terça-feira, 27 de janeiro de 2015

As Câmaras Municipais e seus desafios

O início do mês de fevereiro traz consigo a expectativa do reinício do período legislativo para o biênio 2015-2016. Em alguns casos, estarão de volta as tensões políticas entre as bancadas de oposição e situação. Mas, o novo período nos remete a outros desafios a serem debatidos nas Casas Legislativas. Seca prolongada e perigo de colapso no fornecimento de água, responsabilidades dos municípios com a administração da iluminação pública e a extinção dos lixões, são algumas dessas responsabilidades. É inegável que todas essas responsabilidades recaem, juridicamente, sobre o chefe do Executivo, mas os integrantes do Legislativo terão um papel fundamental na sugestão de soluções e nos contatos com outros parlamentares que podem cambiar recursos para evitar as situações limites. Um pacto político é fundamental para esse enfrentamento.

Tensões políticas

Este será um período de tranquilidade para alguns e de muita dor de cabeça para outros. Na mira de todos os holofotes estão os prefeitos que contribuíram com a vitória de novos dirigentes legislativos, reelegeram suas preferências ou perderam, além da eleição para a mesa diretora, a maioria no Poder Legislativo. Entre os dia 5 e 15 de fevereiro, os vereadores caririenses voltam aos embates, que acreditamos e torcemos para que fiquem apenas no campo da política. Este período terá, ainda, um ingrediente especial, ele abre a corrida eleitoral para as eleições municipais de 2016. Prefeitos trabalharão para suas reeleições ou para eleger seus sucessores e vereadores buscarão espaços para se garantirem na próxima eleição. E são justamente esses detalhes que podem prejudicar os debates que realmente importam a sociedade.

Enquanto isso...

... É grande a expectativa para o retorno aos trabalhos na Câmara de Jardim. A tensão política, entre os grupos de oposição e situação, deve ter como intermediário o vereador Cosmo da Cruz, atual presidente da Casa. Cosmo é ex-aliado do grupo da prefeita Analeda, eleito pela oposição. A dúvida é de que lado ele vai ficar.

... A mesma expectativa vive a Câmara de Caririaçu. A oposição diz que fez a nova mesa diretora, mas o prefeito João Marcos garante que as conversas com os vereadores continuam muito boas e acredita que não terá problemas com a Casa Legislativa nos próximos dois anos. É esperar!

... Em Altaneira o debate da Câmara deve iniciar com o pedido de explicações da oposição, junto ao Executivo, sobre as inúmeras obras paralisadas no município. O debate é puxado pelo Professor Adeilton, líder da oposição. No ano passado, a Câmara finalizou o período debatendo a ausência do transporte universitário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário