quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Coluna Rebate - Jornal do Cariri - 20 de janeiro de 2015

Não somos região metropolitana

A região do Cariri, ainda, não é reconhecida como região metropolitana. A afirmação foi feita pelo deputado federal José Guimarães, durante sua concorrida plenária, em Juazeiro do Norte, na última semana. Em meio a muitos pedidos, sugestões, observações, críticas e, acima de tudo, um bom debate, o deputado acabou ressaltando que o fato do IBGE não reconhecer o Cariri como região metropolitana tem atrapalhado o desenvolvimento dos municípios. Para o deputado, Crato, Juazeiro e Barbalha são os mais prejudicados. Guimarães citou como exemplo a dificuldade para avaliação das casas do programa “Minha Casa, Minha Vida” e a perda de recursos direcionados as regiões metropolitanas. Apesar da aprovação na Assembleia e o reconhecimento dos órgãos estaduais, parece que a luta deve levar tempo. Guimarães prometeu empenho. Na verdade, mais uma vez é hora de união entre as forças políticas do Cariri. A causa é nobre!

Fórum de debate para o Cariri

Outra bandeira levantada pelo deputado José Guimarães, durante sua plenária, foi a criação de um fórum supra partidário para debater o Cariri. Guimarães avalia ser preciso a integração dos diversos setores da sociedade para promover as discussões importantes ao desenvolvimento. O detalhe é que o fórum foi colocado como sugestão; Guimarães disse estar a disposição para compor como membro. O debate entre os diversos setores é o primeiro passo para identificar os problemas e as potencialidades da região. Ouvindo tudo, estavam os prefeitos Ronaldo Mattos (Crato), Zé Leite (Barbalha), Tardiny Pinheiro (Missão Velha), Samuel Freire (Assaré), Analeda Luz (Jardim), Vanderlei Freire (Várzea Alegre), além do deputado estadual Zé Ailton Brasil e a reitora da URCA Otonite Cortez. Resta saber quem vai tomar a iniciativa de puxar a discussão.

Raimundão com dupla Liderança

O prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macedo, chamou todos os vereadores para um café da manhã no hotel Santa Rosa. Claro, compareceram apenas os parlamentares da sua base de apoio. O café foi pautado pelo pedido de apoio aos projetos que devem ser enviados à Câmara em 2015, a começar pelo que institui o novo organograma da administração. O projeto deve ser votado em sessão extraordinária nesta semana. Mas, o assunto mais palpitante do café acabou sendo o anuncio do novo líder do governo na Câmara. A dura tarefa ficará a cargo do ex-presidente da Casa, vereador Capitão Vieira Neto. O detalhe é que Capitão Vieira não estará sozinho na empreitada. A ideia é que ele (Capitão Vieira) faça o enfrentamento no plenário, enquanto que o vereador Adauto Araújo, fique com a articulação junto aos colegas de Câmara. Parece que Capitão não se saiu bem no papel de articulador quando esteve à frente da Casa Legislativa.

Adauto era o nome

Na verdade, o vereador Adauto Araujo seria o nome preferencial de Raimundão para assumir a liderança do governo. O problema é que depois de muitas tentativas, Raimundão e seus articuladores, cansaram de ouvir a mesma justificativa: “não vou para o enfrentamento”. Adauto foi líder do ex-prefeito Manoel Santana e no governo Raimundão a melhor defesa é atacar o ex-prefeito petista. Ficaria difícil para Adauto seguir a mesma tática. Agora é saber se a dupla liderança dará certo na prática. O primeiro teste acontece na votação do novo organograma. Claro, que o teste de fogo virá com os debates sobre a necessidade do projeto dos R$ 22 milhões, barrado pela justiça, e a polêmica dos R$ 32,6 milhões licitados para remédios. A oposição se prepara para o enfrentamento apoiada em decisões da justiça. Sobre os remédios, denúncia já estaria pronta. É esperar!

A disputa em Barbalha

Com a negativa do ex-prefeito Rommel Feijó em ser candidato a prefeito de Barbalha, os pré-candidatos da oposição ganharam novo fôlego nos últimos dias. Rommel bate martelo ao reafirmar que chegou à hora dos mais jovens. Além dos nomes do ex-candidato Argemiro Sampaio e do vereador Rildo Teles, outros também começam a vislumbrar a possibilidade. Na última semana, o nome mais comentado foi do ex-candidato a deputado estadual Expedito Júnior. A discussão ganhou corpo nas estâncias do PPS e há uma articulação para puxar outros partidos para o debate. Outro nome que começa a ser comentado é o da filha de Rommel, Júlia Feijó. O problema é que nem ela confirma a pretensão e a família descarta a possibilidade. Para muitos seria a melhor chance da oposição derrotar o PT de Camilo Santana. Seja qual for o nome, a aposta tem que ser alta.

O sucessor de Zé Leite

É inegável que, ainda, é cedo para se discutir sucessão municipal. Mas, também, é inegável que alguns nomes, mesmo cedo, começam a trabalhar para se credenciar rumo a indicação. No caso da sucessão do prefeito Zé Leite, em Barbalha, a disputa começa a ganhar corpo. No ninho petista o nome de Fernando Santana é o mais forte. Mas, o favoritismo de Fernando não tem impedido o surgimento de outros pretendentes. O presidente da Câmara, Daniel de Sá Barreto, surge com força proporcional a Fernando e promete dar trabalho. Daniel tem como credencial, a aproximação com Zé Leite e com o governador Camilo, diferente de outros como Magno Coelho, próximo de Camilo, mas não de Zé Leite. Daniel foi reeleito presidente da Câmara e deve continuar saneando seu caminho. O fato é que a disputa interna entre Fernando e Daniel promete.

Disse me disse

O prefeito Raimundo Macedo deve aumentar seu desgaste. É que depois de exonerar todos os cargos comissionados em dezembro de 2014, anunciou que cerca de 30% não retornará as funções em 2015.

Raimundão justifica a decisão na diminuição dos repasses federais. O prefeito disse que vai contratar de acordo com a necessidade do município. A pergunta é: como era antes?

Tudo indica que Rita Monteiro continue fora da base de Raimundão. Depois do café da manhã com a base de apoio, Raimundão sentou com a vereadora, mas parece que a conversa não fluiu.

Além de Juazeiro, Raimundão deve enfrentar um desgaste regional. Os prefeitos que compõem o consórcio da Policlínica decidiram pressionar o governo. Eles ameaçam suspender os repasses até Juazeiro quitar sua dívida.

Na entrega do título de cidadão cratense ao deputado Guimarães, o vereador petista Amadeu de Freitas, acabou passando despercebido. Chegou atrasado e saiu sem ser notado.

No discurso, Guimarães observou a presença do vereador petista na Câmara cratense, ressaltando que o autor do projeto do titulo foi de outro parlamentar. Prevaleceu a rivalidade interna do vereador petista.

No PT Juazeirense, os grupos rivais ao ex-prefeito Manoel Santana, estão esfacelados. Unidos na última eleição interna, agora a oposição se divide em três frentes.

A “briga” seria pela indicação ao nome que, provavelmente, dispute a previa do partido para a eleição de 2016, contra Santana. Já são quatro os pré-candidatos.

A única chance de união da oposição à Santana pode ser o retorno da ex-deputada estadual Iris Tavares. Ela já teria anunciado sua volta aos quadros da militância petista em Juazeiro.

Desculpe a ignorância: mas, com liderança dupla, Raimundão tem chance de acertar com a Câmara?

Nenhum comentário:

Postar um comentário