quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Prefeitos do Crajubar encerram 2015 com maioria nas Câmaras

As Câmaras Municipais do triangulo Crajubar encerram seus períodos legislativos, nesta semana, com saldos positivos aos Poderes Executivos. Apesar de o inicio do ano indicando dificuldades e tencionamentos entre os poderes, vereadores e prefeitos de Juazeiro do Norte e Barbalha, encerram o ano com uma boa articulação. As bancadas de oposição, por sua vez, reclamam de manobras regimentais e uso de maioria para aprovar projetos sem discussão, no chamado rolo compressor.

Em Crato, a tensão deve permanecer até o último dia, mas prevalece a promessa de reversão do quadro pela base do prefeito Ronaldo Gomes de Mattos (PSC). O líder do governo na Câmara, vereador Paulo de Tarso (PMDB), avalia o período como positivo, já que, a discussão é sempre necessária ao bom funcionamento da democracia. Para o vereador, não faltou debate e espaço para atuação da oposição e da situação. Sobre a recomposição da base, Paulo de Tarso destaca que já conta com maioria, o que, proporciona maior tranquilidade para as ações do governo.

Em Barbalha, onde o prefeito José Leite Gonçalves Cruz (PT), também tem maioria, a Câmara encerra as atividades legislativas no próximo dia 21, segunda-feira. Para o vereador André Feitosa (PPS), apesar das tensões e debates acalorados, o prefeito Zé Leite conseguiu aprovar tudo o que quis, graças à ampla maioria. Mesmo com as derrotas nas votações, André avalia que a oposição conseguiu conquistar seu espaço com denúncias contundentes e bem embasadas.

A Câmara de Juazeiro do Norte deve iniciar o recesso no próximo dia 17, quinta-feira. Depois de muitas articulações que duraram mais de dois anos, com o revezamento da maioria entre situação e oposição, o prefeito Raimundo Macedo (PMDB) conseguiu estabilizar neste ano de 2015 sua base de apoio na Casa.

O recesso será iniciado sem uma definição, por parte da justiça, sobre os três vereadores afastados. Apesar do longo afastamento, os parlamentares continuam como titulares dos mandatos. Além do próprio legislativo, o Poder Executivo, também, sofreu com um afastamento decidido pela justiça. Por sua vez, o prefeito Raimundo Macedo, manteve sua maioria na Casa e jamais teve seu mandato ameaçado pelo Parlamento.

Entre os recessos, a Câmara de Juazeiro do Norte, é o mais curto. Os parlamentares devem iniciar as atividades de 2016 no dia 05 de janeiro. Em Barbalha, o retorno está marcado para o dia 1º de fevereiro e o Crato ainda deve definir a volta. Nos três casos não estão descartadas a convocação de sessões extraordinárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário