segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Juazeiro continua articulando para sediar Zona Franca do Semiárido

O município de Juazeiro do Norte trabalha para sediar o pólo da Zona Franca a ser implantado na região do Semiárido nordestino. Inicialmente o projeto, que tramita na Câmara dos Deputados, previa a cidade de Cajazeiras (PB), como sede do pólo. Com o impasse entre as duas cidades, a Comissão que analisa a proposta deve se reunir esta semana para mediar um acordo.

Entre as propostas a serem apresentadas está a do relator da Comissão, deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE), sobre a possibilidade de cada Estado receber um pólo de Zona Franca. No Ceará, o município de Juazeiro seria o contemplado e na Paraíba, o município de Cajazeiras.

A proposta de mudança da Zona Franca para Juazeiro é do deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), presidente da Comissão. O deputado continua defendendo uma única Zona Franca para a região do Semiárido, mas acredita que a proposta de cada estado ter o seu pólo seja uma saída para o impasse.

A implantação da área de livre comércio deve garantir maior desenvolvimento produtivo para a região, diminuição de tributos pagos ao Governo Federal, além de geração de emprego e renda. No Brasil, a Zona de Manaus é a mais conhecida área de livre comércio.

(Com informações do site Miséria).

Nenhum comentário:

Postar um comentário