terça-feira, 29 de outubro de 2013

Gravação não confirma extorsão e ex-prefeito é pressionado a divulgá-la na integra

Depois de muita polêmica com a revelação da existência de gravações contendo extorsão por parte dos vereadores do Crato, e a desaprovação das contas de governo do ex-prefeito Samuel Araripe (PHS), o caso ganhou novos contornos e, agora, toma novo rumo. O vereador Dárcio Luiz (PSDB), ao tomar conhecimento de que aparece na gravação divulgada pelo ex-prefeito, disse que é importante que a gravação seja divulgada na integra.

Segundo o vereador, o ex-prefeito precisa divulgar a integra da gravação para ouvir a própria voz tentando suborná-lo para votar a favor das suas contas. “Ele precisa ser honesto. Precisa divulgar toda a conversa para que o povo do Crato ouça a voz dele me oferecendo dinheiro para votar a favor das contas,” desafiou Dárcio.

A gravação foi divulgada na última semana pelo ex-prefeito e envolve, além do vereador Dárcio Luiz, o também, vereador Guri e o atual prefeito Ronaldo Mattos. Na gravação o ex-prefeito Samuel aparece conversando com vereador Dárcio sobre sua posição com relação à votação das contas. O vereador chega a afirmar que receberia R$ 50 mil para desaprovar as contas e que o vereador Guri também votaria pela desaprovação.

A gravação não confirma a acusação feita pelo ex-prefeito dias antes da votação, quando disse que estaria sendo extorquido pelos vereadores. Na gravação, o vereador não chaga a pedir dinheiro ao ex-prefeito. Outro detalhe é que o vereador Guri, dado por Dárcio na gravação, como voto certo pela desaprovação, acabou votando pela aprovação.

Sobre suas afirmações, o vereador Dárcio ressaltou que foi procurado às 23 horas e que estava embriagado. Portanto, sem condição de afirmar qualquer coisa. “Tudo que falei foi para me ver livre de Samuel e seus comparsas que me assediavam para votar a favor das contas. Foi ele quem veio na minha casa. Eu nunca o procurei para pedir qualquer coisa,” disse.

Perguntado sobre a motivação para votar contra Samuel, o vereador se disse chateado por uma afirmação do ex-prefeito que, procurado após a eleição municipal, teria dito que não tinha mais compromisso com o vereador e que a partir daquele momento seu patrão era Ronaldo. “Depois de tanta ajuda que dei a ele, me senti traído e desvalorizado. Então se ele não me considerou, sequer, como amigo, por que eu tinha que votar a favor dele?” desabafou o vereador.

Repercussão do caso

Na sexta-feira (25), o deputado estadual Fernando Hugo (Solidariedade), fez pronunciamento na Assembleia sugerindo que o caso é de formação de quadrilha. Para ele, todos os vereadores que votaram contra as contas do ex-prefeito Samuel Araripe, fazem parte de uma quadrilha comanda pelo atual prefeito Ronaldo Mattos. O deputado Ely Aguiar (PSDC) disse ter encaminhado a denúncia a Promotoria Pública do Estado e a Polícia.

O deputado Camilo Santana (PT), observou que é preciso ter cautela na avaliação, já que, a gravação trás várias contradições, como o fato do vereador não ter pedido dinheiro e o voto do vereador Guri não ter se confirmado pela desaprovação. Se existir algo que seja apurado, mas não podemos nos precipitar no julgamento. Para Camilo, o mais importante agora é ouvir a gravação na integra, sem edição ou cortes.

No mesmo dia o prefeito Ronaldo Mattos, divulgou nota, onde afirma que em nenhum momento participou de qualquer articulação para prejudicar politicamente o ex-prefeito Samuel Araripe. O atual prefeito disse ainda que sua postura nesse caso sempre foi de respeito à decisão do Poder Legislativo municipal. Ronaldo finaliza a nota reafirmando que “não dei, não ofereci, não pedi e não fiz nenhuma ingerência contra as contas do ex-prefeito Samuel Araripe“.

A versão do prefeito Ronaldo Mattos não foi contestada por nenhum dos vereadores, tanto que votaram contra, quanto os que votaram a favor, inclusive, Dárcio Luiz que se retrata sobre o que diz na gravação.

Dias antes da votação, quando do anuncio da existência da gravação, pelo ex-prefeito, um grupo de 14 vereadores registraram Boletim de Ocorrência (B.O.) na Delegacia de Polícia Civil do Crato, denunciando o assédio exercido pelo ex-prefeito Samuel. Segundo foi denunciado no B.O. foram várias ligações com ameaças de toda ordem, se configurando em uma verdadeira guerra psicológica e moral.

Segundo o grupo de vereadores, Samuel prometeu acabar com a vida política de todos, caso suas contas fossem desaprovadas. O ex-prefeito teria ameaçado os vereadores, dizendo que goza de muita influência no Poder Judiciário (Tribunal de Justiça do Estado e Tribunal Regional Eleitoral).

O caso promete muitos desdobramentos, já que, não apareceu a integra da gravação e o ex-prefeito ainda promete revelar quem são os outros vereadores que o teriam extorquido, além de Dárcio Luiz. Outro fato novo e ainda sem respostas é a acusação de Dárcio de que Samuel trabalhou para desaprovar as contas do, também, ex-prefeito Walter Peixoto. A atitude lhe rendeu a reeleição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário