sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Coluna Bastidores – Site Miséria – 30 de janeiro

Darlan Jogando a toalha

Quem anunciou que está “jogando a toalha” na disputa pela presidência da Câmara de Juazeiro é o atual presidente Darlan Lobo. Pelo histórico de sucessivas vitórias nas disputas anteriores, a afirmação é, no mínimo, para ser entendida como uma estratégia. Nos bastidores o principal articulador de Darlan, o ex-presidente Zé de Amélia Júnior, continua o trabalho. Ou seja, um diz que não e o outro diz que sim. Entre idas e vinda, uma coisa é certa, Darlan continua conversando com o grupo de Gledson Bezerra. Fiel da balança, a disputa deve girar em torno dele.

Afinando a disputa

Quando afinamos a disputa para a presidência da mesa diretora, a situação toma proporções de grande articulação. E pode acreditar, não está fácil. Hoje, Gledson conta com os votos de Tarso Magno e João Borges, com potencial de chegar a cinco. Os votos do Capitão Vieira não passam de quatro e são, além dele próprio, Adauto Araujo, Rita Monteiro e Didi de Amarílio. Mas, o Capitão pode fidelizar Zé Ivan e Bertran. Tudo depende de uma articulação já encaminhada. A conta de Vieira pode ultrapassar os 11 com a ajuda de Raimundão que, por sua vez, administra a opinião de Preto Macedo, Mara Torres e Nivaldo Cabral. Eles continuam dizendo que seguem Raimundão, mas prefeririam votar em Gledson. Já Darlan diz ter oito votos, mas, nesse meio tem que administrar os votos do PT (Cláudio Luz e Alberto). Mas, seguros mesmo, Darlan conta com Zé de Amélia, Normando e Danty. Na verdade, a diferença será a negociação. O problema é que Gledson também quer ser presidente. Diante da situação, Capitão Vieira e Darlan ficam se perguntando: e agora?

Os voadores

Entre as maiores incógnitas estão Cledmilson, Claudionor e Sargento Firmino. Com exceção de Cledmilson, o grupo não fala nada. Aliás, Cledmilson pode sair disso tudo desmoralizado perante os colegas. Ele disse em alto e bom som que seu voto seria de Gledson e que não voltaria atrás. Mais de oito pessoas, entre o prefeito Raimundão e vereadores ouviram a afirmação. Teria dito, inclusive, que quando nasceu sua mãe disse “nasceu um homem”. Cledmilson disse honrar essa frase de sua mãe e não voltaria. O problema é que uma simples visita de Raimundão, em particular, fez com que Cledmilson voltasse atrás e afirmasse que vai esperar mais para decidir. Pode sair desmoralizado!

Infraestrutura sem estrutura

A sorte do prefeito Raimundo Macedo é que os funcionários da Secretaria de Infraestrutura não votam na eleição da Câmara. Se isso acontecesse, o candidato de Raimundão não teria um voto sequer. Lá, o descontentamento é geral. Falta água, material de expediente, limpeza e, até o carro para fazer as vistorias está quebrado. O que fazer? Nada! E é justamente isso que os funcionários estão fazendo. É claro, enquanto ainda existirem cadeiras para sentar. É bom tomar providencia, a Secretaria é importante para Juazeiro.

Guer em rota de colisão

Quem entrou numa verdadeira rota de colisão com os “colegas” de parlamento foi o vereador cratense Helder França, o Guer. A celeuma que jogou na lama 10 dos 19 vereadores pode ter um desfecho inesperado. Segundo informações de bastidores, o delator não tem provas concretas do que diz e o afastamento teria sido baseado em informações apenas do depoimento. Nos arredores do Ministério Público há o comentário de que o promotor do caso teria outras vertentes de investigação que ligam o ex-prefeito Samuel Araripe no escândalo. Agora a verdade do momento é que a trama estava orquestrada para ser detonada nessa quinta-feira (30) e seria bem maior. O problema é que o bem articulado jornalista Donizete Arruda, descobriu antes e acabou partindo na frente e pressionando a justiça a antecipar o fato com impacto menor.

O mentor da articulação

Toda essa articulação para mergulhar o Crato numa profunda crise política sem precedentes foi arquitetada por Samuel Araripe. Segundo comentários, bem articulado em setores da justiça e da imprensa da capital, o ex-prefeito parece determinado em manter o Crato como quintal das suas maquiavelices. A verdade dos fatos é que Samuel, segundo alguns vereadores, acuou, ameaçou, gravou (sem autorização da justiça) e ofereceu dinheiro para aprovação das suas contas. Ou seja, um verdadeiro “rosário” de crimes. Talvez, essa deva ser a linha da investigação do promotor no caso. Caso se confirme a linha, a justiça deve pedir em breve a quebra do sigilo bancário de Samuel. É bom para os cratenses que toda a verdade venha a tona.

Enquanto isso nos bastidores...

... Quem está, literalmente, com o pé na estrada para viabilizar sua candidatura a Assembleia Legislativa é o empresário Nelinho, ligado ao Grupo Anjo da Guarda. Ele tem visitado várias lideranças da região para agregar a sua base em Russas, onde seu pai foi prefeito por dois mandatos.

... Enquanto a Câmara do Crato “pega fogo” com suas delações, o vereador Guer simplesmente sumiu da cidade. O homem bomba é o mais procurado do Crato. Muitos acreditam que Guer está sob proteção do seu mentor Samuel Araripe na capital do estado.

... Quem está correndo uma verdadeira maratona atrás de apoios para sua reeleição é o deputado estadual Sineval Roque. Ele tem se esforçado junto ao governador para trazer obras para vários municípios do Cariri. O problema é que alguns prefeitos, mesmo recebendo as obras, dizem que não estão decididos, já que, segundo eles, Roque está pagando o prometido na campanha anterior. O esforço pode ser em vão!

... E por falar em candidaturas, quem tem uma tremenda dor de cabeça para essas eleições é o prefeito Raimundo Macedo. Na sua base estão vários nomes que devem pleitear uma vaga na Assembleia. Mas, nos bastidores, ele não descarta lançar o filho mais novo. Vai ser difícil explicar e segurar a base.

Nenhum comentário:

Postar um comentário