quinta-feira, 26 de junho de 2014

Vereadores de Juazeiro mantém voto secreto

Depois de um “recesso branco”, motivado pelos jogos do Brasil na Copa do Mundo, os vereadores de Juazeiro do Norte voltaram a se reunir nessa quinta-feira, 26 de junho, em sessão ordinária. Em uma sessão sem muitas discussões, os parlamentares rejeitaram o Projeto de Lei que instituía o fim do voto secreto em matérias polêmicas, como cassações.

O projeto de autoria do vereador Cláudio Luz (PT), foi subscrito por 14 dos 21 parlamentares, quando deu entrada na Casa, ainda, em outubro de 2013. Em março deste ano, o vereador chegou a cobrar da presidência da mesa diretora mais celeridade na tramitação do projeto até apreciação pelo plenário da Câmara.

Com a desaprovação, o vereador avaliou que o voto secreto permite a negociata nas votações polemicas. “A Câmara se coloca na contramão do que quer a sociedade brasileira. Por isso, o Congresso Nacional e a Assembleia Legislativa mudaram e aderiram ao voto aberto,” disse Cláudio Luz.

Cláudio Luz ressaltou que a base do prefeito Raimundo Macedo (PMDB) foi a responsável direta pela desaprovação do projeto. Ainda, segundo o vereador, a votação foi articulada e decidida antes do projeto vir ao plenário.

Durante a votação 10 vereadores votaram pela desaprovação, 06 pela aprovação e outros 05 parlamentares não estavam presentes a sessão. O vereador Normando Sóracles (PSL) compareceu, mas acabou saindo por estar passando mal. Outra ausência justificada foi a do vereador Bertran Rocha (PTdoB), em virtude de luto pelo falecimento do seu genitor na terça-feira, 24 de junho.

Como votaram os vereadores:

Pela aprovação: Gledson Bezerra, Tarso Magno, Cláudio Luz, Darlan Lobo, Rita Monteiro e Auricélia Bezerra.

Pela desaprovação: Claudionor Mota, Antônio Cledmilson, Sargento Firmino, Zé Ivan Leiteiro, João Borges, Nivaldo Cabral, Preto Macedo, Didi de Amarílio, Mara Torres e Adauto Araújo.

Durante a sessão

Em pronunciamento na Casa Legislativa, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Juazeiro, Antônio Barbosa de Mendonça, apresentou um plano de desenvolvimento para o Bairro do Campo Alegre. O pleno inclui a criação de um Distrito Industrial. Mendonça falou, ainda, sobre a possibilidade de instalação da Zona Franca do Semiárido em Juazeiro do Norte.

O vereador Normando Sóracles, requereu uma nota de repúdio ao jornalista Eduardo Bueno (SporTV), sobre seu posicionamento discriminatório com relação aos nordestinos. O requerimento foi aprovado e será enviado em nome da Casa. Já o vereador Adauto Araujo (PSC), cobrou da prefeitura e construtora mais celeridade nas obras do Anel Viário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário