terça-feira, 22 de março de 2016

Janela Partidária causa queda de partidos na Assembleia Legislativa

O fechamento da Janela Partidária (Proposta de Emenda Constitucional – PEC 91/2016) no último dia 18, sexta-feira, trouxe uma revelação importante, caiu o número de partidos com representação na Assembleia Legislativa do Ceará (AL). As legendas representadas na Casa caíram de 23 para 18, com 22 deputados mudando de partido (47,8%).

O Partido Democrático Trabalhista (PDT), com dez parlamentares, possui hoje a maior bancada, seguido pelo Partido Progressista (PP) e o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), ambos com seis parlamentares.

Ao PDT, juntaram-se aos deputados Ferreira Aragão e Evandro Leitão, os parlamentares Antônio Granja, José Sarto, Ivo Gomes, Manoel Duca, Robério Monteiro, Sérgio Aguiar e Zezinho Albuquerque. Todos deixaram o Pros. A exceção é foi, na adesão ao PDT, foi o deputado Júlio César Filho, que deixou o Partido da Mulher Brasileira (PMB). O recém-criado PMB, que tinha cinco deputados, ficou com quatro representantes na Casa.

O Partido Social Democrático (PSD) e o Partido dos Trabalhadores (PT) têm três deputados. Já o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e o Partido da República (PR) ficam com dois representantes. O PHS (Tin Gomes), PRB (David Durand), SD (Aderlânia Noronha), DEM (João Jaime), PRP (Joaquim Noronha), PEN (Bruno Gonçalves), PSDC (Ely Aguiar), PSB (Heitor Férrer), PSDB (Carlos Matos) e Psol (Renato Roseno) têm apenas um representante na AL.

Atualmente, encontram-se licenciados, para atuar como secretários no governo Camilo Santana, os deputados Jeová Mota (PDT), Mirian Sobreira (PDT) e Osmar Baquit (PSD). Os suplentes Professor Teodoro (PSD), Fernando Hugo (PP) e Rachel Marques (PT) estão no exercício dos mandatos, substituindo os parlamentares licenciados.

O deputado Carlomano Marques (PMDB), licenciado para tratamento de saúde, foi substituído pelo suplente Leonardo Araújo (PMDB). E o deputado Carlos Felipe (PCdoB), que pediu licença para tratar de interesse particular, foi substituído pelo suplente George Valentim (PCdoB).

Os partidos Pros, PSL, PV, PPS e PTN deixam de ter representantes na Assembleia Legislativa do Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário