segunda-feira, 22 de abril de 2013

Jardim- CE: vereadores denunciam medicação vencida em Unida de Saúde

Uma comissão de quatro vereadores do município de Jardim descobriu ontem, quinta-feira (18), em uma sala da antiga Unidade Mista de Saúde, na sede do município, várias caixas de remédios com prazo de validade vencida. Os remédios estavam no mesmo ambiente que o lixo hospitalar.

A comissão, formada pelos vereadores Dr. Aniziario Costa (PCdoB), presidente da Câmara, Dra. Liliana Linhares, Dolores e Zé Napoleão, visitaram ainda três Postos de Saúde na zona rural, onde, segundo os mesmos, foram identificadas várias irregularidades.

Falta de médicos em todos os postos visitados e alugueis atrasados, há mais de 10 meses, foram algumas das denúncias que, juntas aos remédios com validade vencida, devem ser encaminhadas ao Ministério Público Federal, Ministério da Saúde, Vigilância Sanitária e outros órgãos competentes.

Ainda, segundo o vereador, presidente da Câmara, a situação já foi oficializada a Secretária de Saúde do Município e a Guarda Municipal, solicitando a preservação do local com os medicamentos vencidos, misturados a lixo hospitalar, até que se inicie uma investigação mais detalhada.

A secretária de Saúde, Ana Érica Oliveira Rangel da Luz, disse que o material está num espaço desativado e fora de uso, justamente, esperando incineração. Segundo Ana Érica, o medicamento não pertencia ao município e foi recolhido das prateleiras das farmácias comerciais pela Vigilância Sanitária do Município.

Sobre a falta de médicos nos postos, a secretária, reconheceu a dificuldade encontrada pelo município na contratação de novos profissionais, já que, ao cumprir exigência do Ministério da Saúde para manter a obrigatoriedade da carga horária, o município acabou perdendo sete profissionais; mas que já estão sendo providenciadas novas contratações e o problema em breve estará normalizado. Já sobre outras denúncias, a secretária disse que são questões pontuais e que serão resolvidas com brevidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário