sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Juazeiro-CE: Empresa citada em pronunciamento na Câmara é denunciada ao MPF

Em uma sessão recheada de muito debate na Câmara de Juazeiro do Norte, os vereadores Normando Soracles (PSL) e Cláudio Luz (PT), reforçaram as denúncias contra duas empresas prestadoras de serviço da prefeitura de Juazeiro (“A.M.C. Pinheiro – ME” e “G&C Refrigeração”), citadas na sessão da terça-feira (15).

Em pronunciamento, o vereador Normando reforçou a carência dos serviços de dedetização, manutenção de ar condicionado e instalações elétricas, entre outros de responsabilidade das empresas, percebidas em visitas à escolas e postos de Saúde. Para ele, houve uma tentativa de maquiar a situação, mas sem sucesso.

Em outro pronunciamento, o vereador Cláudio Luz (PT) anunciou ter protocolado as denúncias contra a empresa “G&C Refrigeração”, junto ao Ministério Público Federal (MPF). Segundo o vereador, a empresa foi constituída em março e venceu o pregão em 1º de abril. “Igual a data, alusiva ao dia da mentira, esse pregão foi uma mentira,” disse Cláudio, destacando que o pregão foi de mais R$ 500 mil para prestar o serviço para as secretarias de Educação e Saúde.

O vereador falou sobre a falta de estrutura da empresa que, segundo ele, não tem oficina para fazer as manutenções, peças de reposição e não possui, sequer, um funcionário com carteira assinada. “A única funcionária, uma secretária, está no escritório improvisado há apenas um mês,” disse.

Durante a visita da Comissão de vereadores, a empresa apresentou um relatório do mês de setembro, onde aponta, em média, a realização de 30 atendimentos a escolas. O detalhe é que a empresa não apresentou o nome dos técnicos que fazem as citadas manutenções. Para ele, a empresa é de fachada. “Tudo indica que o dinheiro público de Juazeiro está servindo para o enriquecimento de um pequeno grupo da atual administração,” disse.

Ao final, Cláudio Luz pediu que fossem solicitadas as notas de entrada da empresa, além das cópias das ordens de serviço com a solicitação da prefeitura para a execução dos serviços.

Repercussão

O vereador Alberto Costa (PT) destacou que, segundo informações, documentos atestam que a mesma equipe teria feito dedetizações em três escolas ao mesmo tempo. No embalo da informação, o vereador Normando observou que é bom que os profissionais da educação tomem cuidado com o que estão assinando. “Tudo será investigado e quem tiver assinado pelo que não foi feito, será punido,” advertiu Normando.

O vereador Gledson Bezerra (PTB) pediu que fosse observado o direito a defesa e ao contraditório das empresas. Para ele, é importante, antes de qualquer atitude, enviar o mesmo ofício ao Gabinete do Prefeito, para dar ciência ao gestor sobre as denúncias. Já o vereador Tarso Magno (PR), destacou a eficiência do trabalho e disse que vai assinar qualquer documento que sugira investigação sobra o caso.

O vereador Preto Macedo (PMDB), observou que é preciso ter cautela antes de fazer qualquer denúncia. Segundo ele, na sessão passada, a mesma denúncia repercutida pelo vereador Cláudio Luz, dizia que a empresa não tinha nota. Hoje é sabido que a nota existe.

Preto Macedo aproveitou para exemplificar que, em sessões anteriores, denunciaram a estrada do sítio Pau Seco e, segundo ele, no entanto, a estrada está bem conservada. “Às vezes fazem denúncias para aparecer. Sobre a estrada, quem fez a denúncia, com certeza, andou por ela apenas na campanha eleitoral. Não conhece Juazeiro,” disse.

Sessão extraordinária

Ainda nessa quinta-feira (17) foi realizada uma sessão extraordinária para limpar a pauta da Casa. Na ocasião foram votados e aprovados vários projetos de iniciativa do executivo, entre eles o que muda o nome da Praça dos Ourives, que passará a se chama Praça Leandro Bezerra de Menezes. O projeto passou com as abstenções dos vereadores Tarso Magno, Mara Torres (PPS) e Adauto Araújo (PSC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário