sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Coluna Bastidores – Site Miséria – 23 de janeiro

Presidente será escolhido na pressão

Pelo menos, uma novidade terá a eleição, para parte da mesa diretora da Câmara de Juazeiro, este ano. Isso se não houver uma “repentina” liminar ordenando a suspensão da eleição. É verdade! Em se tratado de Juazeiro tudo pode acontecer. Mas, o debate para eleição passa pela pressão exercida pelas principais forças na disputa. Darlan Lôbo, atual presidente interino, ao lado Zé de Amélia Júnior, seu principal articulador, sabem muito e, ainda, têm “cartas na manga” que podem levar Raimundão a recuar na candidatura do Capitão Vieira. Fala-se em abertura de nova CPI e muito mais. Nos bastidores, os articuladores de Darlan dizem ter os votos necessários. Enquanto isso, o principal articulador de Raimundão, Mauro Macedo, propaga o mesmo. Desde que se elegeu pela primeira vez, Darlan e sua turma ganharam quase todos os embates para a mesa da Casa. Não dá pra duvidar!

Quem banca a eleição em Juazeiro

Na verdade, Darlan depende apenas da sua articulação, enquanto Capitão Vieira está na sombra de Raimundão que, por sua vez, deve usar a força da máquina para eleger seu candidato. Ainda rolando os dados está Gledson Bezerra. Ele continua agregando descontentes de ambos os lados e pode surpreender. Na articulação de Gledson, o vereador Tarso Magno, trabalha com a força do argumento que lhe é peculiar. Tarso pode surpreender como o fez em janeiro de 2013, quando levou a bancada de Raimundão a votar em Cláudio Luz para evitar a eleição de Antônio de Lunga. Lá Quem não deu certo, mas quem dúvida que agora não dê. Tudo é possível, até Darlan votar em Gledson ou vice-versa. O detalhe é que os grupos trabalham, pela primeira vez, em anos, sem a possibilidade de sequestro dos vereadores. Vai ser, no mínimo, diferente!

Operação apaga fogo no Ceará

Quem entrou em campo, mais uma vez na função de “bombeiro”, foi o deputado federal José Guimarães. Ele tem repetido sistematicamente em seus discursos que a aliança política envolvendo PT, PROS e PMDB é estratégica para garantir uma ampla margem de votos para presidente Dilma Rousseff no Ceará. Guimarães está a frente dos seus pares e enxerga algo que está além das vaidades pessoais. Ele vê a aliança como uma formula para ampliar as bancadas aliadas na Câmara e no Senado e garantir a sustentabilidade do governo Dilma. Guimarães é um dos articuladores da aliança desde 2006 e hoje tem a difícil tarefa de mantê-la para o bem no projeto nacional do Partido dos Trabalhadores. É esperar!

Guimarães reafirma aliança com Crato

Além da discussão nacional, Guimarães não se distrai do debate regional. Com relação ao Cariri, ele tem reafirmado a aliança com o prefeito do Crato, Ronaldo Matos. O discurso seria uma resposta ao reclames dos aliados, em nível de estado, do vereador Amadeu de Fretas (PT-Crato) contra a aproximação. O deputado Guimarães fez ouvido de mercador e continua prometendo emprenho na instalação da Faculdade de Medicina e do Hospital Universitário. O empenho é constantemente reafirmado pelo prefeito Ronaldo Matos que não esconde a gratidão ao deputado que, segundo ele, é a principal força, junto ao senador Eunício Oliveira, na busca pelos benefícios para a terra de Barbara de Alencar. Dissonante, segue Amadeu fazendo uma oposição sistemática ao peemedebista Ronaldo Matos.

Amadeu é um estranho no ninho

Diante do apoio de Guimarães ao prefeito Ronaldo Matos, o vereador Amadeu não esconde seu deslocamento. Ele bate o pé e continua sua saga raivosa e não aceita a união. A situação vexatória começou ainda na posse do novo presidente da sigla no Crato, Pedro Lobo. A discordância com o discurso de crescimento do partido no Crato, colocado por Guimarães foi visível. Amadeu e sua turma não esperaram, sequer, os comes e bebes. Na verdade, o que antes estava sob seu comando, o PT cratense, agora lhe faz parecer um estranho no ninho. Nos bastidores fala-se em abertura de processo interno para investigar o voto do petista ao ex-prefeito Samuel Araripe. O ex-prefeito já sabia do voto 15 dias antes dele ser sufragado com uma justificativa de quase 15 minutos. O presidente Pedro Lobo, achou isso muito estranho. Tem razão!

Enquanto isso nos bastidores...

... Na eleição da mesa para a Câmara de Juazeiro, os lideres de bancada dizem que essa será uma eleição definida no debate e na boa articulação de cada um dos candidatos. Ou seja, não haverá o famoso sequestro de vereadores. Alguém acredita? Só vendo!

... Corre a todo vapor nos bastidores a informação de que Darlan Lobo, presidente interino, caso não tenha os 11 votos necessários para permanecer a frente da Casa, deve despejar os seus em Gledson Bezerra para derrotar Capitão Vieira.

... O detalhe da eleição da Câmara de Juazeiro, é que mesmo sendo derrotado, Darlan continua vice-presidente. Ou seja, um simples acordo com Gledson pode colocá-lo várias vezes a frente do poder legislativo. E aí, que Raimundão se segure!

... Quem parece estar se consolidado como sucessor de Cid Gomes é o deputado Zezinho Albuquerque. Ele tem acompanhado o governador em todas as inaugurações pelo estado. Caso se confirme a indicação, Cid repete a receita que deu certo em Fortaleza, indicando o presidente da Assembleia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário