terça-feira, 9 de agosto de 2016

Convenções milionárias. Raimundão e Bender desafiam à Justiça Eleitoral

A sexta-feira (05) foi marcada pelas principais Convenções Partidárias para legitimar os nomes para a disputa eleitoral em Juazeiro do Norte. Quatro das nove chapas que concorrem aos poderes Executivo e legislativo do município deixaram para o último dia, a homologação dos seus candidatos a prefeitos e vereadores. Entre os quatro eventos, dois chamaram a atenção pela estrutura milionária apresentada para impressionar os eleitores.

Os candidatos Gilmar Bender (PDT) e o atual prefeito Raimundo Macedo (PMDB) se destacam pelo grande volume de recursos disponibilizado para as Convenções. Segundo levantamento do Jornal do Cariri, baseada em análises de especialista em orçamentos, as estruturas podem ter ultrapassado os R$ 300 mil, cada. O valor significa cerca de 25% do valor estipulado pela Justiça Eleitoral para toda a campanha desde ano, algo em torno de R$ 1,1 milhão.


Mais modestas, com orçamentos mais enxutos, as Convenções dos candidatos Arnon Bezerra (PDT) e Normando Sóracles (PSDB), prometem acionar a justiça para exigir a prestação de contas, baseada em fotos e filmagens dos dois eventos. Os casos devem ser analisados pelo Ministério Público Eleitoral (MPE).

Para Normando Sóracles, que teve o menor orçamento entre os quatro, o eleitor não pode se impressionar com o volume das campanhas; ele deve se concentrar nas propostas. Normando tem ao seu lado o médico e empresário Rosembergue Freitas, como candidato a vice-prefeito e realizou sua Convenção no Memorial Padre Cícero.

O candidato Arnon Bezerra disse que a campanha deve se concentrar na mudança de conceitos, na mudança de tudo que está posto e que, até agora, deu errado. Para Arnon, Juazeiro precisa reagir para viver um novo tempo. Arnon terá como companheiro de chapa o ex-deputado estadual Giovanni Sampaio. A Convenção da dupla aconteceu no Colégio Militar, antigo Cirão.

Sem apresentação de propostas, a Convenção do prefeito Raimundo Macedo, foi marcada pelo anúncio tardio do candidato a vice-prefeito. Na hora do evento, realizado na Quadra do Sesi, foi anunciado o arquiteto e secretário municipal Valdo Figueiredo. Cerca de 3 mil pessoas ligadas a Prefeitura assistiram a um verdadeiro show pirotécnico e relembraram os velhos showmícios.

O candidato pedetista, Gilmar Bender, baseou sua fala em frases de efeito, bem articuladas por um departamento de marketing eficiente. Cerca de 2 mil pessoas se impressionaram com a grandiosidade do evento e com a união entre PDT e PT que levou o ex-prefeito e atual deputado estadual Manoel Santana a compor a chapa como candidato a vice-prefeito. O evento foi realizado na Quadra do Colégio Salesiano.

Entre as chapas Arnon/Giovanni e Bender/Santana, existe ainda outra disputa: quem terá o apoio do governador Camilo Santana e dos irmãos Cid e Ciro Gomes. Descontente com o material de divulgação de Arnon e Giovanni, a coordenação de Gilmar Bender e Manoel Santana, acionaram suas direções nacional contra as imagens dos lideres estaduais. O presidente do PDT nacional, Carlos Lupi, mandou retirar as imagens de Cid e Ciro Gomes do material.

Nenhum comentário:

Postar um comentário