quarta-feira, 19 de junho de 2013

Movimento Fora Raimundão leva 8 mil pessoas as ruas de Juazeiro do Norte

O movimento “Panelaço pela Educação e Fora Raimundão” juntou cerca de 8 mil pessoas, segundo cálculos da Polícia Militar, nas ruas do centro de Juazeiro do Norte, na tarde dessa terça-feira (18). A concentração para a caminhada aconteceu em frente ao CERE, próximo ao 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM), às 15 horas.

Os manifestantes, na sua maioria, estudantes; além de professores, sindicalistas, representantes de entidades de classes, e mais, mães e pais de alunos, desceram pela Rua São Pedro até a Praça Padre Cícero, com uma parada em frente a Praça da Prefeitura, onde gritaram palavras de ordem pedindo a renúncia do prefeito Raimundo Macedo.

O movimento pacífico foi convocado pelas redes sociais e tomou proporção nacional. Veículos como as revistas Veja e Isto É, Jornais Folha de São Paulo e O Estadão; e mais, os principais programas jornalísticos das redes Globo, Record e SBT, noticiaram o fato.

O movimento reivindicou ainda, a suspensão do JuaForró sob a alegação de “Se não tem dinheiro para educação, não deve ter para o festa”. Uma nova manifestação está marcada para o dia 28 deste mês com concentração na Praça do Giradouro, a partir das 16 horas.

Ao final do evento, reunidos em assembléia, foi formado uma coordenação para garantir a organização das próximas ações. Segundo a coordenação formada, as manifestações seguirão até que Raimundão volte atrás no Projeto de Lei que alterou o PCCR dos professores.

Raimundão acuado no Banco do Brasil

O ponto alto do evento aconteceu, quando por volta das 17h40min, o prefeito Raimundo Macedo, apareceu de surpresa nas proximidades ao Banco do Brasil e foi visto pelos manifestantes. Raimundão entrou no banco e não saiu mais. Uma verdadeira multidão, estimada em mais de 3 mil pessoas, acuaram o prefeito dentro agencia.

O policiamento foi reforçado e cerca de 90 homens da Polícia Militar (PM) e da Guarda Municipal, garantiram a segurança do prefeito que só conseguiu sair da agencia por volta das 23h25min.

Foram quase cinco horas de tentavas para a policia conseguir retirar o prefeito das dependências do Banco do Brasil. Raimundão saiu em uma viatura da Força Tática da Polícia Militar.

Na saída houve confronto e vários manifestantes passaram mal em conseqüência do uso de spray de pimenta, sendo que alguns foram contidos com uso da força física. A viatura que levou o prefeito ao Parque Padre Cícero, onde está sendo realizado o Juaforró 2013, foi apedrejada pelos manifestantes.

Segundo várias testemunhas, o apedrejamento foi motivado pelo aceno, seguido do sinal de positivo, feitos pelo prefeito na saída do prédio sob forte esquema de segurança.

A coordenação promete, ainda, nesse mês fazer manifestações na frente das casas de cada um dos 17 vereadores que votaram a favor, faltaram ou se retiraram da sessão da Câmara que aprovou o PCCR.

Um comentário:

  1. Em toda a minha vida de militante eu nunca tinha participado de algo tão grande e expressivo, foi realmente de arrepiar, pena que ainda existam pessoas, que para defender os salários, têm que defender um ladrão desses, que na sua fuga ainda achou tempo para zombar dos manifestantes... uma pena mesmo.

    ResponderExcluir