quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Reta final. Quem sobreviverá à disputa em Juazeiro do Norte?

A grande pergunta que os eleitores de Juazeiro do Norte fazem nesta reta final da campanha eleitoral é: quem sobreviverá à disputa pela Prefeitura? A especulação é motivada pelo grande número de impugnações e desistências que estão ocorrendo e que, ainda, podem acontecer nos próximos dias. Entre as quatro principais chapas majoritárias, uma já sofreu baixa, uma desistiu e outra espera decisão da Justiça Eleitoral.

Entre os mais preocupados está o candidato Arnon Bezerra (PTB), que terá seu recurso analisado pelo Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) nos próximos dias. Arnon teve seu nome incluso na lista do Tribunal de Contas da União (TCU), após reprovação de contas partidárias, quando esteve à frente da direção estadual do seu partido. Arnon será julgado por sete magistrados e pode ter seu registro cassado e ficar fora da disputa.

Antes, os candidatos Gilmar Bender (PDT) e Normando Sóracles (PSDB), já tiveram problemas com suas chapas. Normando chegou a ter seu registro indeferido por desobediência a proporcionalidades entre os sexos na chapa proporcional, registrada juntamente com a majoritária. Bender teve que trocar o candidato a vice, Manoel Santana, também, por problemas na justiça. Para evitar o desgaste, Santana renunciou e indicou seu filho, o advogado Gabriel Santana.

Mas, o caso mais emblemático dessa eleição é a desistência do atual prefeito e candidato a reeleição Raimundo Macedo (PMDB). Na decisão, anunciada primeiro aos mais próximos, Raimundão alega estar cansado, mas que a perseguição à sua família foi o principal motivador . Segundo informações, Raimundão teria especulado que, caso fosse reeleito, dificilmente tomaria posse.

Raimundão enfrenta uma das rejeições mais altas da história política de Juazeiro e tem dificuldades para em outro palanque. Arnon foi o primeiro a negar que teria o apoio de Raimundão. Apesar do discurso forte contra Raimundão, como deputado federal, Arnon foi um dos principais apoiadores do prefeito na eleição de 2012, inclusive, com a indicação de seu irmão como vice-prefeito.

Até o momento, os candidatos Francisco Fabiano (PSB), Demontieux Fernandes (Psol), Flávia Soares (PRB) e Helaine Mendonça (PMB), permanecem sem problemas com seus registros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário