terça-feira, 5 de março de 2013

Raimundão quer fechar 8 escolas na Zona Rural


Decidido a enfrentar todas as questões polêmicas no início da administração, o prefeito Raimundo Macedo (PMDB), caminha para fechar 8 das 18 escolas localizadas na Zona Rural do município de Juazeiro do Norte.

A decisão foi apresentada durante reunião na Secretaria de Educação, na tarde da última quarta-feira, 27 de fevereiro, quando a secretária Célia Viana, propôs o fechamento das escolas, com base na apresentação da Resolução (N° 005) do Conselho Municipal de Educação (CME), sobre a nucleação das escolas da Zona Rural.

A decisão, segundo informações, foi motivada pela falta de estudo de projeção das escolas que, hoje, funcionam com um número insuficiente de alunos. O estudo do CME apresenta um panorama geral de 18 escolas localizadas em 14 comunidades rurais; onde, ainda, segundo o estudo, existem casos, não raros, de salas de aula com apenas 3 (três) alunos e escolas com apenas uma sala.

Sobre a decisão, a secretária Célia Viana disse que o desejo do município é organizar a rede de ensino. A secretária argumenta que na Zona Rural, existem muitas escolas com apenas 30 alunos, tendo que congregar, na mesma sala, alunos de séries diferentes, no chamado sistema multisseriado.

“O que estamos fazendo é uma organização de rede, privilegiando as escolas maiores para dar melhor estrutura para as crianças. Ou seja, queremos levar essas crianças para uma escola maior e com uma melhor infraestrutura, fazendo com que eles se sintam, realmente, em um ambiente escolar,” disse Célia Viana.

A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juazeiro do Norte (SISEMJUN), Mazé dos Santos, que esteve presente a reunião na Secretaria, disse que sobre o assunto, ainda, se sabe muito pouco e que existe a necessidade de um processo de estudo para que se tome a decisão.

“Claro que existem situações como poucos alunos por sala, falta de estrutura, existência de turmas multisseriadas; mas, todas essas questões precisam ser vistas com mais atenção, até porque, ainda, existem questões pouco claras como, por exemplo, a locomoção dos alunos,” disse Mazé.

Ainda segundo Mazé, as escolas deveriam estar fechadas desde a segunda-feira (04); mas, após sua intervenção no sentido de pedir um estudo mais aprofundado, ficou marcada outra reunião para o dia 18 próximo.

Como fica o deslocamento dos alunos e a infraestrutura das escolas

Sobre as distâncias a serem percorridas pelos alunos para chegarem a nova escola, a secretária garantiu que a administração vai proporcionar toda estrutura de transporte necessária. Segundo Célia, estudo da secretaria aponta uma distância média de 3 km.

Com relação a acomodação dos alunos, a secretária garante que a atual estrutura das escolas maiores, já comporta a nova demanda. Mas, a secretária adverte que para melhorar, o município deve fazer reformas e ampliações nas escolas, não só da Zona Rural, como de todo o município.

Quem participou da reunião

Participaram da reunião, além da secretária Célia Viana e a presidente do Sindicato dos Servidores, Mazé dos Santos; os vereadores Tarso Magno, Rita Monteiro, Gledson Bezerra e Zé Ivan Leiteiro; o presidente do Conselho do Fundeb, Sr. Ricardo, o presidente do Conselho Municipal de Educação, Marcondes Landim, e todas as diretoras das escolas envolvidas.

Conheça as escolas que podem ser fechadas

EEF Maria Lucena Mascarenhas – Sítio Carás do Umari
EEF Izaufran Moreira de Freitas – Sítio Riachão
EEF Antônio Leônidas – Sítio Várzea da Ema
EEF Antônio Pinheiro – Vila Santo Antônio
EEF Antônio Saraiva – Sítio Junco
EEF Laurentino Alves de Macena – Sítio Leite
EEF José Firmino Filho – Sítio Carneiro
EEF Alfredo Ferreira de Melo – Sítio Sussuarana

Nenhum comentário:

Postar um comentário