quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Coluna Chapada - Jornal do Cariri 07 de janeiro de 2014

Casas rachadas entregues em Nova Olinda

A prefeitura de Nova Olinda entregou 40 casas populares em dezembro de 2013. Até aí, tudo era festa e motivo de orgulho para a administração do prefeito Ronaldo Sampaio. Mas, a questão é que as casas estão com vários problemas na construção. Segundo os moradores que ganharam as casas, existem rachaduras nas paredes, as calçadas estão quebrando e o muro de contenção do aterro já caiu. A prefeitura junto com a construtora responsável está tentando resolver os problemas, sem sucesso. O conjunto que homenageia o Sr. Antônio Domingos, localizado no bairro Portelinha, deve virar alvo de investigação do Ministério Público, por ser verba pública. O povo está cobrando!

Mais dor de cabeça para Ronaldo Sampaio

Como se não bastasse os vários problemas administrativos enfrentados pelo prefeito Ronaldo Sampaio no município de Nova Olinda em 2013, o novo ano aponta para a perspectiva de piora no panorama político. No dia 1º de janeiro, tomou posse a nova mesa diretora da Câmara Municipal e, vale salientar, com muitas mudanças. A nova mesa tem na presidência o vereador Zé de Nania, do PROS, e a petista Socorro Matos na vice. A dupla é assumidamente do bloco de oposição. No discurso de posse o novo presidente deixou claro que os projetos em benefício do povo serão aprovados, mas os outros em benefício do prefeito serão rejeitados. Ou seja, a chapa deve esquentar para Ronaldo. É esperar é ver o que acontece!

Novo atentado em Caririaçu

Parece que a detonação de bombas em prédios públicos de Caririaçu está virando rotina. Depois de estourarem a porta principal do Centro Administrativo no dia 3 de outubro de 2013 os vândalos voltaram ao mesmo local para repetir a ação. Segundo a assessoria da prefeitura desta vez houve um aperfeiçoamento desde a primeira detonação. A duas quadras do Centro os moradores se assustaram com o estampido. O prefeito João Marcos disse não acreditar em vandalismo. Para ele, a ação é articulada para levar medo e terror à administração. O caso deve ser levado a Secretária de Segurança do Estado. A verdade é que os autores estão se aperfeiçoando e o fato merece atenção das autoridades.

Prefeita de Jardim vai à justiça

Parece que as sucessivas derrotas na Câmara têm incomodado a prefeita de Jardim Analeda Luz. Depois de vetar alguns projetos de iniciativa do legislativo e ver o veto derrubado pelo mesmo poder, a prefeita agora está recorrendo à justiça para reverter decisões da Câmara. Um dos projetos alvo de pedido de liminar é o que limita o pagamento dos servidores até o quinto dia útil de cada mês. O projeto de iniciativa da vereadora Liliana Linhares foi aprovado em janeiro de 2013, vetado pela prefeita e o veto derrubado. Agora Analeda entrou na justiça para derrubar a decisão. Para a prefeita o projeto é inconstitucional por criar, segundo ela, uma obrigatoriedade ao executivo. Na verdade, o projeto, junto a pressão do sindicato, tem surtido efeito e não houve mais atrasos nos pagamentos.

E o embate continua em Jardim...

Achando pouco vetar e entrar na justiça para derrubar o projeto que determina data limite para pagamentos dos salários dos servidores, a prefeita Analeda vetou outros dois projetos. Um dos projetos vetados e já com veto derrubado é o que proíbe a contratação de servidores ficha suja. Outro que também já foi vetado e deve ser apreciado pela Câmara é o projeto que institui eleições diretas para diretores das escolas municipais. Essa deve ser a primeira discussão da Câmara no seu retorno. Segundo a vereadora Dolores Rocha, autora da Lei da Ficha Limpa, a oposição promete derrubar mais um veto da prefeita. Analeda insiste em não aceitar as decisões da Câmara decretando um embate entre os poderes sem precedentes. Quem tem razão? Com a palavra os servidores e o povo que quer moralidade em Jardim.

Enquanto isso no Cariri...

... Quem reagiu a articulação do ex-deputado Giovanni Sampaio que avança no fechamento de apoios para a disputa deste ano, foi o deputado Wellington Landim. Ele procurou tanto o vereador Macedinho, quanto o Giovanni Sampaio. O problema é que ele não conseguiu reverter a situação. É levantar a cabeça e partir para outra!

... O prefeito de Mauriti, Evanildo Simão, começou o ano com mudanças significativas. Houve troca nas Secretarias de Governo, Educação e Saúde. A Dra. Daniele Targino assume a Saúde, o vereador Deuzivan Silva vai para a educação e a professora Keila Marques assumiu a articulação do Governo. É esperar o resultado!

... Quem também fez mudanças no secretariado foi a prefeita de Santana do Cariri Danielle Machado. Na reforma foram poupados apenas a secretária de Saúde, Solange Cidade Nuvens, e o recém empossado assessor de comunicação Amaury Alencar. Foi uma varredura geral.

... Em Farias Brito existem denúncias de agressão por parte dos agentes do Demutran. As denúncias são de abuso de poder mesmo após o horário do expediente. Moradores acusam os agentes de agressão e ameaças de multas sem motivo aparente. A população pede soluções sob a ameaça de se fazer justiça com as próprias mãos. O caso merece atenção das autoridades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário