quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Museus do Crato serão requalificados

A Secretaria de Cultura do Crato anunciou, nesta quarta-feira (12), a requalificação de dois museus do Município. O Museu Histórico e o Museu de Artes Vicente Leite devem receber novas edificações ainda neste semestre. Os dois museus funcionam no mesmo prédio e, segundo a Secretaria de Cultura, são os únicos com tombamento provisório do Instituto do Patrimônio e Artístico Nacional (Iphan), na região do Cariri.

O projeto para melhoria das instalações custará R$ 426 mil e terá financiamento do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Com a nova estrutura o museu passará a contar, em seu acervo, com um quadro do pintor e escultor espanhol, Pablo Picasso. A tela será doada pelo artista plástico Bruno Pedroza.

A secretária Dane de Jade, observa que além da parte física, estão sendo resolvidas questões documentais. O prédio não tem escritura reconhecida em Cartório e está sendo encaminhado um termo de usucapião. O local está parcialmente fechado e a secretária destaca a luta para reabrir todo o espaço.

No espaço destinado ao atendimento ao público estão sendo realizados cursos. Não há acesso a todo o acervo por falta de estrutura. Apenas uma sala, com algumas peças estão em exposição. Os Museus funcionam no prédio da antiga Casa de Câmara e Cadeia da cidade do Crato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário