segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Prefeitos e gestores da educação no Cariri procuram fórmula para enfrentar diminuição dos repasses


Os prefeitos, secretários e gestores da educação da Região do Cariri e Sul do Ceará estiveram reunidos no fim de semana para discutir uma forma de gerir o setor, após a diminuição dos repasses financeiros.

O I Encontro Regional de Prefeitos e Gestores Municipais do Cariri aconteceu no auditório do Hotel Verdes Vales, em Juazeiro do Norte. Foram abordados temas como as “novas sistemáticas de cálculo do Índice de qualidade da Educação".

As questões levantadas, principalmente pelos prefeitos de primeiro mandato, se concentraram nas prováveis dificuldades em conciliar a qualidade na educação, melhoria no nível dos profissionais, com correções salariais, e a queda em repasses dos Fundos de Participação dos Municípios (FPM) e de Manutenção e Desenvolvimento da Educação (Fundeb).

Para o economista José Irineu de Carvalho, consultor econômico e financeiro da Associação dos Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece), a finalidade do evento foi mostrar a importância da educação na receita de Impostos Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), dos municípios; além de mostrar o cenário econômico e financeiro para o ano de 2013, analisando o ano anterior.

O evento promovido pela Aprece reuniu representantes de todos os municípios do Cariri e foi avaliado como de grande aproveitamento para esse início das gestões municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário