terça-feira, 26 de novembro de 2013

Pressão popular faz Câmara de Granjeiro recuar de golpe contra prefeito

Depois de uma semana de muita polêmica, com uma possível armação para tirar do poder o prefeito de Granjeiro, Raimundo Duclieux de Freitas, conhecido como Dr. Gudy (PRB), a Câmara Municipal acabou recuando da ideia depois da notícia ter causado uma grande revolta popular na cidade.

Na sessão de sexta-feira (22), cerca de 1.500 pessoas lotaram a Câmara e seus arredores, numa demonstração de revolta com a atitude da Casa legislativa. Os vereadores recuaram da pretensão que, segundo informações, foi articulada pela vice-prefeita Viviane Tomé (PR) e seu pai, o ex-prefeito Vicente Félix de Sousa, conhecido como Dr. Vicente Tomé.

Antes, houve uma tentativa de afastamento, também frustrada, do presidente da Câmara, vereador Raimundo Calisto (PTB). Segundo o prefeito Dr. Gudy, o grupo do ex-prefeito se juntou aos vereadores de oposição, fazendo a maioria da Câmara. Fortalecido, o grupo passou a debater posições que levavam, segundo Gudy, a falsos indícios de irregularidades na atual administração da Câmara e do município.

Com o fortalecimento, o grupo de opositores passou a debater sobre a quantidade de dividas que se acumulam na prefeitura. O atual prefeito ressalta que as dívidas foram deixadas de administrações passadas, inclusive de Vicente Tomé, e estão sendo equacionadas. Segundo Dr. Gudy, a administração Dr. Tomé, deixou dívidas que somadas passam dos R$ 2 milhões, em mais de 50 processos.

Recentemente, o ex-prefeito Vicente Tomé, foi acusado pelo Ministério Público Federal (MPF) de não prestar contas dos R$ 160 mil, destinados pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), à construção do açude Serra Nova I. A Justiça Federal no Ceará condenou o ex-gestor a ressarcir os valores aos cofres públicos, além de suspender os direitos políticos do ex-prefeito.

O ex-prefeito nega o envolvimento na articulação, mas um dos vereadores contatados para organizar o esquema acabou revelando a trama. Depois da tentativa frustrada, Dr. Gudy se disse aliviado e surpreso com o apoio das pessoas que, após a sessão, fizeram uma carreata pelas principais ruas da cidade.

O atual prefeito anunciou, ainda, que no início de 2014 deve encaminhar uma reforma administrativa para recompor sua base política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário