sexta-feira, 29 de maio de 2015

Juazeiro: “O relatório do MPF é a constatação do que todos já sabiam”, disse Gledson

O relatório do Ministério Público Federal (MPF) sobre a intervenção na Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte repercutiu na Câmara, durante sessão dessa quinta-feira (28). O assunto foi levantado pelo vereador Gledson Bezerra (PTB) que avaliou a auditoria como: apenas uma constatação do que todos já sabiam.

O vereador usou o grande expediente para ressaltar que o problema da saúde não atinge apenas o Município de Juazeiro do Norte. “Saúde, educação e segurança, fazem parte de um sistema falido. Juazeiro faz parte desse sistema”, disse Gledson, ressaltando que o Município é dependente de recursos federais.

Gledson observou que Juazeiro já gasta acima do permitido, mas gasta mal. “E isso já vem de longe. O ex-prefeito Manoel Santana gastava 30% e Raimundão gasta 28% da arrecadação. Não resolve porque não há controle desses gastos”, disse o vereador, observando que é preciso transparência da administração dos recursos.

Outro problema apontado pelo vereador é a falta de compromisso de alguns servidores. Gledson citou o exemplo de alguns médicos, segundo ele, apadrinhados e que não trabalham. “É preciso ter coragem para abrir processos administrativos e colocar na rua. Tem que dar o exemplo”, disse.

Ao final do seu pronunciamento, o vereador Gledson afirmou que, caso o prefeito Raimundo Macedo não seja candidato a reeleição, é preciso fazer o básico: não roubar e não deixar roubar.

Panes nas aeronaves da Avianca

O vereador Normando Sóracles (PSL) requereu enviou de ofício ao Ministério Público Federal (MPF) para que investigue as causas de frequentes panes nas aeronaves da empresa aérea Avianca. O vereador pede que o MPF solicite informações junto a Agencia Nacional de Aviação Civil (Anac), sobre manutenção das aeronaves.

Segundo Normando está se tornando frequente aeronaves da Avianca em situação de pane no Aeroporto Regional Orlando Bezerra, em Juazeiro. “Há poucos dias havia duas aeronaves em solo com problemas. Já no sábado passado, aconteceu o que todos nós vimos, um susto aos 116 passageiros que se destinavam a São Paulo”, disse Normando.

Normando disse, ainda, que o mesmo problema com as aeronaves da Avianca acontecem e outros aeroportos do Brasil. “A aeronave que deu problema na semana passada, ainda, está em solo. É preciso saber qual a situação da manutenção desta aeronave”, ressaltou Normando.

Para o vereador, igual a outros setores do País, a aviação civil está em crise. “Precisamos evitar o pior”, disse o vereador. Normando solicitou, ainda, envio de ofício à Infraero para saber informações sobre a situação da brigada de incêndio do aeroporto local.

Colégio Militar para Juazeiro

Durante a sessão dessa quinta-feira, o plenário da Câmara recebeu o Capitão da Polícia Militar, Agra Filho, para falar sobre a implantação do Colégio Militar em Juazeiro do Norte. Capitão Agra usou a tribuna e falou sobre a necessidade de se ter uma instituição pública para concorrer as escolas particulares.

Capitão Agra defendeu que os colégios militares estão entre as melhores instituições públicas de ensino do Brasil. Para Agra Filho, a fusão entre a Polícia Militar e a educação, proporciona segurança social.

Agra informou que o estudo para a viabilização da vinda do colégio está sendo feita em Fortaleza. Segundo ele, a possibilidade é que o colégio seja sediado no antigo Cirão, hoje, Cere. O governador Camilo Santana, teria colocado a possibilidade durante vinda a Juazeiro do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário