segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Apesar da fiscalização, Romaria de Finados teve saldo positivo

Apesar das dificuldades encontradas com a fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF), com relação aos caminhões paus-de-arara, a Romaria de Finados conseguiu atrair cerca de 400 mil pessoas a cidade de Juazeiro do Norte. A avaliação é da Igreja Católica que reconheceu a romaria como positiva, mas credita a queda nas visitas a fiscalização. Foram várias as manifestações de repúdio contra a PRF em missas e entrevistas.

Nos dias que antecederam a romaria, a situação chegou ao ponto de romeiros concluírem o trecho até Juazeiro a pé. A retenção dos caminhões, principalmente, na barreira montada na BR 116, município de Milagres, ocasionou muitas caravanas com homens, mulheres, idosos e crianças que percorreram cerca de 60 até a terra do Padre Cícero.

De acordo com a PRF, 102 veículos que transportavam romeiros de forma irregular foram retidos e mais 50 motoristas foram notificados. Segundo o órgão, o transporte de romeiros em paus-de-arara é considerado multa gravíssima. A maior parte desses caminhões acabou interrompendo a viajem e frustrando os romeiros.

O problema maior é que, ao veículo flagrado, é proibido seguir ou retornar com as pessoas. Ou seja, mesmo desistindo da viajem a Juazeiro os romeiros precisaram seguir a pé até fora do alcance da fiscalização.

A “Operação Romaria Segura” foi iniciada na quinta-feira, 30 de outubro, e finalizada nesse domingo, 2 de novembro.

(Com informações e foto do site Miséria).

Nenhum comentário:

Postar um comentário