terça-feira, 5 de novembro de 2013

Reitora não descarta incêndio criminoso em galpão da URCA

Um galpão, usado como depósito pela Universidade Regional do Cariri (URCA), no campus do Pimenta, em Crato, pegou fogo na noite dessa segunda-feira (04). O fogo foi percebido, por volta das 20 horas, por alunos da universidade que estavam no alojamento próximo ao galpão. O depósito fica localizado atrás da sede do Geopark Araripe.

Os estudantes avisaram a vigilância que, imediatamente, acionou o corpo de bombeiros. O fogo já tomava parte do deposito quando, por volta da 20h20min, as duas viaturas dos bombeiros começaram o trabalho de resfriamento da parte intacta do depósito e o combate as chamas na parte mais afetada.

O incêndio foi controlado por volta das 22 horas. Cerca de 12 homens trabalharam na operação que evitou uma perda maior para a instituição. O local é usado como deposito de material a ser descartado ou leiloado, outros com previsão de reaproveitamento e a parte que armazenava os equipamentos para os novos laboratórios de Biologia, essa aparentemente intacta.

Segundo a reitora Otonite Cortez, ainda não se tem certeza sobre a integridade dos equipamentos, já que, o calor foi muito forte e pode ter danificado qualquer peça. Os equipamentos esperam a conclusão das obras dos laboratórios de Herbário e Biotério, em construção no mesmo campus. Segundo a reitora o investimento nos equipamentos é da ordem de R$ 500 mil.

A reitora não descarta a possibilidade de incêndio criminoso, já que, segundo ela, a energia do local estava constantemente desligada em face do pouco movimento. Otonite Cortez anunciou que deve registrar Boletim de Ocorrência (B.O.) e pedir uma investigação minuciosa para descobrir as causas do incêndio.

A edificação teve cerca de 40% da área danificada com a queda parcial do telhado, comprometimento das vigas de ferro e de uma das paredes. Uma perícia para verificar a integridade da edificação deve ser feita pelo Corpo de Bombeiros.

(Foto: Agência Miséria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário