quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Câmaras de Mauriti e Jardim abrem período legislativo no Cariri

As Câmaras Municipais de Mauriti e Jardim abriram nessa quarta-feira (15), o período legislativo de 2014 na Região do Cariri. Os vereadores tiveram 30 dias de recesso, que duraram de 15 de dezembro a 15 de janeiro. As Câmaras se reuniram extraordinariamente, já que, as sessões ordinárias, nos dois municípios, acontecem sempre nas sextas-feiras.

Em Jardim, a sessão obedeceu ao rito da Casa, discutindo matérias polêmicas como os vetos da prefeita Analeda Luz (PMDB), aos Projetos de Lei que exige Ficha Limpa para os ocupantes de cargos comissionados no município e o que extingue a cobrança de iluminação pública no município.

A vereadora Dolores Rocha, autora da Lei da Ficha Limpa, acusou a prefeita Analeda de ter interesses pessoais no veto. Segundo a vereadora, familiares da prefeita que ocupam cargos na gestão são ficha suja. O Pequim Roriz (PR), autor da lei que extingue a cobrança da iluminação pública, disse que a cidade está com cerca de 80% da iluminação sem funcionar e por isso, segundo o vereador, não tem sentido a cobrança.

Em Mauriti, o clima foi mais ameno. A sessão solene de abertura dos trabalhos em 2014, contou com a presença do prefeito Evanildo Simão (PT). Ele fez um pronunciamento sobre suas realizações em 2013, prestou contas das finanças do município e falou sobre os planos para 2014.

Para este ano, Evanildo anunciou, entre outros, a realização de concurso público, a chegada do SAMUR e melhorias na saúde com a construção de mais dois PSFs. Evanildo destacou ainda o projeto em tramitação da Câmara que concede transporte público para alunos do ensino superior do município. Evanildo pediu apoio dos parlamentares para a aprovação. Ainda sobre educação, o prefeito observou que está pleiteando a implantação de um campus da Universidade Federal do Cariri (UFCA) para Mauriti.

Com a palavra facultada, após o pronunciamento do prefeito, os vereadores Selminha, Lucas Moura, Andre Cartaxo e Donizete, usaram a tribuna para reafirmar o compromisso em ajudar a gestão petista. Para o prefeito Evanildo, a parceria da Câmara tem facilitado o trabalho na administração do município.

O presidente da Câmara, vereador Mano Morais (PROS), encerrou a sessão falando sobre as muitas discussões e debates, importantes para o município em 2013. Mano fez, ainda, uma prestação de contas e destacou a independência dos poderes (legislativo e executivo), destacando a importância do trabalho harmônico entre eles para bem do município.

Ao final da sua fala o presidente reafirmou o compromisso de levar a Câmara até as comunidades, com o projeto Câmara Itinerante, e pediu o empenho da população na fiscalização da aplicação dos recursos públicos, através do Portal da Transparência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário