segunda-feira, 24 de abril de 2017


Debate. Vereadores do Cariri unidos pela saúde

Parece que a ficha indicando o caos na saúde do Cariri começa a cair entre os vereadores da região. No dia 20, representantes de Câmaras Municipais estiveram em Juazeiro do Norte para reclamar do valor do teto estabelecido pelo Ministério da Saúde para os hospitais de Barbalha.

O segundo de uma série de encontros a serem realizados, reuniu os presidentes das Câmaras de Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Jardim e Farias Brito. Pela primeira vez os vereadores fora do eixo Crajubar entraram da discussão.

Com o pouco conhecimento sobre saúde, os vereadores firmaram suas posições no campo político e avisaram: em Brasília, quem não ajudar na causa, sofrerá consequências nas urnas. O grupo vai iniciar uma pressão política para aumentar o teto, afina, são 45 municípios atendidos em Barbalha.

Presidentes fora do debate

Apesar de importante, a discussão sobre o futuro da saúde do Cariri não atraiu os presidentes das Câmaras de Barbalha, Caririaçu, Nova Olinda e Santana do Cariri. Dos quatro gestores públicos, apenas o presidente Vevé Siqueira, de Barbalha, justificou a ausência.

Mesmo com o convite e a presença confirmada os outros três não justificaram as ausências. Na mesma semana, o presidente da Câmara de Santana do Cariri, vereador Fabricio Sales (Neguim Barreira), esteve ao lado da prefeita Danieli Machado, decretando o fim do antigo hospital do município. O prédio foi restaurado e doado a uma entidade para atividades culturais.

Em Caririaçu, o presidente José Irlando, estava muito ocupado ajudando na organização de um Festival de Repentistas. Parece que os dois presidentes estão mais preocupados situação da cultura nos seus municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário