terça-feira, 24 de setembro de 2013

Poço com verba pública beneficiará Sineval Roque

A prefeitura do Crato divulgou documentos que comprovam a emissão, em tempo hábil, de licenças para construção de poços profundos no Município. A ação se deu em resposta ao pronunciamento do deputado estadual, Sineval Roque (PSB), durante sessão na Assembleia Legislativa, onde ele acusou a administração municipal de não ter enviado as licenças no tempo determinado para por em prática os projetos para construção de poços artesianos. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano do Crato, as cópias das licenças já foram enviadas à Superintendência Estadual de Meio Ambiente (Semace), Diretoria Regional do Crato (DICRA).

Sobre o caso, o secretário de Meio Ambiente, Steferson Ramalho, disse ter indicado um técnico da secretaria para avaliar os locais descritos no projeto e as três comunidades destinatárias foram aprovadas. De acordo com ele, apenas uma (Santo Antônio) teve aprovação com ressalva, pelo fato de já existir um poço na localidade; além de se tratar de uma reserva ambiental, portanto, com vulnerabilidade ambiental.

Fora isso, o técnico Arlindo Siebra avaliou que um segundo poço poderia comprometer as fontes naturais existentes no local. Sobre a polêmica na comunidade, o secretário disse que, “o Município não pode se responsabilizar pelo prejuízo ambiental e nem as famílias, que devem ter queda na qualidade da água”.

As denúncias

O caso já está rodeado de polêmica e, entre várias denúncias, foi identificada a existência de um grande número de propriedades, entre as quais, uma pertencente ao deputado Sineval Roque que, consequentemente, seria beneficiada com o poço.

Segundo estudos, existe, na área, apenas um lençol freático que abastece todas as fontes próximas. Com posse dessa informação, os moradores dos sítios Trindade, Terra Quebrada e Cabreiro, já organizam um abaixo assinado contra a instalação do poço. Eles entendem que o novo poço vai prejudicar a vazão das fontes existentes nas comunidades.

Outra denúncia é que a construção foi solicitada pela Associação dos Moradores Nativos do Sítio Santo Antônio, fundada e comandada por José Bonifácio da Silva (Zé Boró), articulador político do deputado Roque. O poço será instalado no terreno do seu filho, vizinho a propriedade do deputado.

O detalhe é que a associação ligada ao deputado foi criada após o articulador político perder a eleição para a Associação dos Moradores do Sítio Santo Antônio. Segundo informações, a Semace já aprovou o projeto, graças a força política do próprio deputado, que indicou a diretora regional no Crato, Maria Prisce Pinheiro Henrique, junto ao Governo do Estado.

O técnico Arlindo Siebra relatou que toda responsabilidade pelo desequilíbrio deve ser da Semace e do deputado Sineval Roque, autor do projeto e beneficiado direto com a instalação do Poço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário