terça-feira, 2 de abril de 2013

Câmara de Juazeiro: Surgimento de novo grupo pode enfraquecer G10


“Nada está tão ruim que não possa piorar!” Esse é pensamento de quem acompanha as sessões da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, na perspectiva da bancada governista, ou como ficou mais conhecida, o G10. Hoje, a bancada da situação enfrenta imensas dificuldades por atuar com minoria, ficando a mercê das decisões da articulada oposição ou o, também conhecido, G11.

O grupo ganhou a eleição para mesa diretora e tem comandado as ações do legislativo juazeirense. Mas, nas últimas sessões um fato novo vem ocorrendo; vereadores da base do governo Raimundo Macedo (PMDB), estão assumindo uma postura mais de centro, dentro da disputa travada entre G10 e G11. A postura pode enfraquecer as ações do G10, base governista, tanto nos votos, quanto na defesa.

O vereador Tarso Magno (PR) puxa a nova tendência. Ele é o primeiro a assumir a nova configuração da Câmara com os, chamados, “independentes”. O vereador, aos poucos foi adotando uma postura que acabou surpreendendo, até, aos colegas, quando por várias vezes não acompanhou a bancada em votações que pediam, principalmente, investigações de ações do executivo.

A posição do vereador Tarso Magno começou a mudar de forma mais contundente quando concordou de público, durante a sessão do dia 21 de março, que o processo movido pelo prefeito Raimundo Macedo contra o vereador Darlan Lobo (PMDB), era, politicamente, um “tiro no pé”. Na última sessão, do dia 26, Tarso assumiu, definitivamente, a nossa reportagem, que é independente e que deve atuar com uma postura de centro.

Outro vereador que vem tomando uma posição mais independente é Gledson Bezerra (PTB). Gledson, não assume de fato a posição; mas acredita que essa é uma tendência natural, tanto no G10, quanto no G11. Nas últimas sessões Gledson pediu reiteradas vezes que a bancada de oposição poupasse os colegas do G10 e que dirigissem suas críticas somente ao executivo. Para ele, a boa relação entre os vereadores deve estar acima do debate travado entre situação e oposição.

Outros vereadores do G10, não assumem, mas avaliam que a situação pode ficar sem controle, já que, os constantes desgastes do governo, possível motivador para criação do grupo, pode aumentar. Existe a previsão de que mais projetos polêmicos, enviados pelo executivo, podem dar entrada na casa e, assim, servir de estopim para o aumento do grupo dos independentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário