quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Aterro Sanitário de Brejo Santo recebe projeto ReciclAção

O Aterro Sanitário de Brejo Santo recebeu nessa terça-feira (12), a implantação do projeto “ReciclAção”. O evento, realizado no espaço do próprio aterro, a partir das 9h00, reuniu autoridades municipais, representante da empresa Proex, parceira do projeto, e Agentes Recicladores. O projeto existe em vários Estados do País e já é consolidado como referencia em ações de preservação ao meio-ambiente.

Na abertura falaram o diretor da Proex, Fábio Pinheiro, e o prefeito Guilherme Landim (PROS). Cerca de 200 pessoas acompanharam o lançamento, onde o diretor Fábio Pinheiro, falou da importância da parceria, ressaltando que qualquer empresa deveria ter esse tipo de objetivo. O prefeito Guilherme Landim, destacou o apoio aos Agentes Recicladores, agora, com um espaço digno para trabalhar, além do ganho da cidade com a preservação do meio-ambiente.

Sobre a implantação do projeto, a coordenadora do Aterro e técnica da Proex, Nathália Cruz, destacou que essa é apenas a primeira etapa do projeto, onde serão realizadas atividades mensais direcionadas aos Agentes. “Esse é um projeto continuado, onde será oferecido o suporte emocional e financeiro, com orientação de mercado e preços, junto aos compradores,” destacou Natália, ressaltando que não será permitida a figura do atravessador.

Durante o lançamento, os agentes tiveram acesso à vacinação anti-tetânica e hepática, cortes de cabelo, manicure e maquiagem, limpeza de pele e doação cestas básicas. Os presentes acompanharam ainda palestra do articulador social Francisco Alvino, da Cooperativa Engenho do Lixo de Juazeiro do Norte, sobre a importância dos profissionais da reciclagem para o meio-ambiente e o futuro da sociedade. Ao final foi servido lanche para os presentes.

O Aterro Sanitário

Localizado numa área de 30 mil metros quadrados, o aterro contempla 14 trabalhadores/agentes, organizados na Associação dos Agentes Recicladores Município de Brejo Santo (Arbresa), dentro de uma estrutura de dois galpões de triagem e prensa, além de espaço para negociação e sede da Associação.

Projetado para durar cerca de 30 anos, o aterro recebe, em média, 40 toneladas de resíduos diariamente, com capacidade de dobrar a demanda atual. Entre 15% e 20% dos resíduos recebidos são reciclados.

O material que não é reaproveitado segue para as células, onde é feita a drenagem do chorume, por meio de bombeamento, e o escamento de gases. As células são escavações de cerca de 10 metros, revestidas com geomembranas de 1,5 milímetros.

O aterro, segundo licenciado pela Secretaria de Meio-Ambiente do Estado do Ceará (Semace), passou por um processo de readequação, com transformação de lixão em aterro, que durou seis meses e consumiu cerca de R$ 500 mil em recursos. Todo o projeto de transformação foi idealizado e administrado pela Proex e, hoje, custa ao município R$ 12 mil/mês. Valor, destacado pelo diretor da empresa, apenas para manutenção dos equipamentos usados no trabalho.

Para Fábio Pinheiro, o aterro de Brejo Santo vai favorecer, tanto essa, como as gerações futuras. “A Proex, além do foco nos serviços diários de capinação, poda, coleta e varrição, trabalha, ainda, com o pensamento na defesa do meio-ambiente,” disse Fábio Pinheiro.

Sobre a parceria, Fábio Pinheiro, ressaltou o compromisso da prefeitura de Brejo Santo em ter abraçado a ideia de transformar o lixão em um organizado Aterro Sanitário. “Esse foi um grande passo dado pela administração em parceria com a Proex. Agora chegou a hora de colher os frutos, principalmente, os de responsabilidade social e ambiental,” disse.

O prefeito Guilherme Landim, destacou a prioridade que foi dada ao processo de transformação do local, inclusive com recuperação da área e acondicionamento do lixo existente no local. Para ele, tudo é fruto de um grande trabalho conjunto, entre Prefeitura, Proex e Associação dos Agentes Recicladores. “Agora o caminho é a reeducação da população sobre a necessidade da reciclagem e a coleta seletiva, a fim de diminuir a demanda e, consequentemente, facilitar a manutenção do aterro. Esse é o nosso desafio,” disse Guilherme.

Para o trabalho, os Agentes Recicladores recebem equipamentos de proteção individual, atendimento médico, informação sobre prevenção, além do incremento na renda e o aumento na expectativa de vida, proporcionado pelas ações.

(Fotos: Chinês / Agência Miséria).

Nenhum comentário:

Postar um comentário