terça-feira, 5 de março de 2013

Prefeita de Jati anula concursos e retira direitos de trabalhadores


Numa decisão, no mínimo, inusitada; pra não dizer desrespeitosa com o funcionalismo público, os vereadores do município de Jati, aprovaram, por unanimidade, um projeto de lei do executivo que anula todos os concursos públicos já realizados na cidade.

O projeto da prefeita Maria de Jesus Diniz Nogueira, a Neta (PR), transformou todos os funcionários estatutários, ou seja, com estabilidade, em celetistas. Desde a sessão do dia 23 de fevereiro, os funcionários públicos de Jati, estão sem estabilidade e podem, inclusive, perder gratificações e serem demitidos.

Os funcionários reclamam que, sequer, foram avisados ou consultados sobre a decisão da prefeita e quando souberam o projeto já estava aprovado. Segundo alguns funcionários, que não quiseram se identificar, caso o problema não seja resolvido, os trabalhadores entrarão em greve.

A prefeita compareceu na Câmara, onde defendeu o projeto e disse que sabe do preço alto a pagar pela decisão, mas que, não vai voltar atrás. Além da anulação dos concursos, a nova gestão, até agora, não cumpriu com a orientação federal de reajuste pelo novo salário mínimo.

Na sexta-feira 1º de março, os funcionários fizeram manifestações na Câmara. Ontem, segunda-feira (04), eles foram ao Fórum da cidade cobrar providencias do judiciário. E na próxima quinta-feira (07), está marcada uma grande manifestação no Centro da cidade.

Em toda a cidade existe um clima de surpresa e revolta com a decisão. Segundo informações, alguns vereadores, disseram que aprovaram o projeto por não saber do que se tratava a mensagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário