sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Falta de alimentação especial compromete tratamento de pacientes em Barbalha

A suspensão no fornecimento e alimentação enteral e parenteral pela Secretaria de Saúde de Barbalha, esta comprometendo a recuperação de pacientes graves. O fornecimento foi garantido por várias liminares judiciais em favor de doentes em recuperação de cirurgias, traumatismos e infecções graves.

Cerca de 10 famílias fizeram a denuncia ao vereador Rildo Teles que levou o caso à Câmara Municipal e procurou a Secretaria para saber o motivo da suspensão. Segundo o vereador, foi informado que a Secretaria espera autorização do prefeito Zé Leite para fazer a compra.

O vereador Rildo, observou que “as famílias não podem ficar a mercê da boa vontade do prefeito Zé Leite autorizar a compra dos alimentos”. Segundo o vereador, o prefeito descumpre decisões de juízes de todas as Varas Cíveis de Barbalha. “São várias decisões. Os pacientes entraram na justiça individualmente”, observou Rildo.

Francisco Carneiro Alencar, sobrinho da paciente Dejanira Carneiro, disse que o fornecimento da alimentação não acontece a cerca de 20 dias. Francisco diz que a falta da medicação está causando grande preocupação aos familiares. Com a suspensão, a família está se cotizando para manter o tratamento.

O médico que acompanha um dos casos adverte que a suspensão da alimentação acarretará perda de massa magra, elevando o risco de infecção, retardamento da cicatrização, aos recém-operados, aumentando o risco do paciente vir a óbito. O médico não quis se identificar para evitar represálias por parte da gestão municipal.

A secretária de Saúde Desiree de Sá Barreto se recusou a falar sobre o assunto e o prefeito não recebeu nossa reportagem.

(Matéria completa no Jornal do Cariri).

Nenhum comentário:

Postar um comentário