quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Eleição para mesa diretora da Câmara de Juazeiro deve parar na justiça

Apesar de requerimento do vereador Darlan Lôbo (PMDB), subscrito por 14 dos 21 parlamentares, agendando a eleição da nova mesa diretora da Câmara de Juazeiro do Norte para o dia 18 de novembro próximo, a realização da eleição, ainda, continua sendo uma incógnita.

O requerimento, deliberado e aprovado em plenário, acabou sendo atropelado por um edital da atual mesa diretora, convocando a eleição para o dia 18 de dezembro deste ano; ou seja, um mês depois. Mesmo após intenso debate, os vereadores deixaram a sessão da Câmara dessa terça-feira (11), sem saber a data exata para realização da eleição da mesa diretora do biênio 2015-2016.

Vários vereadores protestaram contra a atitude, considerada pelos autores do requerimento, como autoritária e antidemocrática. Tarso Magno (PR) e Gledson Bezerra (PTB) pediram cópias da ata e áudio da sessão para ingressarem com ação no Judiciário pedindo a anulação do edital e ratificando o pleito dos vereadores. Para Tarso Magno o edital não tem validade e, segundo Gledson, a ação soa como autoritarismo e, nesse caso, a Câmara não aceitará.

O vereador Darlan Lôbo, observou que o requerimento foi aprovado e a atitude da presidência tira o poder democrático do plenário. Segundo Darlan a atitude de adiar a eleição é para ganhar tempo e captar os votos necessários para se reeleger. “Nós queremos evitar uma eleição viciada, inclusive, com sequestro de vereadores e muito mais,” disse Darlan.

O presidente da Câmara, vereador Capitão Vieira Neto (PTN), disse que essa é uma prerrogativa do cargo e não abrirá mão. Sobre as colocações de Darlan, o presidente Capitão Vieira disse que o vereador não tem moral para fazer o comentário, já que, feriu o Regimento Interno por diversas vezes. Darlan disse apenas que a roda gira e, agora, o Capitão Vieira faz o que sempre criticou.

Em ambos as propostas á exigido o registro de chapa completa com antecedência de sete dias. As duas propostas prevêem, ainda, o horário da eleição para as 15 horas.

Repercute matéria do Fantástico

Os vereadores Normando Sóracles (PSL) e Cláudio Luz (PT) subiram a tribuna da Câmara para repercutir a matéria do Fantástico do último domingo. A reportagem colocou o Juazeiro do Norte na rota da corrupção.

Para Normando a pergunta feita na matéria “Cadê o dinheiro que estava aqui?” poderia mudar para: “Cadê o vereador que você votou nele?”. Segundo Normando, a mesma denúncia foi feita na Câmara e nada foi feito. “Não conseguimos, sequer, o número mínimo de assinaturas para protocolar a CPI das obras inacabadas,” disse Normando.

Na mesma linha, o vereador Cláudio Luz, falou da CPI dos ar-condicionados que a Câmara arquivou. “As denúncias do Fantástico são baseadas na investigação da CPI dos ar-condicionados, mas, quando teve a chance a Câmara não fez nada,” disse Cláudio, ressaltando que mesmo sem o apoio da Casa enviou a investigação ao Ministério Público, Procap e a Polícia Federal.

Na sua fala, Cláudio Luz desafiou o Ministério Público Federal (MPF) a dar uma resposta a sociedade sobre as denúncias feitas. O vereador falou, ainda, da situação das creches inacabadas, onde a prefeitura já descumpriu por duas vezes um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com MPF e, simplesmente, não aconteceu nada.

Crise dos R$ 50 milhões

De volta à crise dos R$ 50 milhões, por força de decisão judicial a Câmara foi obrigada a anular a reunião do Colégio de Lideres que elegeu a vereadora Didi de Amarílio como relatora da Comissão de Orçamento, Finanças e Fiscalização. O novo relator deve ser escolhido em reunião às 16 horas desta quarta-feira (12).

Nenhum comentário:

Postar um comentário