sábado, 21 de junho de 2014

Inauguração da Santa reúne lideranças políticas no Crato

O evento que marcou a inauguração do monumento em homenagem a Nossa Senhora de Fátima no Crato, realizado na manhã desse sábado, 21 de junho, reuniu várias lideranças políticas do Estado e da região do Cariri. Cerca de 5 mil pessoas, acompanharam a descerrarão da fita inaugural com a presença do vice-governador Domingos Filho (Pros) e as bênçãos do Bispo Diocesano do Crato, Dom Fernando Panico e, seguida, os discursos dos presentes.

Parte das comemorações dos 250 anos de emancipação política do Crato, a inauguração, contou com a presença do prefeito municipal, Ronaldo Mattos (PMDB), dos deputados federais Arnon Bezerra (PTB) e Antônio Balhmann (Pros); e os deputados estaduais Ely Aguiar (PSDC), autor do projeto do monumento, Sineval Roque (Pros), Téo Menezes (PSDB) e Miriam Sobreira (Pros). Estiveram presentes, ainda, o prefeito de Antonina do Norte, Antônio Filho (PDT), e a prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar (Pros).

O vice-governador Domingos Filho disse que o momento é muito significativo para o desenvolvimento econômico da comunidade e do Crato, além de colocá-lo no roteiro das romarias de já são uma constante no interior do Ceará. Domingos citou como as maiores em Juazeiro, Canindé e, agora, Crato e Santana do Cariri. Sobre a sucessão estadual, Domingos Filho, disse que espera que seja anunciado o nome da base do governador para a disputa estadual até o meio da próxima semana.

O prefeito Ronaldo Mattos, disse que o Crato estava ganhando um grande presente nos seus 250 anos. O prefeito agradeceu, ainda, ao empenho dos deputados Ely Aguiar e Camilo Santana, além do governador Cid Gomes para tornar o sonho realidade. “Nosso povo está de parabéns pelo presente magnífico que impulsionará o desenvolvimento do Crato e, principalmente, do bairro Barro Branco,” disse Ronaldo.

Para Ely Aguiar, o momento foi a realização de um desejo que se arrastava há 7 anos, com muita e determinação. “Houve muita dificuldade, mas não faltou determinação e, acima de tudo, amor pelo Crato. Sem isso, nada teria virado realidade,” destacou Ely Aguiar.

O deputado federal Antônio Balhmann destacou o fortalecimento do turismo religioso do Cariri. “A região já é marcada pela presença histórica do Padre Cícero que é indelével na vida do nordestino. Mas, faltava no Crato, uma expressão dessas para que se aproveite o fluxo já existente na região. Não falta mais,” analisou Balhmann.

Já o deputado Téo Menezes, falou da importância do monumento para o desenvolvimento econômico do Crato e se comprometeu a ajudar na busca da complementação da obra, a construção da Praça no entorno da estátua e a infraestrutura do bairro sede.

O momento foi abençoado pelo Bispo Diocesano do Crato, Dom Fernando Pânico, que destacou a característica romeira da Diocese. “Já temos pontos de romarias bem desenvolvidos em Juazeiro, Santana do Cariri e agora em Crato com a inauguração do santuário dedicado a Nossa Senhora de Fátima,” disse Dom Fernando.

O evento foi prestigiado, ainda, por autoridades como a reitora da Universidade Regional do Cariri (URCA), Otonite Cortez, e o secretário das Cidades do Estado, Carlos Ferrentini Sampaio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário