quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Vereadores de Barbalha pedem Comissão para investigar mensalão

Os vereadores pertencentes às bancadas de oposição e situação da Câmara de Barbalha, estão unidos para a criação de uma Comissão Processante na Casa. Os parlamentares querem investigar denúncia da promotora Efigênia Coelho Cruz sobre a existência de um possível mensalão para aprovar os projetos enviados pelo prefeito José Leite Gonçalves Cruz (Zé Leite – PT).

A denúncia feita no perfil (facebook) da promotora ganhou as redes sociais e repercutiu negativamente para a imagem dos vereadores e da Câmara. Na postagem, a promotora descreve uma situação em que um dos vereadores, cujo nome foi preservado, estaria alardeando uma prática de compra de votos em eleições, infidelidade partidária e existência de um mensalão para aprovar os projetos do Executivo.

Na postagem, a promotora afirma que o vereador generaliza a compra de votos, como uma prática de todos os eleitos e que essa seria a única maneira de ganhar uma eleição. O vereador teria ido além, ao afirmar que a maioria da Câmara recebe dinheiro para aprovar os projetos de interesse do prefeito.

Segundo a promotora, a conversa do vereador foi presenciada pelo esposo, identificado na postagem como Hugo, em local privado de uso coletivo. A promotora observou que se tivesse acontecido em sua presença teria dado voz de prisão ao vereador. A promotora diz saber da existência das práticas mencionadas.

Sobre o sigilo do nome do vereador, a promotora disse não poder revelar por não ter sido testemunha ocular do fato. Ao final a promotora alerta, ao vereador, que “um dia a casa cai” e ao eleitor que preste mais atenção em quem vota.

O vereador Rildo Teles (PSL) avaliou negativamente a postagem e disse que a oposição vai tomar a iniciativa de pedir a instalação da Comissão que deve convocar o marido da promotora para prestar esclarecimentos sobre o caso. Segundo o vereador, a Câmara quer saber o nome do vereador para denunciá-lo ao Conselho de Ética da Casa.

Sobre o conteúdo da postagem, Rildo Teles garantiu que nos 15 anos como parlamentar jamais viu nada parecido. “Já fui situação e oposição, mas nunca fiz e nem vi qualquer negociação financeira para aprovar projetos de qualquer ordem,” disse Rildo, ressaltando que o comentário mancha a imagem da Câmara.

O líder do prefeito na Câmara, vereador Aurino Preu (PP), disse ter ficado triste com a postagem e garantiu que na base do prefeito isso jamais aconteceu. Quando a repercussão, Preu avalia que a falta de credibilidade da classe política favorece a disseminação. O vereador chegou a dizer que fatos como esse o desencorajam a continuar na política.

O presidente da Câmara, vereador Daniel Cordeiro (PT), disse ter ficado surpreso com a postagem da promotora, já que, seu papel seria iniciar uma investigação sobre o caso. Daniel defendeu a abertura da Comissão para que venha a tona o nome do vereador envolvido. Segundo ele, nos seus 11 anos de Câmara, jamais viu isso acontecer.

O presidente disse que é preciso saber o nome do vereador para tomar as providencias regimentais. Daniel disse, ainda, que já fez algumas visitas a vereadores, mas até agora não obteve resultado. Todos negaram participação na conversa com o marido da promotora. Sobre o envolvimento do prefeito, Daniel disse que Zé Leite é conhecido justamente pelo contrário e tem fama de não prestigiar qualquer vereador.

Tentamos contato com o prefeito Zé Leite e com a procuradora geral do Município, Ana Keive, mas não fomos atendidos nem obtivemos retorno. O pedido de abertura da Comissão foi protocolado na segunda-feira (21) e caso seja aceita pela Casa deve funcionar mesmo durante o recesso parlamentar.

(Jornal do Cariri).

Nenhum comentário:

Postar um comentário