sábado, 26 de janeiro de 2013

Assessoria de Eunício tenta recolocá-lo na disputa ao governo em 2014


A assessoria de imprensa do senador Eunício Oliveira (PMDB), trabalha para recolocá-lo na disputa pela indicação como candidato ao governo do estado pela aliança PT, PSB e PMDB em 2014.

Ontem, sexta-feira (25) a equipe divulgou no site Miséria uma afirmação do ex-deputado federal Ciro Gomes dizendo que, sobre a candidatura da base aliada para a sucessão de 2014 no Ceará, quem dará a palavra final sobre o assunto será o governador Cid Gomes (PSB). Ele teria dito ainda que tem muita gratidão ao PMDB e, em especial, ao senador Eunício Oliveira, presidente da sigla no Ceará.

O problema da matéria é que foi lembrada a data da afirmação, quinta-feira (24), mas ninguém sabe o local. Ou seja, pode ter sido uma operação abafa, com uma entrevista por telefone, para recuperar a posição de Eunício. Já a anterior, onde Ciro indica claramente o nome de Mauro Filho, foi em público, dentro de um teatro.

É inegável a força de Eunício no cenário político nacional, mas existe um erro em avaliar que isso viabilizaria uma postulação ao Governo do Estado. Mesmo nessa segunda entrevista, arrumada de Ciro, ele não desmente sua afirmação do início da semana em Juazeiro e deixa claro que a decisão será Cid, individual. Ou seja, o critério pode não ser político, o que, deixa por terra todo o prestígio e força de Eunício em “Brasília”.

Outro argumento do texto é a votação histórica de Eunício na última eleição ao senado. É interessante ressaltar que os resultados das urnas, na grande maioria dos casos, fogem da questão individual e obedecem a uma lógica de alianças. Ou seja, não é mérito pessoal e sim de uma conjuntura de momento.

A verdade é que, no memento, e que fique claro “momento”, já que, a política é muito dinâmica, o senador Eunício perece estar fora dos planos dos irmãos Ferreira Gomes. Isso, tomando como base as últimas declarações e notícias de bastidores sobre a sucessão para 2014. Mesmo assim, parabéns a assessoria do senador!

Nenhum comentário:

Postar um comentário