quinta-feira, 28 de setembro de 2017


Barro. TJCE aceita denúncia contra o prefeito Marquinélio

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) aceitou, no último dia 25, denúncia contra o atual prefeito de Barro, Marquinélio Tavares (DEM), por fraude em licitação. Segundo o Ministério Púbico Federal (MPF), autor da denúncia, José Marquinélio praticou os crimes entre 2008 e 2010.

Foram investigados contratos com a Associação de Proteção e Assistência à Maternidade e à Infância de Mauriti (Apamim), que ganhou licitação para realização de exames laboratoriais. A associação recebeu entre 2008 e 2010 o montante de R$ 230 mil. O presidente da associação, Antônio Sevirino de Sousa, também está denunciado.

Segundo o MPF, o contrato foi executado pela clínica Antônia Tavares e o Laboratório Dr. Marlon Tavares, ambos de propriedades de Francisco Marlon, irmão do prefeito. A distância de 80 km entre Barro e Mauriti, sede da Apamim, foi a justificativa para a terceirização. Para o MPF, a Apamim atuou como laranja.

Inicialmente, a denúncia foi recebida pela 16ª Vara Federal de Juazeiro do Norte. Mas, os réus sustentaram incompetência da Justiça Federal e disseram que a responsabilidade é do secretário de Saúde, que tem a autonomia no gerenciamento e aplicação de recursos.

A Justiça Federal reconheceu a incompetência para julgar o processo por não se tratar de verba federal e a denúncia foi encaminhada ao TJCE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário