segunda-feira, 28 de abril de 2014

Eventos e inaugurações colocaram o Cariri na rota nacional

Na última sexta-feira (25), a Região do Cariri entrou na rota das agendas nacional de inaugurações e grandes eventos. Ainda no período da manhã, o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), desembarcou no Aeroporto Regional Orlando Bezerra, em Juazeiro do Norte para inaugurar três agências do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) na região.

À tarde foi a vez do diretor de inclusão produtiva do Ministério do Desenvolvimento e Combate a Fome (MDS), Luiz Muller, ir ao Crato para certificar cerca de 1.300 alunos de 14 municípios formados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Aliados a Audiência Pública da Câmara de Juazeiro, também, na tarde da sexta-feira, os eventos mobilizaram a classe política com as diversas representações partidárias.

Três novas agências do INSS no Cariri

O ministro Garibaldi Alves percorreu os municípios de Milagres, Aurora e Caririaçu, inaugurando novas agencias do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Garibaldi Alves esteve acompanhado dos senadores Eunício Oliveira (PMDB-CE) e José Pimentel (PT-CE), ambos, ex-ministros do governo Lula.

No período da manhã a comitiva, acompanhada dos prefeitos e autoridades locais, inaugurou as agencias de Milagres. À tarde foi a vez das agencias de Aurora e Caririaçu. Juntas as agencias representam um investimento de cerca de R$ 2,3 milhões e devem atender a 84 beneficiados do INSS.

Segundo o ministro Garibaldi Alves, a Previdência tem trabalhado para ampliar a rede de atendimento em todo o Brasil. “Queremos oferecer melhores condições para os empreendedores individuais e as donas-de-casa contribuírem com a Previdência,” disse o ministro, ressaltando que no Ceará já foram entregues 37 agências das 57 previstas no plano de expansão da rede.

Além dos prefeitos Hellosman Sampaio (Milagres), Adailton Macedo (Aurora) e João Marcos (Caririaçu), a comitiva foi acompanhada pelo deputado estadual Daniel Oliveira (PMDB), o prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macedo (PMDB), e mais vereadores e lideranças políticas.

A Previdência ainda deve abrir mais 21 unidades no Ceará. As próximas inaugurações devem ocorrer nos municípios de Beberibe, Cedro e Lavras da Mangabeira.

Formatura Regional do PRONATEC

Completando o roteiro de grandes eventos, o município do Crato realizou na tarde da sexta-feira, no Ginásio Poliesportivo da Universidade Regional do Cariri (URCA), a formatura regional do Pronatec. O Programa, que tem como objetivo ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica, certificou cerca de 1.300 alunos de 14 municípios do Cariri.

Estiveram presentes os representantes do Sistema S – Fecomércio (Sest-Senat, Senai e Senac); Sine IDT; o diretor de inclusão produtiva do Ministério do Desenvolvimento e Combate a Fome (MDS), Luiz Muller; o deputado estadual Camilo Santana (PT); os prefeitos de Crato, Ronaldo Matos, de Assaré, Samuel Freire, de Barbalha, José Leite; além de secretários municipais e vereadores.

Para Luiz Muller, o Pronatec é mais um programa de inclusão. “Ainda no governo do presidente Lula foi identificado que grande parte dos jovens brasileiros não tinham condições de pagar cursos profissionalizantes. Daí a decisão de pagar ao Sistema S, quem melhor profissionaliza, para qualificar esses jovens,” Luiz Muller, ressaltando que a maioria dos jovens, também, são assistidos pelos programas sociais em especial o Bolsa Família.

Para o prefeito do Crato, Ronaldo Matos, o município está de parabéns pelo primeiro lugar em inscrições no Pronatec. “Para a próxima turma, já solicitamos mais mil vagas para contemplar nossos jovens que desejam se qualificar,” disse Ronaldo. No Crato, durante o primeiro trimestre deste ano, foram confirmadas 717 inscrições nos cursos ofertados pelo PRONATEC.

Na ocasião, foram entregues certificados aos alunos de áreas como auxiliar de Pessoal, Promotor de Vendas, Operador de Caixa, Cuidador, Balconista de Farmácia, Depilador, Cabeleireiro, Recepcionista, Pizzailo, entre outros. A presidenta Dilma Rousseff gravou mensagem direcionada aos alunos formandos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário