quinta-feira, 17 de março de 2016

Zé Leite enfrenta rebelião da base aliada na Câmara

O prefeito de Barbalha, José Leite Gonçalves Cruz (Zé Leite – PT), enfrenta a pior crise do seu governo desde que assumiu o primeiro mandato em 2009. Cercado de denúncias encaminhadas pela bancada de oposição, agora o prefeito petista observa sua própria base política na Câmara Municipal, denunciar a paralisação nos serviços públicos e cobrar uma resposta para a população.

Nove dos 10 vereadores que compõem a base aliada de Zé Leite, já se pronunciaram sobre a necessidade de retomada dos serviços, disparando críticas à falta de ação do prefeito frente aos problemas. Os vereadores reclamam que Zé Leite tem tomado medidas econômicas que tem levado o município ao caos administrativo. Segundo os parlamentares, a atitude do prefeito compromete a continuidade do projeto partidário em Barbalha.

Para o vereador Flávio Cruz (PMDB), o fato de ser da base aliada, não o obriga compactuar com o que está acontecendo. Segundo Flávio, a precariedade dos serviços é patente. “Fiz dois requerimentos pedindo a volta do veículo do setor de endemias e a equipe do Centro de Zoonoses. Hoje o que se fala é em combater doenças como a dengue, a zica e a chicungunha, mas em Barbalha não existe, sequer, um carro para transportar os agentes de endemias;” disse Flávio Cruz.

O vereador Odair José (PT) ressaltou a autoridade dos parlamentares para fazer a crítica e a cobrança. O vereador destacou que a bancada sempre esteve ao lado do prefeito na defesa do seu governo. Odair José destacou os PSFs e as escolas como exemplos de funcionamento precário. “Nós estamos sendo cobrados nas comunidades pelo bom funcionamento dos serviços e não podemos nos calar,” disse Odair José.

Com críticas voltadas ao abandono da zona rural, o vereador Everton Siqueira (Veve – PP), falou da precariedade das estradas. Veve observou que serviços simples, como roço, acaba se tornando um caminho longo até a resolução do problema. “Isso sem falar na qualidade das estradas e deficiência da assistência à saúde, que trazem transtornos para as pessoas mais simples e que necessitam de maior atenção,” destacou Veve. O vereador reclamou, ainda, da retirada de ambulâncias de algumas comunidades por falta de manutenção nos veículos.

Apesar de avaliar as denúncias como pauta positiva para o prefeito, o vereador Dorivan Amaro (PT), citou os banheiros do Terminal Rodoviário como exemplo do descaso. Segundo Dorivan, os aparelhos estão fechados há cinco meses. Outro problema citado pelo vereador são as viagens para Fortaleza para resolver questões de saúde. Segundo Dorivan, o deslocamento é feito em topiques em viagens semanais, causando transtorno aos pacientes que são obrigados a ficar até três dias na capital sem qualquer condição financeira.

Outras denúncias citadas pelos vereadores é o fechamento do Centro de Especialidades Odontológicas (CEU), a deficiência na limpeza com a redução dos garis, falta de abastecimento de água nas comunidades rurais e a falta da iluminação pública.

As denúncias e reivindicações foram relacionadas em um documento assinado por nove vereadores, incluindo Cícera Show (PRB), Hélio Amaral (PDT), Rosario Amorim (PTN), Antônio Sampaio (PMDB) e o presidente da Casa, vereador Daniel Cordeiro (PT). Apenas o líder da bancada, vereador Aurino Preu (PP), não assinou o documento que deve ser apresentado ao prefeito Zé Leite.

Os vereadores não falam em levar o documento ao conhecimento do Ministério Público do Estado (MPCE), mas a possibilidade não está descartada. A bancada de oposição já fala em aproveitar o levantamento e a confirmação de quase todos os parlamentares para denunciar o caso aos órgãos de fiscalização.

Os vereadores aliados tentam uma reunião com o prefeito para apresentar o documento, mas até agora não tiveram sucesso. Eles prometem continuar cobrando uma resposta de Zé Leite para as reivindicações. Nossa reportagem, também, tentou contato com o prefeito Zé Leite, mas ele não foi encontrado para responder aos questionamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário