemas com a má qualidade da água, ainda sofre com a ausência do líquido nas torneiras. A situação é percebida tanto na sede, quanto na zona rural, que está sendo abastecida com Caminhões Pipa, cedidos pela prefeitura.

O problema é que, mesmo com a inauguração do Açude Mamoeiro, construído pelo Governo do Estado, o município ainda é abastecida pelo Açude Coronel que está com o nível muito baixo, comprometendo a qualidade da água. Para o transporte da água, o Governo, também já entregou a Adutora, até o momento a CAGECE não viabilizou o funcionamento das obras.

Segundo informações da prefeitura, a água fornecida pela CAGECE não atende aos padrões aceitáveis para consumo humano, determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Segundo os moradores, a água fornecida tem uma cor escura, cheiro e gosto de barro.

Para amenizar a situação, o prefeito Antônio Filho, articulou junto a CAGECE, um desconto de 20% nas contas dos dois últimos meses. Mas, a população não ficou satisfeita.

O Gerente Sergio Almeida, disse que é uma situação delicada não só para Antonina. Segundo ele, todo o estado vem sofrendo com falta d’água devido à seca. “Muitos mananciais de abastecimento estão abaixo de 5% da sua capacidade, o que, faz com que a qualidade diminua, como é o caso do Açude Coronel,” disse.

Ele fala que a cidade de certa forma é até privilegiada, pois com o açude Mamoeiro que deverá está funcionando no final do mês, o que o faz acreditar que resolverá o problema de abastecimento, como o da qualidade da água.

O Prefeito Antonio Filho, disse que desde o mês de maio vem tentando resolver o problema. “Já cheguei ao meu limite. Tentei de todas as formas solucionar o problema, mas, até hoje não obtive resposta dos órgãos competentes,” disse. O prefeito diz que não entende o porquê da CAGECE não encanar a água do novo açude.

Com o açude foram investidos R$ 29 milhões e, mesmo inaugurado em maio deste ano, ainda, não está funcionando. Além disso, o governo gastou R$ 1,5 milhão com poços artesianos, porém a água não chega às torneiras.

A adutora, segundo informações da prefeitura, não funciona por falta de energia elétrica. Segundo o prefeito, vários pedidos de ligação foram feitos a Coelce que até agora não realizou o serviço.

Durante a audiência, o prefeito e os vereadores prometeram ir a justiça para resolver a situação. A prefeitura já protocolou, junto ao Ministério Público (MP), pedido de vistoria da promotoria. O pedido foi feito diretamente ao promotor Lucas Azevedo, para comprovar a situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário