terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Cortes afetam serviços públicos em Barbalha

A política de cortes implementada pelo prefeito de Barbalha, José Leite Gonçalves Cruz (Zé Leite – PT), está comprometendo setores e serviços prestados pelo município. As ruas estão mais sujas e a distribuição da carne aos frigoríficos está acontecendo sem higiene. A denúncia é do vereador Rildo Teles (PSL) que chama atenção para as demissões em massa e a rescisão de contratos importantes.

Segundo o vereador a carne está chegando aos frigoríficos sem qualquer higiene, transportada no caminhão do chefe do Matadouro, Aldenio Alencar. O caminhão é de carroceria de madeira e a carne é colocada sobre lonas. Durante a distribuição está sendo avisado que, em breve, o transporte será feito em reboque puxado pelo trator do município.

No caso da limpeza do município, a coleta do lixo ficou comprometida com a demissão de 20 garis. Foi mantido apenas o contrato do caminhão compactador. Segundo moradores houve diminuição nos dias de coleta, o que, acumula lixo e entulhos nas ruas. Segundo informações da assessoria de imprensa do prefeito Zé Leite, as demissões e rescisões acontecem para contenção de despesas.

O vereador Rildo condenou o comprometimento dos serviços e a falta de higiene no transporte da carne. Rildo observa que por mais dificuldades que o município tenha, não pode haver comprometimento da qualidade dos serviços. “As pessoas pagam pelo abate e o transporte da carne. Elas precisam ter a garantia de uma higiene por parte do Município,” disse Rildo.

Além dos serviços de transporte de carne e limpeza urbana, outros setores, também, sofreram com a política de cortes. Cerca de 25 veículos agregados tiveram seus contratos rescindidos; servidores temporários e estagiários das Secretarias de Saúde e Educação foram mandados embora. Não há informações precisas sobre o número de demitidos.

Mudanças no secretariado

Junto ao comprometimento dos serviços, o prefeito Zé Leite, promoveu um rodízio no secretariado da administração. A secretária Poliana Coimbra Cruz, responsável por parte das rescisões e demissões, agora responde pela Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social. Poliana respondia há mais três meses pela Secretaria de Obras e era titular do Meio Ambiente.

A Secretaria de Meio Ambiente passa a ser agregada a Secretaria do Desenvolvimento Agrário, sob a responsabilidade do secretário José Elismar de Vasconcelos. Na Secretaria de Obras, assumiu o secretário Tales Edácio, vindo da Secretaria de Administração.

Para os vereadores de oposição, as mudanças visam abafar as medidas que comprometem os serviços públicos. Segundo a assessoria do prefeito Zé Leite, as mudanças nas Secretarias visam apenas dar novo fôlego administrativo para o governo. O prefeito estaria satisfeito com sua equipe e, por isso, não houve mudança de nomes nos quadros da administração.

Sobre as demissões e rescisões, a assessoria do prefeito cita que a diminuição nos repasses e na arrecadação com principais motivadores da política. Ainda, segundo a assessoria, a medida visa manter os salários dos servidores e as contas da Prefeitura em dia e, logo a situação seja estabilizada, as contratações serão efetivadas novamente.

Taxa de energia

O prefeito Zé Leite tem sido criticado, ainda, pela decisão de cobrar taxa de energia dos permissionários do mercado público, sem critério de consumo. A informação é que a cobrança será aleatória. O vereador Rildo teme uma diferenciação da cobrança entre aliados e opositores do governo Zé Leite. “Não temos como mensurar quem gasta pouco ou mais, sem a instalação de um medidor,” disse Rildo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário