domingo, 5 de janeiro de 2014

Prefeito de Barbalha avalia 2013 e dá os rumos da sua gestão em 2014

Assumindo o segundo mandato, o prefeito José Leite Gonçalves Cruz, o Zé Leite (PT), falou ao Jornal do Cariri sobre o ano de 2013 e as perspectivas da sua gestão para 2014. Ele abordou sua relação com a Câmara e disse estar satisfeito com sua aceitação popular.

O prefeito Zé Leite ressaltou que todo início de gestão, seja ela reeleição ou não, é marcada pelas dificuldades. Segundo o prefeito, são necessárias novas licitações e gestores para os cargos, resultado de uma composição com aliados. Mas, Zé Leite avalia que esse processo de reorganização foi tranquilo.

Para prefeito barbalhense, a gestão colocará em prática em 2014 o resgate de obras iniciadas na gestão anterior. “Dentro desse esforço já inauguramos a Praça de Juventude, calçamentos e asfaltamentos de vias,” disse. Sobre as próximas ações o prefeito Zé Leite, relacionou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), duas quadras cobertas (Escolas Edson Olegário e Maria Valquíria); além de mais três em fase de cobertura e que serão entregues em 2014.

Zé Leite observou que outras obras estão em processo de licitação e está garantido recurso para a construção de cinco novos Postos de Saúde e mais quatro escolas, já aprovadas tecnicamente, a espera de liberação de recursos do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).

Sobre a relação com a Câmara, o prefeito disse ter dificuldades na hora da composição. Mesmo com a maioria de 11 dos 15 vereadores, o prefeito disse que sofreu com a acomodação natural em busca de espaço por parte dos parlamentares. Mas, segundo Zé Leite, hoje a bancada está bem azeitada, votando e aprovando o que é de interesse da população.

Mesmo com a tranquilidade da maioria, o prefeito disse que existe uma tendência a crítica, o que avaliou como natural. Para Zé Leite a boa relação é fruto de constantes reuniões com os parlamentares da base para mostrar a importância de cada projeto. Zé Leite destacou ainda, o trabalho de fiscalização feito pelos vereadores da base nos setores da administração. “Recebo diariamente ligações de vereadores em postos de Saúde, por exemplo, onde está faltando medicamentos ou até médico,” disse Zé Leite, ressaltando que há a mesma cobrança aos secretários, mas sempre de uma forma construtiva.

Para Zé Leite a Câmara barbalhense é um Poder maduro e que sabe fazer a critica quando necessária. Ele ressalta que quando solicitada para discutir projetos com o executivo a Câmara atende de pronto, dentro de uma relação de respeito e atenção. “A relação é tão boa que até vereadores de oposição estão começando a votar com o governo. Isso quando sentem que o projeto não tem cunho de interesse político,” ressaltou.

Sobre aceitação da população a sua gestão, o prefeito Zé Leite disse sentir uma receptividade muito boa. Segundo ele, há uma cobrança natural sobre os benefícios que ainda não chegaram, mas no todo é sentido que a população confia. O prefeito observa que ainda não foi feito pesquisa de avaliação, mas que deve ser feito no começo de 2014. “Mesmo sem pesquisa existe na gestão o sentimento de que as coisas tem andado a contento,” disse o prefeito.

Ao final Zé Leite anunciou o Concurso Público para 2014. Segundo ele, a decisão foi motivada por força de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público do Estado (MP-CE). O concurso será realizado entre os meses de março e abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário